SUSTENTABILIDADE
Programação da Virada Sustentável em Cuiabá contempla mais de 50 atividades

Nesta semana o maior festival de sustentabilidade da América Latina chega a Cuiabá com mais de 50 ações gratuitas, distribuídas por diversos pontos da capital. Entre os dias 4 e 8 de junho, a Virada Sustentável Mato Grosso movimenta a cidade com performances, mostra de cinema ambiental, intervenções, contação de histórias, apresentações de teatro, dança, circo e música.
Além das ações artísticas, a programação conta ainda com oficinas, palestras, trilhas e visitas guiadas que têm vagas limitadas por atividade e então, recomenda-se realizar inscrição via formulário online (acesse aqui –https://bit.ly/VSCuiaba). O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Virada Sustentável e parceiros.
A partir do dia 5 de junho, o festival celebra o Dia do Meio Ambiente, intensificando seu ciclo de atividades. É na quinta-feira (5) que as “donas do pedaço” do Parque das Águas ganham duas companhias especiais: duas esculturas infláveis de capivaras, mãe e filha, com 8 metros e 3 metros de comprimento, respectivamente.
A instalação “Bio-inflada”, do paulistano Eduardo Baum, pode ser visitada diariamente, até o dia 8 de junho. Com as obras de arte, o artista tem o propósito de deslocar a atenção do público para o protagonismo silencioso de espécies como a capivara, que por exemplo, são dispersoras de sementes e ajudam na manutenção do equilíbrio ambiental.
Outro destaque do evento é uma exposição do precursor da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara, que ficará em cartaz também entre os dias 5 e 8 de junho, atrás do coreto do Parque Mãe Bonifácia, das 6h às 18h. A mostra busca sensibilizar o público para a preservação da biodiversidade ao revelar em sua plena exuberância os três principais biomas presentes no território mato-grossense: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
A programação completa da Virada Sustentável está disponível no site oficial https://viradasustentavel.org.br/cuiaba/
Programação Plural
Em outro ponto da capital, no Parque Massairo Okamura, na quinta-feira (5) também tem atividade no Parque começando cedo. Às 6h tem trilhas de observação de vida silvestre e de aves, com os especialistas Dalci Oliveira e Miguel Ângelo, respectivamente. Na sequência, tem a performance “Ritual é Ancestral”, seguida de roda de conversa com a artista indígena Kaya Agari, no Centro de Educação Ambiental do parque.
Outras atividades serão realizadas no Museu de História Natural e ainda, na Universidade Federal de Mato Grosso, onde às 16h, a curadora da exposição “Memória Biocultural”, Ruth Albernaz, realiza visita guiada. A mostra reúne 88 obras de 50 artistas e tem projeto expográfico que dialoga com as paisagens e cores do Cerrado, da Amazônia e do Pantanal, convidando o público a repensar suas relações com o ambiente, a arte e a memória. Já na sexta-feira (6), o dia começa com um papo sobre sustentabilidade e a construção de um futuro mais justo e equilibrado, às 8h no Horto Florestal.
No sábado (7), a programação se intensifica no Parque Zé Bolo Flô, com atividades que exaltam a cultura tradicional ribeirinha. Por exemplo, espetáculos e oficinas dedicadas a manifestações culturais como o siriri e cururu, com o Flor Serrana e Mestre Alcides, além de cerâmica com bichos pantaneiros e do Cerrado.
Mais tarde as atenções se voltam para o Parque das Águas com performances musicais, a partir das 19h30, do Buriti Nagô, Santian, Estela Ceregatti e Sasminina.
No domingo (8), o Parque Mãe Bonifácia é tomado por atividades diversas, como voltadas ao bem-estar e qualidade de vida, além de ações culturais. “Caminhada Afro – Rota da Mãe Bonifácia” começa às 9h30 atrás do Coreto do parque, com intervenções artísticas e performances exclusivas em homenagem à memória negra e à personagem histórica central do evento: Mãe Bonifácia.
Além de diversas performances cênicas, o festival encerra com o Concerto Popular “Cantando Nossa Terra”, com Vera Capilé, Roberto Lucialdo e o Núcleo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UFMT, às 16h30, na Concha Acústica do Parque Mãe Bonifácia.
A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 conta com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo.
Recebe ainda apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), TV Centro América, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Museu de Arte e Cultura Popular, Cineclube Coxiponés, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Sesc e Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Governo MT – MT

CUIABÁ
Confira a programação da Semana do Meio Ambiente em Cuiabá

A programação da Semana do Meio Ambiente, aberta oficialmente nesta segunda-feira (02), seguirá até o dia 06, em Cuiabá. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acontece no Centro Sebrae de Sustentabilidade, no Centro Político Administrativo, em parceria com o Sebrae e o CREA-MT. Lideranças institucionais, acadêmicos e estudiosos prestigiaram a cerimônia para discutir o futuro ambiental da cidade, bem como promover a conscientização e a responsabilidade em torno do meio ambiente.
Com o tema central “Sustentabilidade como eixo para cidades”, a cerimônia destacou os desafios e as soluções para preservar os recursos naturais, como os córregos urbanos, e integrar iniciativas sociais, culturais e econômicas à agenda ambiental.
Durante a abertura, o secretário municipal de Meio Ambiente, professor, arquiteto e urbanista José Afonso Portocarrero, ressaltou que a sustentabilidade vai além da questão ambiental. “Ela também é social, cultural e tecnológica. Cuiabá cresceu de forma acelerada, e pagamos um preço alto por isso. Mas ainda há esperança, e essa responsabilidade é de todos nós, como cidadãos”, declarou.
Na sequência, o presidente do CREA, Juarez Samaniego, também fortaleceu o debate, esclarecendo que o conselho reúne mais de 300 profissões, todas focadas em questões ambientais.
Ao falar com os estudantes, disse que todo o trabalho feito atualmente é um legado deixado para o futuro. “Se você tem um meio ambiente sustentável, você tem uma qualidade de vida melhor. É isso que a sociedade precisa pensar. A gente não precisa ficar aguardando só o poder público fazer. O poder público tem a perna pequena, ele não consegue andar sozinho. Ele pode ajudar com políticas públicas, com preservação ambiental. Mas, se nós não fizermos a nossa parte, as coisas não vão melhorar”, explicou.
A gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), Patrícia Pedrotti, falou sobre a necessidade de pensar em cidades resilientes e sustentáveis, e sobre as ações que cada um pode adotar no dia a dia. “Gostei muito do tema do evento: ‘Ação Hoje. Legado Amanhã’. Nós somos responsáveis pelo que fazemos. Se conseguirmos, no nosso dia a dia, adotar um pouco mais de sustentabilidade — inclusive no consumo, reduzindo resíduos, reciclando, reaproveitando e incluindo as pessoas em todas as ações — isso já gerará um movimento em prol das futuras gerações. Estou muito feliz com o tema, feliz em vê-los neste espaço que trata da sustentabilidade e foi projetado pelo professor José Afonso Portocarrero. Espero que tenham uma semana de muito aprendizado e produtividade”.
A pesquisadora Eliana Rondon, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), responsável pela primeira palestra da programação, abordou o tema “Análise da qualidade da água nos córregos urbanos de Cuiabá: desafios de atendimento às metas do enquadramento global”, apresentando dados sobre os canais urbanos da capital, incluindo o histórico córrego Prainha.
“Esses corpos d’água contam a história da cidade. Precisamos olhar para as bacias hidrográficas como parte do planejamento urbano. A água reflete aquilo que fazemos”, frisou.
A segunda palestra do dia tratou do tema “Sistema Campo Limpo: Sistema Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens e Resíduos e Consumo de Defensivos Agrícolas”, com a engenheira agrônoma Rosangela Gomes Soto, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).
O terceiro tema abordado foi “Reciclagem Civil – Lixo Zero”, apresentado por Jean Pelicari, diretor do Projeto Lixo Zero.
Confira a programação:
Dia 03 – Terça-feira
8h – Horto Florestal – Trilha Guiada
14h – Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) – Palestras
Dia 04 – Quarta-feira
14h – Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) – Palestras
Dia 05 – Quinta-feira
8h – Parque da Família – Plantio de ipês roxos com a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE)
14h – Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) – Palestras
Dia 06 – Sexta-feira
8h – Parque Jonas Pinheiro (Acrimat) – Ação comunitária (Treinamento: combate a incêndios)
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Mãe de menino que morreu carbonizado em incêndio em Cuiabá muda versão e passa a ser investigada pela Polícia
-
Entretenimento6 dias atrás
Confirmado: Guns N’ Roses fará show em Cuiabá pela primeira vez no dia 31 de outubro
-
Policial6 dias atrás
Juiz cumpre decisão do STJ e anula condenação de 7 anos de prisão de “WT” apontado como líder do C.V em MT
-
Cidades6 dias atrás
Número de vítimas sobe para oito em investigação contra vereador bolsonarista acusado de abuso sexual
-
Turismo6 dias atrás
Brasnorte marca presença na FIT Pantanal 2025, fortalece potencial turístico e avança no Eco e EtnoTurismo
-
Turismo7 dias atrás
Desenvolvimento turístico marca novo recorde com número de passageiros que desembarcaram na região Norte do Brasil
-
Turismo7 dias atrás
Secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo destaca crescimento do setor em palestra no Festival das Cataratas
-
Política Estadual6 dias atrás
Deputado Chico Guarnieri visita municípios do Araguaia