Saúde
Rio ainda tem 15 mil doses de vacina vencendo nesta terça-feira


O município do Rio tem 15 mil doses de vacina AstraZeneca que vencem nesta terça-feira e prefeitura apela para que as pessoas que ainda estão com a vacinação em atraso que busquem os postos, para evitar que haja desperdício. Caso ocorra sobra, as doses que não foram aplicadas serão descartadas, obedecendo um rígido protocolo que segue normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, evitando qualquer possibilidade de uso equivocado fora da validade, garante a Secretaria Municipal de Saúde.
A secretaria lembrou que em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca contra a Covid produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na ocasião, a validade passou de seis para nove meses. Com isso, alerta o órgão, as doses ainda podem ser aplicadas, com segurança, mesmo que nos frascos a data a data de validade seja outra.
Para evitar o desperdício, a prefeitura vem incentivando o comparecimento da população aos postos de vacinação. Na última quinta-feira promoveu a ampliação do calendário de vacinação com a segunda dose de reforço (DR2) contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais.
De acordo com dados da prefeitura 92,3% da população com 3 anos ou mais já se imunizou com segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Já entre os maiores de 18 anos, 28,5% se vacinaram com a quarta dose.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que é necessário um intervalo de pelo menos quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço da vacina. Em todo o município, são mais de 230 salas de imunização disponíveis para atender a população.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE

Saúde
Covid-19: Brasil registra 7.198 casos e 57 mortes em 24 horas

O Brasil registrou 7.198 casos positivos e 57 mortes por covid-19 em 24 horas, segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (7). Desde o início da pandemia, foram registrados 34.018.371 casos e 679.996 óbitos pela doença.
No boletim, os dados de casos e mortes de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, do Mato Grosso, do Maranhão, de Tocantins e de Roraima não foram atualizados. O número de óbitos do Mato Grosso do Sul também não.
Entre os que contraíram a doença, 96,2% se recuperaram, o que corresponde a 32.731.706 pessoas. Há ainda 606.669 casos em acompanhamento.
Estados
São Paulo é o estado com maior número da casos e de mortes, com 5,95 milhões e 173.338, respectivamente. Em relação aos casos, o estado do Sudeste é seguido por Minas Gerais (3,83 milhões) e Paraná (2,70 milhões).
O menor número de casos foram registrados no Acre (145.488), Roraima (173.401) e Amapá (177.285). Os três estados também registram os menores números de mortes pela doença: Acre (2.021), Amapá (2.153) e Roraima (2.158).
Vacinação
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, foram aplicadas 496,51 milhões de doses de vacina contra a covid-19 no Brasil, sendo 178,58 milhões de primeira dose, 159,63 milhões de segunda dose e 4,98 milhões de dose única.
A primeira dose de reforço foi aplicada em 103,56 milhões de pessoas, a segunda dose de reforço em 17,99 milhões e a dose adicional em 4,75 milhões.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: EBC Saúde
-
Policial7 dias atrás
Mãe morta com 20 facadas pelo filho, teria o denunciado em junho deste ano para a polícia por roubo de celular
-
Geral5 dias atrás
Vigia do HMC tira a própria ao pular do mirante em Chapada dos Guimarães
-
Luto3 dias atrás
Morre o apresentador Jô Soares aos 84 anos
-
Policial4 dias atrás
Empresária envolvida em desvio de recurso na Secretária de Saúde de Sorriso se entrega a Polícia
-
Nacional4 dias atrás
Carta em defesa da democracia assinada por Blairo Maggi ganha destaque, e mexe com o tabuleiro político no Brasil
-
Cidades6 dias atrás
Várzea Grande assina hoje Termo de Adesão para criação de Centro de Referência Paralímpico
-
Policial5 dias atrás
Polícia Civil cumpre doze mandados de prisão em Cuiabá e Várzea Grande contra estelionatários que aplicavam golpes em São Paulo pela Internet
-
Policial4 dias atrás
Secretário Breno Gomes diz não ter envolvimento em esquema de fraudes em terrenos de VG