CUIABÁ

Ranalli quer retorno de escolas cívico-militares na rede municipal de Cuiabá

Publicados

em

Antoniel Pontes – assessoria vereador Rafael Ranalli

O vereador Rafael Ranalli (PL) sugeriu ao secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, o retorno do modelo de escolas cívico-militares à rede municipal de ensino de Cuiabá. A proposta foi apresentada durante a presença do secretário na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (5).
Ranalli ressaltou a experiência de Amauri à frente do programa de escolas cívico-militares na rede estadual e sugeriu que o mesmo modelo seja implementado no município.&nbsp
“Fico muito feliz em ver alguém com um ponto de vista político parecido com o meu estar à frente da Pasta da Educação, que cuida das nossas crianças. Como presidente da Comissão da Criança, peço que encaminhe a possibilidade de levar o programa das escolas cívico-militares para a rede municipal de ensino”, afirmou o parlamentar, que também é policial federal.
Em resposta, Amauri relembrou sua atuação na Secretaria Estadual de Educação, quando o programa estadual foi ampliado de 7 para 29 escolas cívico-militares e, atualmente, já se aproxima de 100 unidades. O secretário destacou que o programa foi encerrado na esfera federal em 2023, com a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de descontinuar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), o que afetou ao menos uma unidade em Cuiabá.
“No município, tínhamos uma escola vinculada ao convênio com o governo federal da gestão do presidente Jair Bolsonaro. Com o novo governo, o programa foi suprimido. No âmbito estadual, atuando como Executivo da Rede Estadual, ampliamos o número de escolas cívico-militares para quase 100, mantidas pela Polícia Militar ou pelo Corpo de Bombeiros”, explicou.
Amauri anunciou que a Secretaria Municipal de Educação já avalia a reinstalação do programa em ao menos uma unidade.&nbsp
“A comunidade da Escola Municipal Maria Dimpina (Lobo Duarte) já manifestou o desejo de retomar o modelo cívico-militar. Estamos estudando como viabilizar esse retorno. É um programa que deu certo e que a educação municipal precisa repensar”, afirmou.
Em outubro de 2023, a comunidade escolar da EMEB Maria Dimpina, localizada no bairro Coxipó, foi surpreendida com o anúncio de redimensionamento da unidade. A escola, que funcionava com o modelo cívico-militar até o 9º ano, passou a atender apenas do 1º ao 5º ano, enquanto as turmas finais foram transferidas para a rede estadual.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Câmara aprova fim da taxa de lixo em Cuiabá, mas efeitos não são imediatos

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Consulta pública aberta para definir uso de recursos da Lei Aldir Blanc em Cuiabá

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, abre Consulta Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o objetivo promover a participação da sociedade na construção do Plano de Aplicação dos Recursos (PAAR), que orientará a destinação dos investimentos culturais no município. Será realizada de forma remota entre os dias 11 e 22 de junho, permitindo que todos os cidadãos interessados contribuam com sugestões e propostas. As contribuições podem ser enviadas por meio do formulário online disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS5aypOiSDy-mG3K37zNieIaPBMVTp8ls9MgkLbybvhFo6ew/viewform?usp=mail_form_link .

A Política Nacional Aldir Blanc, criada pela Lei nº 14.399/2022, representa um marco para a cultura no Brasil, por democratizar o acesso e fortalecer iniciativas culturais em todas as regiões.

Ressalta-se ainda, que o Plano de Aplicação dos Recursos é uma exigência para que os entes federativos recebam os repasses do Governo Federal em 2025. O prazo para a submissão dos PAARs vai até o dia 1º de julho de 2025.

Como parte do processo de escuta social, a Prefeitura também realizará o Encontro com a Cultura, um evento presencial no dia 24 de junho, no saguão do Clube Feminino, sede da Secretaria de Cultura de Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico. O evento reunirá representantes da sociedade civil, produtores culturais e demais interessados para debater as prioridades e as necessidades culturais do município.

Leia Também:  Feira Viva Mulher é lançada com mais de 50 expositoras no Museu do Rio

O secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson reforça que tanto a consulta online quanto o encontro presencial são oportunidades fundamentais para que a população participe ativamente das decisões relacionadas à política cultural local, fortalecendo as expressões artísticas e a diversidade cultural de Cuiabá.

E convida todos a participarem da iniciativa e assim, ajudem a construir uma cultura cada vez mais acessível e representativa.

Mais informações pelo whatsapp (65) 99994-8811.

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. Na lateral há uma pintura de homem com a viola de cocho e também uma planta natural com flores vermelhas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA