Arquivos JB News 10 Anos

Projeto prevê certificação de qualidade de alimentos artesanais de MT

Publicados

em

Por Itimara Figueiredo

O retorno dos trabalhos em Plenário na Assembleia Legislativa deverá ser intenso com a apreciação de diversos projetos de leis. Dentre eles, o PL 51/2019 que dispõe sobre a certificação de qualidade dos alimentos artesanais produzidos pelas microempresas e agricultura familiar, em tramitação desde fevereiro deste ano.

De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), objetivo é valorizar os produtos fomentando a economia local. Para isso, a proposta estabelece a criação de mecanismos para a certificação da qualidade desses alimentos produzidos com características tradicionais, culturais e regionais.

Destaca que o regulamento estabelecerá os requisitos e as especificações de qualidade, necessários à concessão da certificação. Essa proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário da ALMT.

“Queremos incentivar a agricultura familiar tradicional e o processo produtivo artesanal, que preservem em suas características a cultura regional e a atividade produtiva de microempresas e da agricultura familiar”, justifica o presidente.

Ressalta a importância da participação do governo do estado para definir os critérios de qualidade que garantam a comercialização e segurança alimentar.

Leia Também:  TCE determina que Seduc instale ar condicionados adquiridos em 2012

Botelho também é autor do Projeto de Lei 593/19 que determina que pacientes da rede pública hospitalar deverão receber alimentação com produtos orgânicos ou de base agroecológica. E da Lei 10.902/19 que institui o Programa Feira da Mulher Rural, que tem como objetivo a promoção, inclusão e a valorização da mulher rural, através da comercialização e divulgação dos produtos oriundos da agricultura familiar, fomentando a economia local, garantindo emprego e renda para essas trabalhadoras.

Fotos: Mauricio Barbant

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Secretário de Saúde volta a ser criticado por vereadores

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA