CULTURA

Projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura tem sua primeira ação nessa sexta-feira no Centro Cultural Casa Cuiabana

Publicados

em

Projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura tem sua primeira ação nessa sexta-feira no Centro Cultural Casa Cuiabana

Por Carol Damasceno

O Projeto Exposição Histórica – IRIGARAY – ARTE – IKUIAPÁ, aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura através do EDITAL/FUNDO 2019 – Fundo Municipal de Apoio e Estimulo à Cultura em Cuiabá tem seu início nessa sexta-feira (14.02), no Centro Cultural Casa Cuiabana. A proposta do projeto Exposição Histórica – IRIGARAY – ARTE – IKUIAPA segue em direção ao exercício da contemplação, sobretudo, a experimentação de alguns fatos da história como a construção de valores, a cultura viva,  as tradições e  o viver. A proposta de ocupar com arte, sempre remete uma reflexão sobre o processo de melhor utilização dos espaços da cidade, nesse sentido, o projeto pretende ocupar alguns espaços da Cuiabá antiga, centro histórico e o seu entorno.

A exposição  Gestual – Irigaray – Arte – Ikuiapá, ocupando todo o espaço interno do Centro Cultural Casa Cuiabana, tem como proposta a ocupação de espaços públicos e privados no Centro Histórico e adjacências, criação e delimitação de um território e a difusão de seus valores culturais passando a ser dessa forma uma plataforma a ser utilizada pela ARTE/ VIDA/ EDUCAÇÃO.

Leia Também:  Governador Mauro Mendes destaca que espaço cultural é o quinto reaberto pela atual gestão

Essa primeira ação do projeto Exposição Histórica – IRIGARAY – ARTE – IKUIAPÁ, vai até o dia 6 de março e ao longo da exposição serão oferecidas duas oficinas para os professores das escolas estaduais e municipais de Cuiabá. A primeira oficina é sobre como a inserção das artes visuais pode ser um agente transformador nessas escolas e nas vidas dos estudantes e a segunda oficina, nessa mesma linha de pensamento, abordará a construção de rimas.

O Centro Cultural Casa Cuiabana, onde acontecerá a exposição e as oficinas, se tornou um patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983, foi construída no século XVIII. A Casa Cuiabana é um Centro Cultural do Estado de Mato Grosso que tem como objetivo promover e preservar a cultura Matogrossense, valorizando todos os seguimentos artísticos.

IRIGARAY

Natural de Alto Araguaia (MT), Clóvis Irigaray é um dos artistas que mais representa a gênese da pintura moderna em Mato Grosso ao lado de nomes como Humberto Espíndola, João Sebastião e Dalva de Barros.

Com um currículo primoroso, Irigaray já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, entre vários outros espaços culturais.

Leia Também:  Cine Teatro Cuiabá está com programação cultural online durante a quarentena

Em 2013 foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo.

Serviço:

Exposição Gestual – Irigaray – Arte – Ikuiapá

Local: Centro Cultural Casa Cuiabana

Horário: 08h30 às 11h30 – 14h00 às 17h (segunda a sexta-feira)

Entrada Gratuita

Endereço: Av. Gen. Valle, 181 – Bandeirantes (próximo ao Pronto Socorro de Cuiabá)

Informações: (65) 9 9224-8215

Carol Damasceno

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

Alunos do curso superior de tecnologia em teatro da Unemat realizaram a 1ª Mostra de Cenas online

Publicados

em

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus muitas coisas do cotidiano precisaram ser adaptadas à nova realidade, como as apresentações de final de semestre que são realizadas pelos alunos do Curso Superior de Teatro, da MT Escola de Teatro e Unemat. A Mostra de Cenas aconteceu em julho, no espaço digital da MT Escola, por meio da plataforma Zoom.

Diferentemente de outros anos, quando os alunos mostram os resultados de seus trabalhos no palco principal do Cine Teatro Cuiabá, em três peças, dessa vez o palco ficou por conta da tela do computador de cada aluno.

“A pandemia fez mudar a forma como consumimos cultura. Por causa do isolamento social, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais, tudo de dentro da nossa própria casa. Isso nos deu a ideia de trabalharmos com os estudantes também dessa maneira”, esclarece o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

No eixo da performatividade, tendo como material de pesquisa as obras “Elogio ao amor”, de Alain Badiou e Nicolas Truong e “A casa subjetiva”, de Ludmila Brandão, os núcleos montaram seus trabalhos. Baseando-se nisso, a Companhia Eletro Antropozoomórfica de Teatro convocou os invocados para uma inusitada performance a partir do conceito “O sonho de amar em peles de plástico com olhos de vidro: Calabouço”. Já o outro núcleo, criou o espetáculo Corpo-Casa a partir do conceito “o espaço como coprodutor de nossas subjetividades”, a peça joga com observações e percepções individuais para criação de experiências em arte.

Leia Também:  Podcast MT Business: Cláudia Luz fala sobre a comunicação no Agro e a importância do marketing nos negócios

Resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Unemat, Grupo Cena Onze de Teatro e Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, a MT Escola se destaca por ser o único Curso Tecnológico Superior de Teatro de Mato Grosso, oferecendo aos alunos de graduação sete áreas de especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

Sobre a MT Escola

A MT Escola de Teatro é polo de formação criado e mantido através da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, o Cine Teatro Cuiabá, a Companhia Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA