Arquivos JB News 10 Anos
Quinta edição do “Abraço Rosa” abre campanha de prevenção contra o câncer de mama em Várzea Grande

A sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, a fachada da Igreja Nossa Senhora da Guia e as árvores do pátio da Secretaria Municipal de Saúde na Avenida da FEB, ganharam na noite desta terça-feira, 01 de outubro, iluminação especial para marcar o início da campanha Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama. As fachadas e árvores ficarão iluminadas durante todo o mês de outubro na cor-de-rosa. O objetivo é alertar a sociedade sobre os riscos da doença e conscientizar sobre a prevenção.
Na sexta-feira, dia 04 de outubro, a partir das 17h30, no Paço Municipal Couto Magalhães será a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa com a realização da quinta edição do ‘Abraço Rosa’. Simbolicamente, funcionários públicos, profissionais da área da saúde, e, sociedade em geral, darão as mãos e simularão um abraço na praça em frente a Prefeitura de Várzea Grande com a finalidade de conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce para o controle do câncer de mama e, consequentemente, para a vida.
“É válido ressaltar aqui, portanto, que quanto antes for diagnosticado a presença da doença, maiores são as chances de tratamento e cura. Por isso, durante todo o mês de outubro nossas unidades de saúde estarão compartilhando informações sobre a doença e disponibilizando exames de mamografia a fim de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade. Vale ressaltar que o intuito da campanha é de enfatizar para a mulher ficar atenta às alterações suspeitas no seu corpo. Aliás, o Abraço Rosa já é tradição em nosso município estamos na quinta edição”, destacou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.
Segundo a coordenadora do Outubro Rosa em Várzea Grande, a assessora especial Rose Prado, o lema da campanha 2019 é “Deixe essa ideia bater mais forte no seu peito!”. “Toda a sociedade está convidada a participar do lançamento da campanha no próximo dia 04 de outubro, às 17h30. Teremos várias apresentações de atividades sociais desenvolvidas pela Prefeitura como os jovens do Caderno 2, a banda municipal e as Amigas Empreendedoras que encenarão uma peça sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, convidou Rose Prado.
A campanha é realizada pela Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde, onde neste mês de outubro todas as Unidades de Saúde estarão desenvolvendo atividades voltadas para a Saúde da Mulher para a prevenção ao Câncer de Mama, com exames preventivos e mamografias. “Essa abertura no dia 04 de outubro, é importante para que possamos alertar as mulheres sobre a importância do autoexame. Essa Administração está trabalhando para oferecer o que há de melhor em saúde, onde o cidadão pode ser atendido de forma humanizada e com a atenção que merece. Para quem não conhece, o sistema Único de Saúde tem políticas públicas no atendimento à mulher tanto na área da prevenção quanto do tratamento. Esta será uma oportunidade para conhecer, ir as unidades de saúde, para fazer os exames preventivos, tanto os de câncer de mama, como do colo uterino, além de ações preventivas”, enfatizou o secretário municipal de Saúde Diógenes Marcondes.
Por: Rafaela Maximiano

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Policial4 dias atrás
Pedreiro é preso acusado de estuprar e matar mãe e três filhas de 19, 10 e 13 anos em Sorriso
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Seduc divulga gabaritos preliminares do seletivo para 4.425 vagas nas escolas estaduais militares
-
AGRONEGÓCIOS4 dias atrás
Recorde: égua mais cara do Brasil é leiloada por R$ 4,56 milhões em Cuiabá e chama atenção para a força do mercado de equinos no Brasil
-
Policial4 dias atrás
Pedreiro que estuprou e matou a mãe e três filhas em Sorriso é transferido para Sinop por conta de revolta popular, e prefeito decreta luto oficial de três dias
-
Destaque4 dias atrás
TCE-MT aponta solução para destravar duplicação da BR-163
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrás
Prefeitura esclarece duplicidade de nomes em em sorteio de casas populares no Residencial Colina Dourada em Várzea Grande
-
Policial3 dias atrás
Polícia Civil divulga imagem e busca informações para identificar executor de duplo homicídio no Shopping popular em Cuiabá
-
Policial1 dia atrás
Assassino que estuprou e degolou a mãe e três filhas em Sorriso é transferido para Penitenciária Central em Cuiabá por medidas de segurança