Arquivos JB News 10 Anos
Realizar cultivos cada vez mais sustentáveis e ambientalmente harmoniosos é o principal desafio para
Realizar cultivos cada vez mais sustentáveis e ambientalmente harmoniosos é o principal desafio para o produtor, afirma pesquisador em evento sobre a cultura do algodão
Entre os principais exportadores de algodão, o Brasil é um dos principais países com potencial de atender a demanda pelo produto no mundo. Atualmente o país ocupa o quinto lugar no ranking da produção mundial e o segundo lugar de exportadores da pluma. Para subir ou manter essa posição, o cotonicultor brasileiro precisa reduzir a dependência de inseticidas químicos através de melhoramento genético e do aumento no uso de organismos biológicos como fungos e bactérias para o controle de pragas e doenças.
Quem faz essa recomendação é o entomologista Guilherme Gomes Rolim, do Instituto Mato-grossense do Algodão (Ima), palestrante do XI Encontro Técnico de Algodão que acontece desde terça (10) em Cuiabá. Para ele a adoção de outras alternativas de manejo das pragas, das doenças e dos nematoides na cultura do algodão ajudam na redução do custo de produção. “Hoje o principal desafio para o produtor é realizar cultivos cada vez mais sustentáveis e ambientalmente harmoniosos.”
Dos fatores que podem limitar a produção e a produtividade da lavoura de algodão, o bicudo é um dos principais, pois é uma praga que se alimenta somente de algodão, sendo, portanto, de difícil controle. “A grande dificuldade no controle dessa praga se dá principalmente pela dificuldade em atingir o alvo, visto que devido o comportamento de ovipositar dentro das estruturas reprodutivas (botões florais ou maçãs) torna as fases mais sensíveis (ovo, larva e pupa) protegidas contra as principais ações de controle. Além disso, ao se alimentar e ovipositar nas estruturas reprodutivas os adultos também ficam protegidos pelas brácteas”, explicou o pesquisador.
Uma das maneiras de controlar essa praga no período de safra é com uso de inseticidas químicos. Porém está ocorrendo redução da eficiência de grande parte dos produtos utilizados para o controle e também está havendo sobrevivência dessa praga na entressafra, o que tem aumentado as populações do bicudo. Por isso, conforme o entomologista, é importante não deixar nenhuma sobra de restos culturais. A destruição dos restos de plantas do algodoeiro é fundamental para não permitir que o inseto sobreviva.
Para um controle eficaz do bicudo devem ser seguidas rigorosamente as boas práticas agrícolas. Na atual fase da cotonicultura, em que quase toda área de algodão de Mato Grosso foi colhida, Guilherme Rolim recomendada a instalação de tubos-mata-bicudo, que devem ser instalados logo após a colheita, destruição de soqueira e juntamente com a destruição empregar uma aplicação com inseticida específico de eficácia conhecida e posteriormente realizar a instalação de armadilhas como intuito de monitorar e prever os pontos de maior pressão para a próxima safra.
“É possível controlar a ocorrência do bicudo do algodoeiro. Todas as medidas de manejo dessa praga devem ser adotadas para que não ocorra redução da redução da produtividade que somando aos custos com o controle tornam a cultura mais onerosa e menos rentável”, destacou o pesquisador.
Evento – O XI Encontro Técnico de Algodão está sendo realizado desde terça (10) e segue até quinta-feira (12) no hotel Gran Odara em Cuiabá. Cerca de 350 pessoas participam do evento que tem como pautas avaliação da safra anterior de algodão, resultados de pesquisas e posicionamentos para a próxima safra. O evento é realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso.
—
Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros
O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Nacional6 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Nacional5 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Nacional3 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ5 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto5 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto3 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades3 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT