Arquivos JB News 10 Anos

Secel lança edital de fomento ao livro e a leitura

Publicados

em

 

“A literatura de Mato Grosso está mais próxima da gestão cultural. O poder público reconhece a maturidade da literatura de Mato Grosso e nós, escritores, estamos extremamente felizes. Enfim, encontramos uma ação efetiva que nos reconheça, nos celebre e que nos fortaleça”.

Com essas palavras, a escritora e poeta Luciene Carvalho comemorou o Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense, lançado na noite da ultima terça-feira (30.10), no Palácio da Instrução. Vale dizer que Luciene é Imortal da Academia Mato-grossense de Letras e teve um de seus livros, “Dona”, incluído na lista de obras literárias para o Vestibular 2019/2 da Unemat.

Com investimentos de R$ 600 mil, o edital contemplará 15 obras literárias inéditas distribuídas nas categorias prosa, poesia, juvenil, infantil e revelação, além de 15 projetos de fomento à leitura, nas categorias contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária.

“Incentivo direto à leitura e produção de conteúdo dos nossos escritores. Tivemos várias conversas com a categoria, escritores, editoras, revisores e toda essa cadeia produtiva, justamente para que o edital fosse construído para atender os anseios da classe em consonância com as necessidades do público”, explica Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Leia Também:  PM Impede Tentativa de Fuga de Jovens Armados

O edital também prevê a descentralização dos recursos, de modo que 60% das propostas premiadas deverão ser de escritores, artistas e produtores de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). O resultado será divulgado em fevereiro de 2020 e as inscrições seguem abertas até dia 12 de dezembro.

“Estamos vivendo um momento muito importante de incentivo à leitura e ao livro, isso significa contemplar uma complexa cadeia produtiva que valorize não só o livro e a produção de conteúdo, mas uma série de desdobramentos da literatura. Todos nós, da Secel, pensamos que nosso trabalho só é completo quando conseguimos, de fato, fomentar a cultura”, conclui Paulo Traven, secretário adjunto de Cultura.  

Serviço

Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense 

Inscrições abertas até 12 de dezembro

Consulte o edital AQUI! (https://bit.ly/2NdxZoC)

Informações (65) 3613-0225 / (65) 3613-4347 / 98425-1443

Leia Também:  TJ nega liminar para a Prefeitura de VG pagar R$ 818 mil a advogado
COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Curso de preparação física inicia-se neste sábado em Cuiabá

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA