Arquivos JB News 10 Anos

Qualifica 300 é destaque em painel da mulher do Encontro Nacional de Prefeitos

Publicados

em

 

O 2º Encontro Nacional de Prefeitos foi realizado pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreespe)

RUAN CUNHA

O programa Qualifica Cuiabá 300 anos foi destaque do painel da mulher do 2º Encontro Nacional de Prefeitos, realizado pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreespe) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.  

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, foi convidada para apresentar as políticas públicas municipais da Capital referente ao combate à violência doméstica e o empoderamento feminino no intuito de promover a igualdade de gênero.    

O programa que visa levar qualificação profissional, de forma gratuita, diretamente às comunidades mais carentes da Capital tem se consolidado como a maior política pública do Município voltada à mulher. 

“Quando vemos cases de sucessos de mulheres que saíram do Qualifica 300 e estão empreendendo e gerando renda familiar, é a certeza que estamos combatendo à violência doméstica e tirando do ciclo da violência aquelas mulheres que dependendo de seus maridos e se submetem a determinadas situações como violência física, verbal, psicológicas e entre outras”, explicou a primeira-dama Márcia Pinheiro.  

Leia Também:  Sicredi e AMM firmam acordo para incentivar o cooperativismo de crédito em Mato Grosso

Em Cuiabá, mais de 3 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica no ano passado e, conforme estudos apontam, uma a cada quatro violentadas dependem financeiramente ou de alguma forma de seus conjugues.  

A fortificação dos municípios no desenvolvimento independente de ações e políticas no enfrentamento da violência doméstica e familiar é uma das principais metas do Governo Federal que vem trabalhando para promover essa emancipação das instituições acerca das políticas públicas de igualdade de gênero.                                                                                             

“91% dos municípios no Brasil ainda não possuem delegacias especializadas. Então, nós viemos caminhando nessa direção de fortificar as ações nos municípios e ver projetos como estes apresentados aqui, só nos faz crer que estamos caminhando para uma direção e que é sim possível erradicar à violência doméstica. Isso é mais Brasil e menos Brasília que o Governo Federal defende”, destacou a ministra da Mulher, da Família e dos Diretos Humanos, Damares Alves.   

Leia Também:  AMM busca parceria da Sema para garantir o desenvolvimento sustentável

Durante o painel, programas semelhantes ao Qualifica 300 foram apresentados como ações de combate à violência doméstica como o caso do município de Mauá, região Metropolitana de São Paulo, que faz parceria com empresas multinacionais e encaminha mulheres vítimas de violência para postos de trabalho, após qualificação prévia.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  A Peleia Mistifórica entre a República, a Dialética e Hegel (ou o Pari gato da Estória)

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA