Arquivos JB News 10 Anos

Projeto itinerante levará estudantes para conhecer aparelhos culturais do Estado

Publicados

em

 

A superintendência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Educação, Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos – MTU e a Viação Novo Horizonte lança no próximo dia 10 de outubro o projeto Caminhos da Cultura.

Trata-se de um projeto itinerante de visitação aos aparelhos culturais do Estado de Mato Grosso. Os roteiros contemplarão os equipamentos culturais sob a tutela da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“Um projeto muito interessante, com foco na valorização dos nossos aparelhos culturais. Muitas das pessoas que farão os ‘Caminhos da Cultura’, visitarão museus e galerias de arte pela primeira vez na vida”, observa Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Estão no roteiro a Galeria Lava Pés, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Museu Residência dos Governadores, Casa Dom Aquino, Casa Cuiabana, Cine Teatro Cuiabá e Palácio da Instrução. Além desses, dois aparelhos municipais, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – Misc e Museu da Caixa D’água Velha, também estão no roteiro.  

De acordo com Vicente Paulo, superintendente de Patrimônio da Secel, serão dois roteiros por dia, um pela manhã e outro no período da tarde. Em média, dois ou três aparelhos serão visitados a cada turno. As atividades ocorrerão de segunda-feira à sábado e seguem até dia 15 de dezembro.

Leia Também:  Wancley inicia debate com categoria sobre mensagem do Governo que trata de mudanças na Polícia Civil

“Em 2020 as atividades serão retomadas e ampliadas para outros municípios da baixada cuiabana. Mas no primeiro momento, o projeto focará nos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Cuiabá. Entre 45 e 50 estudantes contemplados por turno, média de 100 estudantes por dia. Depois, viagens intermunicipais, trazendo visitantes de toda a baixada cuiabana: Chapada, Santo Antônio, Barão, Poconé, Livramento”, adianta.

Para Rômulo Botelho, presidente da Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos – MTU, este é um projeto de valorização não apenas do patrimônio público, mas também de pessoas.

“O projeto nos encantou muito porque tem um propósito de levar educação e cultura aos jovens e também aos nossos motoristas que com muitos outros não tiveram oportunidade de adentrar num museu ou ponto de cultura que conta um pouco da história de Mato Grosso e de Cuiabá. As empresas do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande estão gratas pela parceria com o Governo do Estado nesta ação inovadora”, comemora Botelho.  

Semana passada, professores das instituições de ensino reservadas para a primeira etapa dos “Caminhos da Cultura”, fizeram o roteiro completo, passando pelos nove aparelhos de cultura que integram o projeto.

Leia Também:  Várzea Grande lançará concurso para 2.693 vagas e novo PCCS

“Após a experiência, os professores levam informações necessárias de cada aparelho cultural para sala de aula. Assim, quando chegar a vez dos estudantes, eles saberão muito mais sobre museus e prédios históricos, proporcionando assim um melhor aproveitamento da atividade”, complementa Vicente.

A realização do projeto Caminhos da Cultura só foi possível graças à parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel, Secretaria de Estado de Educação – Seduc, Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos – MTU (Pantanal Transportes, União Transportes, Integração Transportes, Expresso Caribus e Consórcio Metropolitano de Transporte), a Viação Novo Horizonte e as organizações parceiras da Secel, detentoras dos contratos de gestão compartilhada dos aparelhos, além da Prefeitura de Cuiabá.

Serviço

Tema: Caminhos da Cultura: Projeto itinerante levará estudantes para conhecer aparelhos culturais do Estado

Quando: Abertura dia 10/10 às 8h30 no Museu de Arte Sacra de MAto Grosso 

O projeto seguirá de segunda-feira a sábado, de 10 de outubro a 15 de dezembro

Horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Assessoria de imprensa: 65 98425-1443 (WhatsApp)


COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Ação na biblioteca transforma Marechal Rondon e Dom Aquino em personagens de RPG

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA