Arquivos JB News 10 Anos

Reunião discute políticas públicas voltadas ao enfrentamento do câncer de mama

Publicados

em

 

 

Reunião ordinária discute políticas públicas voltadas ao enfrentamento do câncer de mama

A reunião faz parte de uma programação de ações que serão promovidas durante o mês
Quéren-Hapuque
 

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDM), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou na quinta-feira (03.10) a sua 9ª reunião ordinária com o tema “Direito a Saúde e Enfrentamento ao Câncer de Mama”. A iniciativa realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu entidades de Mato Grosso voltadas ao enfrentamento do câncer de mama para discutir políticas públicas sobre o tema.

A reunião faz parte de um cronograma de ações que serão promovidas em parceria com o MTmamma durante o mês, em alusão ao Outubro Rosa, cuja campanha de conscientização trata da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A secretária de Estado da Setasc, Rosamaria de Carvalho, destacou a importância da atuação da pasta com trabalhos de alerta e conscientização. “O grande objetivo da campanha Outubro Rosa é informar a sociedade sobre o câncer de mama que é um problema de saúde pública no Brasil. Este é um dos tumores que mais acomete as mulheres mato-grossenses”, argumentou ela.

Leia Também:  Polícia Civil indicia médica por homicídio doloso pela morte de verdureiro

A presidente do CEDM, Glaucia Amaral, falou sobre a iniciativa e a busca para ampliar o trabalho em conjunto com entidades que lutam pela causa. “Infelizmente, no Estado, temos um alto índice de câncer de mama acometidos por mulheres de todas as idades. A nossa intenção hoje é nos reunir com sociedade civil e representantes governamentais para debater quais as sugestões que podemos fazer especificamente para solucionar o gargalo desse tema”, explicou.

Conforme a vice-presidente do CEDM, Adriana Catelli, que representa no conselho o MTmamma, o evento foi um pedido deliberado na última reunião ordinária. “É uma reunião diferenciada, aberta a comunidade, que é do interesse de toda a sociedade e especialmente das mulheres”, disse.

Em 2019, 102 mulheres foram mortas pelo câncer de mama em Mato Grosso.  Entre os tumores, este é o que mais acomete mulheres no estado, seguido pelo câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar de grave, quando descoberto no começo, esse tipo de câncer tem 98% de chance de cura e o tratamento não tem tantos efeitos colaterais

Campanha Outubro Rosa

Dando continuidade as ações desenvolvidas em prol da luta contra o câncer de mama, na sexta-feira (11.10), às 21h, será realizado no Centro de Eventos o show do cantor Almir Sater. Já no dia (12.10), às 16h, a campanha promoverá uma caminhada pela Saúde das Mamas no Parque das Águas e no Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, no dia (19.10) no sábado, pela manhã será realizado um mutirão pela Saúde das Mamas.

Leia Também:  Presidência da República abre processo disciplinar contra Neri Geller

Na sexta-feira (25.10) o MTmamma na Praça, estará no período matutino na Praça Alencastro. Nos dias (26 e 27.10) final de semana, às 19h, o grupo de dança a Mostra de Dança–Move se apresentará no Teatro Zulmira Canavarros. Para encerrar a programação o MTmamma realizará no dia 09 de novembro, às 20h, no Cenarium Rural o Macarromamma um jantar beneficente que contará com atrações e desfile feito por mulheres em tratamento e pós tratamento de câncer de mama.

Os ingressos podem ser comprados no stand do MTmamma, nos shoppings Estação, 3 Américas e de Várzea Grande. No local também serão vendidos produtos do MTmamma como camisetas e chaveiros. Para mais informações os interessados podem acessar o site: mtmamma.com.br

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Nacionais de Kung Fu Wushu começam nesta quarta em Cuiabá

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA