VÁRZEA GRANDE

Projeto ‘VG com Elas’ inicia março com ação de valorização feminina em Várzea Grande

Publicados

em

O evento é apenas o primeiro de uma série de ações planejada e organizada por um coletivo comprometido com a valorização feminina e que conta com apoio da prefeitura, liderada por Flávia Moretti

O projeto ‘VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres’ deu início à programação especial do Mês da Mulher com uma ação emocionante e transformadora. O primeiro evento ocorreu ontem, 1º de março, na sede do Centro de Promoções Humanas Bom Pastor, unidade feminina. A instituição atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas em processo de recuperação de dependência química, álcool ou medicamentos.

A ação foi organizada pela Associação das Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso (ARVEND) e reuniu um coletivo de mulheres preocupadas em proporcionar acolhimento, autoestima e novas perspectivas para as internas. Durante a visita, as participantes receberam uma palestra sobre autoestima e cuidados pessoais, além de um verdadeiro dia de beleza, com serviços de cabelo, design de sobrancelha, esmaltação e penteados.

A prefeita Flávia Moretti (PL) prestigiou o evento e destacou a importância da iniciativa. “Nosso compromisso é fortalecer ações que valorizem as mulheres, principalmente àquelas que enfrentam desafios e precisam de apoio para resgatar sua dignidade e confiança. Projetos como esse fazem toda a diferença e mostram que juntas somos mais fortes”.

A presidente da ARVEND e palestrante do evento, Josiane Campos, reforçou o papel da entidade, que há 11 anos atua na promoção da autonomia feminina e possui cerca de 8 mil mulheres associadas. “A ideia de começar o ‘VG com Elas’ nesta instituição foi da ARVEND. Há nove anos realizamos a Roda do Empoderamento, levando informação e orientação para mulheres que, muitas vezes, não têm acesso a eventos no centro da cidade. Aqui, elas participam de palestras sobre saúde, violência doméstica, empreendedorismo e capacitação. E, ao final, recebem um dia de beleza para elevar a autoestima. Esse apoio da prefeitura de Várzea Grande fortalece nosso trabalho e nos permite ampliar nossa atuação em outros bairros”.

Leia Também:  Centro Pop realiza atendimento às pessoas em situação de rua

A programação contou ainda com a presença da pastora Maria Padilha, da Igreja Missionária Mensagem da Cruz, que deu a bênção inicial ao evento. Também participaram a equipe voluntária do Centro Técnico de Beleza, a vice-presidente da BPW Várzea Grande e coordenadora da BPW Brasil, Letícia Silva, a secretária de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Ina de Maria, a coordenadora de Meio Ambiente e Business da BPW, Tina Souza, além de Taynara Moraes, assistente social da prefeitura e coordenadora das atividades do projeto ‘VG com Elas’ e Karyne Moraes, coordenadora e terapeuta da unidade.

“Vamos postar semanalmente nas redes sociais da prefeitura e das parceiras realizadoras as programações. Importante que as mulheres várzea-grandenses conferiram e venham participar dessa iniciativa que busca fortalecer, acolher e transformar a vida de muitas mulheres”, convidou a prefeita Flávia Moretti.

O evento é apenas o primeiro de uma série de ações planejada para o mês de março e organizada por um coletivo comprometido com a valorização feminina. Entre os realizadores do projeto estão as entidades: ARVEND, a PMM, Coletivo Essência, ABMCJ-MT, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de VG, Lírios, Mulheres do Bem, Cenprhe, Rede Cidadã, BPW Brasil de VG, Fórum das Mulheres Negras, Rejane Corrêa, Centro Popular Dorcelina Fulador e AFVG. O projeto conta ainda com o apoio da prefeitura de Várzea Grande, CDL, ALMT e Sebrae.

Leia Também:  Kalil Baracat entrega Unidade de Saúde no bairro Jardim Imperial

Programação da 1ª Semana de Março:

Dia 06/03 – Quinta-feira – Pedal da Guarda – VG com Elas

19h – com saída da praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban)

Dia 07/03 – Sexta-feira – VG com Elas e Meio Ambiente

7h30 – Escola Estadual José Leite de Moraes

8h às 11h30 – Projeto ARVEND Mulheres em Ação, na Escola Estadual Profª Maria da Cunha Bruno, bairro Jardim Primavera.

17h30 – Marcha VG com Elas – Pelo fim da violência política contra a mulher, concentração na praça Armando Reslan Salem, mais conhecida como praça da Todimo, saída as 18h até a igreja Nossa Senhora do Carmo.

Dia 08/03 – Sábado – Roda de Conversa – Coletivo Essência

8h às 11h na sede do Coletivo Essência

8h às 11h – Proejto ARVEND Mulheres em Ação, na Escola Tenente Abílio, bairro 15 de Maio

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Várzea-grandense de 107 anos faz exames oftalmológicos pelo ‘Fila Zero’

Publicados

em

Por

Ninguém sabe da história de vida de dona Paula. Ela vivia em um abrigo que foi interditado. Deixou de ser negligenciada e agora recebe todos os cuidados que necessita e merece. “Ela adora viver”

Envelhecer é uma conquista, mas chegar aos 108 anos é um privilégio para poucos e, a várzea-grandense Paula Vitorina de Campos, está prestes a alcançar essa marca. Ela é uma das idosas encontradas no abrigo interditado no Município, após fiscalização da Vigilância Sanitária, Conselho Municipal do Idoso, Secretaria de Assistência Social e Guarda Municipal, no último dia 7 de março.

Aos cuidados de um lar de acolhimento no Município, a idosa está recebendo vários cuidados, e em um levantamento feito no Cartão do SUS, foi observada a solicitação de exames oftalmológicos registrados há sete anos. “A partir desta informação a secretária de Saúde, Deisi Bocalon, nos pediu que fossem agendados todos os exames médicos solicitados e, que ainda não foram realizados, para a senhora Paula Vitorina. Para hoje agendamos exames oftalmológicos no Centro Mato-grossense de Oftalmologia”, informou a técnica de regulação Mariely Patrícia Monteiro.

A centenária chegou à clínica às 8h e foi prontamente atendida pelo Dr. Rodrigo Nakagawa, que observou as condições oculares da paciente, bem como um ultrassom dos olhos para poder avaliar com mais precisão as condições da idosa. “Vamos estudar e avaliar de forma criteriosa o caso dela por seu uma paciente com idade bastante avançada. Só depois dessa avaliação vamos ver qual o procedimento iremos adotar”, informou o especialista.

Leia Também:  Lucimar Campos amplia ações de distanciamento social,proíbe concentração popular e pode utilizar até do poder de Polícia

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, acompanhou a consulta de dona Paula Vitorina e se sentiu comovida com a situação vivida pela idosa. “Fico extremamente realizada em fazer parte dessa história. Uma senhora de 107 anos que está há sete aguardava por um procedimento na fila de regulação, e, agora, graças à sensibilidade da prefeita Flávia Moretti, em aderir ao programa do governo do Estado – Fila Zero -, pessoas como a dona Paula estão sendo assistidas dignamente”.

CUIDADORA – Ana Vitória é cuidadora e está acompanhando a idosa. Ela conta que ficou emocionada com a sua história de vida e que já se afeiçoou à senhora. “Ela mesmo sem enxergar muita coisa consegue saber quem está para o seu cuidado. Ela é uma senhora muito fofa, mas carente também. Mesmo com mais de cem anos, ela lembra de ter cuidado de crianças, mas não sabemos se eram filhos dela, ou se eram crianças que ela cuidava. Ela é muito tranquila, mas às vezes fica zangada também”.

Leia Também:  Várzea Grande lança IPTU Digital com 20% de desconto; recursos serão destinados para obras

A cuidadora disse ainda que começou a pensar muito na vida, depois de ter conhecido a idosa Paula Vitorino. “Quando a gente a vê falando com tanto prazer da vida, a gente pensa que não se pode reclamar de tudo, mas ficamos também pensativos no que aconteceu de fato para ela chegar onde chegou. Quem são os seus parentes, se tem filhos, e como foi parar num abrigo. Mas o que mais me impressiona é ver que apesar de tudo, ela adora viver”.

Além do exame oftalmológico, a idosa tem agendado ainda pela Regulação os exames: de Ressonância Magnética do Crânio, exames laboratoriais, exame para investigar Tuberculose PPD, consulta geriátrica e cardiologista para risco cirúrgico.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA