EDUCAÇÃO

Rede de implementação da política de ensino médio se reúne

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) realizou, na quinta-feira, 25 de setembro, a 3ª reunião da Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos Territórios (REM). A rede, instituída a partir da Portaria nº 495/2025, funciona como uma instância de governança da Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem)

A rede de apoio tem como objetivo promover o engajamento, a mobilização, a coordenação e a articulação dos agentes responsáveis pela implementação da política, para garantir a efetivação das estratégias nos territórios e nos sistemas de ensino.  

A reunião contou com a presença do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro do Nascimento Santos, que destacou o avanço de 10 pontos na taxa líquida de matrículas do ensino médio, assim como 9 pontos na taxa de matrículas bruta.  

“Houve diminuição nas taxas de abandono e evasão do ensino médio. Houve também melhoria no desempenho de língua portuguesa. O ensino médio tem muitos desafios, muitos conflitos na sua oferta, mas também tem alcançado muitas conquistas e avanços. A REM tem sido muito importante no alcance desses avanços, principalmente para a implementação da Pnaem. Temos uma dívida histórica a pagar para colocar o ensino médio na trilha certa do que queremos e precisamos”, afirmou. 

Leia Também:  Fies 1/2025 teve mais de 50 mil pré-selecionados

A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, destacou a formação continuada, a alocação docente e a valorização profissional integram a política. Além disso, pontuou que é preciso pensar na oferta da formação técnico-profissional em diálogo com a relação da Pnaem e os normativos do Conselho Nacional de Educação.  

A coordenadora agradeceu o trabalho da REM na escolha dos livros de ensino médio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), alcançando um percentual de 96,99% de adesão por parte das redes de ensino. Além disso, destacou a oferta dos cursos Mais Ensino Médio no Avamec e do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio para formação de diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas estaduais de ensino médio.  

Rede A REM é composta por dois representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC; 27 coordenadores de implementação; 27 mobilizadores de implementação; e 27 mobilizadores de educação profissional e tecnológica (EPT). Os participantes entregarão, anualmente, relatórios de implementação sobre a Política Nacional de Ensino Médio ao Comitê de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio. Esses levantamentos serão elaborados pelos coordenadores de implementação.  

Leia Também:  Pé-de-Meia: pagamentos vão até quinta (27)

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Ministro destaca incentivo à docência em evento em SP

Publicados

em

Por

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no 27º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (Fnesp) nesta sexta-feira, 26 de setembro, evento promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp). Em sua fala, o ministro ressaltou os resultados do programa Mais Professores para valorização da carreira docente no país, com destaque para uma de suas ações, o Pé-de-Meia Licenciaturas, que promoveu aumento de ingressantes nesses cursos — o número de estudantes matriculados em cursos presenciais de licenciaturas com nota igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 60% em 2025, em comparação ao ano anterior. 

“Temos de incentivar os jovens a seguirem a carreira de professor, que está desvalorizada. Resolvemos promover a qualidade da formação dos professores nesse país, porque temos de ter bons professores na rede básica. Para isso, criamos o Pé-de-Meia das Licenciaturas, que dá uma bolsa de estudos do primeiro ao último ano para formar mais professores”, disse Santana. 

Leia Também:  Inscrições para a Prova Nacional Docente ampliadas até 30/7

“Agora, trabalhamos para criar a Carteira de Identidade Nacional do Professor. No dia 15 de outubro vamos lançar a carteira, tanto para os professores da pública quanto privada, que vai dar benefícios no setor hoteleiro, em empresas de alimentação e acesso a filmes, cursos, capacitação”, completou, citando as ações da pasta no âmbito do Mais Professores. 

Além da criação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), o Ministério da Educação (MEC) também criou o selo #TôComProf. Parte do programa Mais Professores para o Brasil, o selo é uma iniciativa do MEC em parceria com empresas de todo o país para garantir descontos, benefícios e vantagens especiais para um público potencial de 2,7 milhões de professores.    

As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação; cultura e lazer; higiene e limpeza; moradia; saúde; transporte; entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses. 

Leia Também:  MEC recebe contribuições sobre educação em tempo integral

Mais Professores– Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.         

O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país, da educação básica à superior, e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.    

Assessoria de Comunicação Social do MEC  

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA