Arquivos JB News 10 Anos

Saberes da Terra é uma ponte entre a Prefeitura e o produtor rural, destaca Pinheiro

Publicados

em

 

No último sábado (31), o programa capacitou moradores do Cinturão Verde, Coxipó do Ouro, Formosa e outras comunidades

BRUNO VICENTE 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, classificou a criação do programa Saberes da Terra como a edificação de uma ponte entre o Executivo municipal e a população das comunidades rurais. No sábado (31), durante a realização da segunda edição do evento, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, o gestor destacou que, além de auxiliar na capacitação, a ideia é dar voz aos produtores dessas regiões.

Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, a Prefeitura de Cuiabá levou para centenas de trabalhadores do Cinturão Verde, Coxipó do Ouro, Formosa e outras comunidades adjacentes, uma manhã de conhecimento e troca de experiências. Por meio do Saberes da Terra, a população pode debater temas relacionados aos programas de incentivos governamentais, associativismo e cooperativismo.  

“Onde estiver uma família cuiabana lá também estará nossa gestão. Procuramos desenvolver políticas públicas que beneficiem a cidade e o campo. Sabemos que a zona rural tem como principal atividade econômica a agricultura familiar e, nesse sentido, temos a obrigação de fomentar esse trabalho, seja com ações de qualificação ou de infraestrutura. É por isso, que colocamos em prática essa iniciativa, que vem ao encontro das construções de pontes de concreto, de bueiros celulares e manutenção nas estradas vicinais”, explica o Pinheiro.

Leia Também:  Aron Dresch toma posse como novo presidente da FMF

De acordo com a titular da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, o programa tem também o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Secretaria Municipal de Educação. Segundo levantamento da Pasta, o grupo de produtores representa 2% da população cuiabana e necessita de fortalecimento para alcançar bons resultados no desenvolvimento da atividade.

“Precisamos ter um olhar cuidadoso, dando sempre condições dignas de subsistência para milhares de famílias. O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de fortalecer o compromisso da gestão com a agricultura familiar e estamos dando os passos necessários para cumprir essa meta. Com ações incisivas, estamos potencializando a contribuição da Prefeitura nos processos de produção e escoamento dentro da agricultura familiar”, argumentou a secretária.

A segunda edição do Saberes da Terra contou ainda com a apresentação cultural do grupo de Siriri, Flor Serrana. O evento também foi prestigiado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, e pelos representantes da Câmara Municipal de Cuiabá, os vereadores Misael Galvão e Orivaldo da Farmácia.

Leia Também:  Após brilhar no Pan de MTB, Brasil ocupa a 10ª colocação no ranking classificatório para Rio 2016
COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Aron Dresch toma posse como novo presidente da FMF

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA