Nacional
Projeto de Jayme Campos acaba com intermináveis filas do INSS

Com mais de 90,1 milhões de trabalhadores da iniciativa privada vinculados ao INSS
Instituto de Seguridade Social, dos quais pouco mais de 60% contribuem com o mesmo e outros 35,7 milhões de aposentados, fora os pensionistas, o órgão responsável pelo atendimento nos casos de licenças saúde, perícias médicas, aposentadorias e até mesmo para fazer prova de vida que evita fraudes que tanto prejudicam a instituição e os demais beneficiários ou dependentes é alvo hoje da maior fila de espera que se tem conhecimento, mas este quadro pode mudar.
Projeto de Lei de autoria do senador Jayme Campos (DEM/MT) apresentado na última sessão do ano de 2020 se aprovado e colocado em prática por organizar toda essa situação e se utilizar de meios eletrônicos para dar celeridade a qualquer solicitação formal como licenças médicas, pedidos de pensão, atendimentos para dependentes, aposentadorias entre outros serviços prestados pelo INSS.
“Chega a ser indigno o atendimento prestado aqueles beneficiários ou dependentes do INSS, que chega a não ter rede de internet, nem pessoal capacitado em número ideal para fazer frente a todos que dependem da instituição”, assinalou Jayme Campos.
Para ele, quem necessita do INSS, chega ao cumulo de ter que clamar para ver seus direitos atendidos, quando na realidade aqueles que contribuem, tem direitos assegurados na lei, mas não respeitados”, explicou o senador por Mato Grosso.
Na atualidade, o tempo médio de espera para a liberação de benefícios ao trabalhador do setor privado é de 65 dias. No caso específico das aposentadorias, o prazo chega a 125 dias.
“Temos uma fila no INSS com mais de 1,5 milhão de pessoas aguardando atendimento de alguma solicitação, isto beira a irresponsabilidade e a falta de humanidade, pois muitos são enfermos, necessitam de um mínimo de atendimento e não conseguem, por isso, o meu projeto de Lei se aprovado criará mecanismos para atender essas pessoas que são merecedoras.
Um dos principais alcances da lei se for aprovada é quando o INSS não for capaz de realizar a perícia médica de pedidos de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez em até um mês fica permitida provisoriamente a apresentação de dois atestados médicos particulares para a concessão do benefício.
“Urge que o Parlamento tome as medidas a seu alcance para proteger os direitos do trabalhador, por isso a ideia é dar uma opção para que o cidadão não permaneça refém da morosidade e das longas filas da Previdência Social, que tanto prejudicam os brasileiros mais necessitados”, aponta Jayme.
Dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário dão conta da existência de cerca de 1,5 milhão de pedidos de benefícios aguardando decisão administrativa nas agências do INSS. Cerca da metade dessas solicitações aguardam a realização de perícia médica.
A proposta prevê a concessão provisória dos benefícios quando o INSS não puder atender dentro de um mês do pedido, e essa autorização fica limitada a um ano, prorrogável por igual período, até que o INSS faça a perícia médica em suas unidades.
A medida, caso aprovada, também vai permitir que aposentados e pensionistas que necessitam fazer anualmente a prova de vida do INSS o façam por meios digitais, via telemedicina ou no domicílio do segurado, em casos de idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção.
“Necessitamos fazer com que as coisas aconteçam em prol daqueles que mais necessitam, então, com a COVID 19 uma série de novas medidas foram adotadas para se evitar a propagação da doença aliada com a necessidade dos setores economicamente ativos funcionassem a contento, um deles a telemedicina, que são atendimentos médicos, visitas online em domicílio entre outros benefícios que foram criados a partir da pandemia e da necessidade de solucionar os entraves existentes”, disse o senador Jayme Campos.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), sinalizou favoravelmente a proposta e lembrou que são projetos desta natureza que dignificam o Senado da República e pessoas do gabarito do senador Jayme Campos que ao longo de sua vida pública como prefeito, governador e senador da República ganhou conhecimento e principalmente sensibilidade para compreender os problemas e apresentar soluções.
“São projetos desta natureza que demonstram a capacidade do Senado em propor soluções para os problemas do Brasil e dos brasileiros e senadores da estirpe de um Jayme Campos devem ser reconhecidos pela sua contribuição na construção de uma Brasil inclusivo, ou seja, melhor e para todos”, disse Alcolumbre.

COVID-19
Publicado no Diário Oficial o termo de compromisso entre o Butantan e Anvisa

JB News
Assinado agora à noite o termo de compromisso entre o Instituto Butantan e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por Denise Niederauer e Jota de Sá
Foi publicado há pouco no Diário Oficial da União ainda deste domingo (17.01), o Termo de compromisso que estabelece as obrigações da Anvisa e do Instituto Butantan na execução da resposta imunogênica de participantes do estudo clínico de fase 3 da vacina Coronavac, aos participantes que desenvolveram a doença e ao subgrupo de10% dos participantes que não desenvolveram a doença nos períodos de pré-vacinação, duas semanas antes e quatro semanas após a vacinação.
A vigência vai até o dia 31 de março de 2021, prorrogável uma única vez, mediante justificativa aceita pela Anvisa. Assinaram o Terno de Compromisso Antonio Barra Torres, diretor presidente da Anvisa, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan e Cleber Augusto Gomes, técnico do Instituto Butantan.
Veja :👇
-
Caso Alphaville 110 horas atrás
Adolescente que matou Isabela se apresenta no DEA
-
COVID-1911 horas atrás
Prefeito Kalil Baracat baixa novo decreto endurecendo regras de funcionamento em Várzea Grande
-
Caso Alphaville 112 horas atrás
Juíza condena adolescente que matou Isabele com pena máxima de três anos
-
MEIO AMBIENTE12 horas atrás
Sema disponibiliza formulário para autorização de limpeza de pasto no Pantanal
-
VÁRZEA GRANDE13 horas atrás
MT PAR e Prefeitura de Várzea Grande irão formalizar parceria para edificações de novos residenciais
-
COVID-1913 horas atrás
Várzea Grande inicia vacinação contra a Covid-19 em servidora com 27 anos de serviços prestados
-
EDUCAÇÃO19 horas atrás
Governo Lança pacote de obras de mais de 40 milhões para educação de MT
-
COVID-1921 horas atrás
Governador garante entrega das doses de vacina aos 141 municípios de MT já nesta terça-feira