Estadual

Seciteci divulga edital da IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas de MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) publicou edital da IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas (MEET), que será realizada na última semana de junho e tem como tema “Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

“Pretendemos mais uma vez mostrar para a sociedade mato-grossense os projetos e práticas profissionais desenvolvidos nas nossas 17 escolas de diferentes regiões do Estado, que podem contribuir para a mitigação de impactos socioambientais. A comunidade escolar das ETECs tem compromisso com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”, destaca a professora Dra. Elinez Rocha, presidente da comissão organizadora da IV MEET.

Incentivo à pesquisa, fomento à criatividade e empreendedorismo, conexão das aprendizagens teóricas e práticas, estímulo para iniciativas que integrem tecnologia, energias renováveis e sustentabilidade norteiam os objetivos da MEET, que tem como público alvo estudantes e professores dos cursos técnicos das ETECs, estudantes do ensino fundamental e médio da Seduc; pais e responsáveis; profissionais dos setores empresarial, tecnológico e de inovação.

Cada um desses grupos tem uma função nana mostra: a comunidade escolar dos cursos técnicos da Seciteci são responsáveis pela criação e apresentação dos projetos inovadores, já os estudantes da rede estadual terão oportunidade de conhecer os produtos das áreas de ciência, tecnologia e sustentabilidade. Os familiares poderão acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de seus respectivos jovens. Empreendedores e empresários terão a oportunidade de conhecer as inovações e os talentos da Seciteci.

Leia Também:  Primeira-dama de MT entrega 04 viaturas para reforçar ações em defesa da mulher nesta segunda-feira (14)

De acordo com a presidente da comissão organizadora da MEET, os trabalhos serão organizados em três áreas de conhecimento: Ciências Ambientais e Agrárias; Engenharias e Design: Saúde e Bem-estar: “Vamos analisar os trabalhos por categorias, divididos em projetos de ensino, de extensão e científico. Todos têm que ter como base as práticas sustentáveis”, ressalta.

As inscrições para IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas (MEET) poderão ser feitas gratuitamente através do formulário eletrônico disponível aqui, no período de 02 a 12 de junho.

Poderão inscrever projetos os estudantes matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (ETECs-Seciteci) e alunos egressos de cursos técnicos concomitantes, intercomplementares ou subsequentes. Cada equipe pode ter até cinco alunos e um professor orientador. Esse pode ser tanto um membro do corpo docente da Seciteci quanto da Seduc, contanto que os alunos participantes estejam regularmente matriculados nos cursos técnicos das ETECs ou sejam egressos desses cursos.

Mais informações do edital da IV MEET/Seciteci estão disponíveis aqui.

Leia Também:  Projeto do Governo de MT que cria agência de investimentos é aprovado na Assembleia Legislativa

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana

Publicados

em

Por

Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.

As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).

Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.

Leia Também:  Obras no Portão do Inferno vão começar sem interdição do trânsito na MT-251

Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.

Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.

O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.

“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.

Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.

Leia Também:  Primeira-dama de MT entrega 04 viaturas para reforçar ações em defesa da mulher nesta segunda-feira (14)

“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA