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“PRT em Ação” encerra semana no Amazonas com participação em eventos estaduais e imersão de atrativos locais

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No último dia da agenda do “PRT em Ação” no estado do Amazonas, o Ministério do Turismo (MTur), a convite da Amazonastur, marcou presença na 3ª Edição do CONTA Amazonas 2025 e no Festival Amazonas de Turismo. A participação nos eventos do calendário turístico estadual foi um componente-chave das atividades finais do programa na região.

Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, reafirmou o compromisso da Pasta de incentivar a regionalização. “Estamos aqui representando o Ministério e reforçando a importância da atuação regional. A maioria dos municípios que estão aqui faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, e isso mostra que estamos avançando no processo de regionalização dessa atividade tão importante para o Brasil”, enfatizou.

Nos estandes, os municípios apresentaram suas potencialidades turísticas, incluindo o artesanato local, a culinária e vários outros atrativos.

“É muito importante que o Ministério do Turismo esteja na intermediação desta ação. Esse convite é uma demonstração desta parceria entre o governo federal, estadual e municípios, que é muito valiosa para que possamos alinhar e coordenar as políticas de interiorização do turismo no estado”, celebrou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

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“Nós estamos sendo ouvidos e reconhecidos, estamos tendo a oportunidade de mostrar o que nosso estado tem para oferecer e, o mais importante, o que nossos municípios podem oferecer. Poder mostrar o nosso trabalho, divulgar nosso potencial e estar ao lado do Ministério é muito importante para nós. Mostra que o nosso trabalho está sendo acompanhado de perto”, ressaltou Mara Santos, turismóloga no município de Novo Airão (AM).

Além da troca de experiências e do fortalecimento de laços durante o CONTA Amazonas, a equipe do MTur também dedicou tempo a uma imersão na cultura manauara visitando pontos turísticos emblemáticos da capital, como o histórico Teatro Amazonas e o Mercado Municipal. As visitas proporcionaram um contato ainda mais próximo com a cultura local.

Por Victor Mayrink

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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Tradições juninas e festejos espalhadas pelo Brasil devem movimentar 24 milhões de pessoas e aquecer a economia

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Quando as fogueiras se acendem e as bandeirinhas coloridas enfeitam as ruas, é sinal de que chegou a época das festas juninas! Muito além da alegria e das tradições populares, esses festejos se firmam como importantes atrativos de visitantes, movimentando a economia de cidades, estados e de todo o país. Em 2025, a expectativa é de que as comemorações do mês de junho recebam mais de 24 milhões de pessoas, previsão acima do esperando no ano anterior, quando a projeção alcançou 21,6 milhões. A previsão foi feita pelo Ministério do Turismo com base nas informações divulgadas pelas secretarias de Turismo locais.

Para valorizar a importância dessa manifestação cultural, o Ministério do Turismo lançou o projeto “Conheça o Brasil: Junino”. A iniciativa celebra a riqueza e a diversidade das festas de São João e marca oficialmente o início da temporada de forró, danças típicas e sabores regionais em todo o país.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirma que as festas juninas são um verdadeiro reflexo da identidade brasileira. “Essas manifestações são o retrato da nossa cultura. São milhares de comemorações espalhadas por todo o Brasil que mostram a força das nossas tradições, movimentam o turismo doméstico e impulsionam o setor como motor de geração de renda e emprego”, destaca.

Essa relevância foi reconhecida oficialmente em 2023, com a promulgação da Lei nº 14.555, que declara as festas juninas como “Manifestação da Cultura Nacional”. A combinação de elementos culturais nacionais com expressões regionais deu origem a celebrações únicas, que se espalham por todos os cantos do país, fortalecendo o sentimento de pertencimento e preservando um dos pilares da identidade brasileira.

Confira como os principais festejos juninos devem movimentar as diferentes regiões do país:

NORDESTE – Berço das maiores celebrações juninas do Brasil, a Região Nordeste abriga dois dos mais emblemáticos eventos do período: o São João de Caruaru (PE) e o São João de Campina Grande (PB), que juntos devem atrair cerca de 7 milhões de visitantes. Com apoio do Ministério do Turismo, a expectativa é que esses dois eventos movimentem mais de R$ 1,4 bilhão em 2025.

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Outro destaque é a festa em Mossoró (RN), que deve gerar R$ 377,2 milhões em gastos de moradores e turistas, segundo projeção da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

NORTE – Na Região Norte, as celebrações juninas também ganham cada vez mais espaço. No Pará, o Parárraiá, com apoio do Ministério do Turismo, deve reunir mais de 400 mil pessoas em sua segunda edição. Já em Roraima, o Boa Vista Junina 2025 deve atrair 323 mil participantes ao longo de seis dias de festa, de acordo com a prefeitura local.

No mesmo período, o Festival Folclórico de Parintins (AM), embora não seja uma festa junina, representa uma das mais importantes expressões culturais do país. Com investimento de R$ 10 milhões do MTur para sua 58ª edição, o evento deve atrair mais de 167 mil visitantes à cidade amazonense.

CENTRO-OESTE – Nessa região, o destaque é o tradicional Arraial do Banho de São João, realizado nas cidades de Corumbá e Ladário (MS), reconhecido em 2021 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan. Já em Brasília (DF), o “Maior São João do Cerrado”, com apoio do Ministério do Turismo, espera receber mais de 170 mil pessoas e gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos.

Outra festividade que movimenta a região é a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, no Goiás. A maior festa religiosa do Centro-Oeste começa no dia 27 de junho e espera receber mais de 3 milhões de fiéis.

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SUDESTE – Nos grandes centros do Brasil, os festejos juninos também têm forte presença. No estado de São Paulo, entre junho e agosto, são esperados 520 mil turistas, valor superior ao ano anterior. A movimentação econômica gerada deve chegar a R$ 389 milhões, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), considerando apenas as viagens com pernoite.

Os mineirinhos também vão entrar no ritmo do arraiá. Em Minas Gerais, o projeto Minas Junina 2025 prevê uma mobilização de 3,3 milhões de pessoas em celebrações espalhadas por todas as regiões do estado, valorizando a cultura popular mineira.

SUL – A tradição nordestina também se espalhou pelo Sul do país, ganhando novos contornos com a cultura local. Um exemplo é a cidade de Camaquã (RS), onde os trajes típicos juninos ganham versões gaúchas: bombacha, botas, lenço no pescoço e vestido de prenda substituem a camisa xadrez e o chapéu de palha. A festa, que cresce a cada ano, reúne música, comidas típicas, quadrilhas e muita animação.

Além dos festejos juninos com a “cara” da cultura do sul do país, outros festejos também movimentam a região, como a Festa Nacional das Flores & Orquídeas de Blumenau, em Santa Catarina, e a Festa do Pinhão, em Lages. Juntos, os eventos esperam receber cerca de 145 mil visitantes.

INDO MAIS LONGE – Para ampliar ainda mais a visibilidade das festas juninas, o Ministério do Turismo firmou parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Por meio do projeto “Arraiá Brasil”, as principais celebrações serão transmitidas ao vivo, levando a cultura nordestina a todas as regiões do país e promovendo tanto o turismo regional quanto o acesso democrático à cultura brasileira.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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