EDUCAÇÃO
Reunião dará orientações sobre conferência ambiental

O Ministério da Educação (MEC) promove, na próxima quinta-feira, 5 de junho, uma videoconferência com orientações às redes de ensino e escolas para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento on–line, que ocorre em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), poderá ser acessado ao vivo pelos canais do YouTube do MEC e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – por meio da plataforma Conviva Educação –, a partir das 15h.
O evento de orientação e mobilização para a conferência marca a data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a CNIJMA é realizada pelo MEC e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Além de prestar esclarecimentos sobre o cronograma, os presentes na videoconferência reforçarão o convite para que as comunidades escolares se debrucem sobre a justiça climática, considerando a urgência de se ampliar a capacidade de respostas da sociedade brasileira a eventos extremos associados à crise climática.
Estarão presentes a coordenadora geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do MEC, Viviane Vazzi; o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Marcos Sorrentino; o consultor da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, José Janielson; e a consultora do MMA Victoria Castanho. O evento será mediado pela dirigente municipal de Educação de Rio do Fogo (RN) e vice-presidente da Undime/RN, Joária Vieira.
Ensino fundamental – A Conferência é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Esse recorte abrange um universo de 61.806 escolas públicas e particulares do país, com potencial de mobilizar mais de 775 mil professores e nove milhões de estudantes.
A CNIJMA se insere nas ações socioeducativas que atentam para que a inclusão e a equidade estejam no centro da tomada de decisões, pois os impactos da crise climática não são iguais para todos e atingem, em especial, as comunidades mais vulneráveis. As comunidades escolares são chamadas a participar deste processo porque abrigam um dos segmentos populacionais mais expostos às mudanças do clima, que são crianças, adolescentes e jovens.
Cronograma – Iniciada em 2024, a atual etapa da CNIJMA são as conferências nas escolas, que devem ocorrer até 30 de junho. Em seguida, com delegações e projetos de ação eleitos, é a vez das etapas municipais e regionais, culminando nas conferências estaduais, que têm até 15 de agosto para acontecer. Delegações e projetos de ação finalistas chegarão à Conferência Nacional, prevista para 6 a 10 de outubro de 2025, em Brasília, onde haverá espaço para aprendizagem e troca de experiências entre centenas de participantes dos vários estados.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)

Termina neste domingo (15.6) o prazo para inscrições no processo seletivo para os cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Foram ofertadas 1.160 vagas. Inscreva-se aqui.
Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio.
As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.
No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.
Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).
Fonte: Governo MT – MT
-
Entretenimento6 dias atrás
Vendas de ingressos para show do Guns N’ Roses em Cuiabá enfrenta grande procura e reclamações por falhas no site
-
OPINIÃO7 dias atrás
Respeito ao próximo
-
Cidades5 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Destaque7 dias atrás
Ufoturismo atrai caçadores de mistérios do Brasil e do mundo para Mato Grosso
-
Policial6 dias atrás
Servidora da Politec e ex-perito são investigados por cobrar R$ 2 milhões para fraudar laudo judicial
-
Destaque7 dias atrás
Justiça libera R$ 2,1 milhões a idosa em disputa por terra marcada por assassinato de advogado em MT
-
Destaque4 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Cidades4 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso