Arquivos JB News 10 Anos

Saúde faz testes preventivos da sífilis no Terminal André Maggi e no Várzea Grande Shopping

Publicados

em

 

A secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande promoveu durante o dia da ultima sexta-feira  (18), ações preventivas de combate a sífilis com a realização de exames além de vacinação contra o sarampo, no Terminal André Maggi. O objetivo é chamar a atenção da população para o enfrentamento da doença uma vez que a Vigilância em Saúde registrou aumento de incidência da doença, que vem ocorrendo também em todo o país.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva Moura, lembra que a ação faz parte do Plano de Enfrentamento da Sífilis Adquirida, desenvolvida pela secretaria de Saúde do município, cujo projeto encontra-se na etapa de monitoramento das atividades desenvolvidas pela Rede de Atenção Básica à Saúde.

“Em 2018, foram notificados em Várzea Grande 119 casos de sífilis, sendo 49 do tipo adquirido, 58 casos registrados em gestantes e 12 de sífilis congênita. A nossa intenção é conscientizar um maior número de pessoas para que possam estar atentas ao mal que essa doença causa a saúde, por isso estamos intensificando as ações de mobilização que visa à prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oportuno e acompanhamento dos casos e cura. O uso da camisinha continua sendo a melhor forma de prevenção”, alertou a superintendente.

Relva Cristina disse ainda que as ações no Terminal André Maggi seguem até às 17h, e que todos que quiserem ou puderem fazer os teste serão atendidos.  “Além dos testes rápidos para detecção de anticorpos de sífilis estamos realizando também os testes de Anti-HIV, hepatite B e C. Uma equipe está atuando na atualização da vacina, principalmente de sarampo e gripe”.

Leia Também:  PDT de Várzea Grande elege diretório e reúne em ato PSL e mais 4 partidos

A professora Solange Costa enquanto aguardava o transporte coletivo, recebeu informativo e disse que iria ler durante o seu trajeto. “Essa ação é boa porque a gente fica sabendo sobre a saúde, e as doenças que estão tendo índices crescentes. É importante que ações sejam desenvolvidas, não somente nas unidades de saúde, mas também em locais de grande circulação de pessoas, como é o terminal”.

Grávida de seis meses, a dona de casa Maria Lúcia Vieira Silva também disse que iria ler com atenção o informativo da secretaria de Saúde no combate e prevenção da sífilis. “Estou fazendo o pré-natal, mas é sempre bom ter conhecimento de doenças que podem ser adquiridas neste período, por isso é essencial que tenhamos todos os cuidados necessários para que o bebê venha ao mundo com muita saúde”, completou.

O senhor Anastácio Jorge da Silva, 81 anos, morador do Parque Sabiá, não frequenta diariamente o Terminal André Maggi, mas hoje excepcionalmente teve que vir para a região central. “Aproveitei a ação para fazer os testes, que são caros na rede particular e que hoje estão acessíveis aqui no terminal pela rede pública, sem que haja marcação. O mais importante é que o resultado sai na hora”, comemorou.

Leia Também:  Unemat Campus de Sinop deve receber recurso emergencial

Já a dona de casa, Jussara Riolo da Costa, moradora do Residencial Solares, parabenizou o município pela ação no terminal. “Muitas pessoas não tem acesso a informações, principalmente de doenças infecciosas. Esta iniciativa é muito importante para que a população possa saber da incidência de doenças e de sua prevenção”, completou.

Neste sábado (19) equipes de Vigilância em Saúde estarão realizando ações de prevenção de doenças infecciosas no térreo do Várzea Grande Shopping. As atividades terão início a partir das 10h e segue até às 17h. Além de testes rápidos haverá também a atualização da carteira vacinal e aplicação da vacina contra o Sarampo para crianças com idade entre 06 meses e menores de 05 anos e adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos.

Por: Kátia Passos

 

Nas ações está incluída também a vacinação contra o sarampo

 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Terça (27) é dia de Ações Integradas no Ganha Tempo

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA