CUIABÁ

Profissionais de Odontologia da Saúde de Cuiabá anunciam em greve geral a partir de 22 de abril

Publicados

em

JB News

Da Redação

Os profissionais de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá decidiram, por maioria, deflagrar uma greve a partir do dia 22 de abril.

A assembleia geral que determinou a paralisação foi realizada na noite de quarta-feira, dia 10.

Os motivos da mobilização são melhores condições de trabalho, o pagamento do adicional de insalubridade em dia e a valorização profissional.

O sindicato também demanda a aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), bem como o pagamento do prêmio saúde.

O presidente do Sindicato dos Odontólogos de Mato Grosso, Leandro Ferreira Arruda, afirmou: “Por melhores condições de trabalho, insalubridade e valorização profissional”. A rede municipal conta com aproximadamente 290 odontólogos.

O estopim para a mobilização foi o atraso de uma semana no pagamento do adicional de insalubridade, que geralmente é quitado junto com o salário.

Esta greve segue a mobilização dos profissionais da Enfermagem, que entraram em greve na quarta-feira anterior, após uma assembleia realizada na semana anterior.

No último dia 28, cerca de 4,4 mil servidores da Saúde foram surpreendidos pelo não pagamento do adicional de insalubridade, devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que obrigava o município a regularizar seu pagamento até o dia 31 de março.

Leia Também:  Polícia frustra tentativa de roubo a agência bancária e prende três em Araputanga

A Prefeitura argumentou que não poderia pagar o benefício devido a essa condição do TAC.

No entanto, o Tribunal de Justiça homologou uma alteração no TAC, concedendo mais 90 dias para que o Município regularize a forma de pagamento.

Após essa homologação, a Prefeitura realizou o pagamento do adicional na última sexta-feira, dia 5.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Expediente na Prefeitura de Cuiabá será suspenso nesta quarta-feira (1º) em razão do feriado do Dia do Trabalhador

Publicados

em

Por

Em razão do feriado nacional de 1º de maio, data em que se celebra o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Cuiabá informa que o atendimento na administração pública municipal será suspenso nesta quarta-feira (01). O expediente no âmbito municipal será retomado na quinta-feira, 02 de maio, a partir das 8h. Serão mantidos apenas serviços essenciais, tais como saúde, segurança, coleta de lixo, manutenção da distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito, que permanecerão operacionais durante todo o feriado municipal, assegurando que não haja interrupções no atendimento à comunidade.

A Prefeitura de Cuiabá publicou na Gazeta Municipal, com data de 22 de dezembro de 2023, o Decreto 9.996/2023, que dispõe sobre as datas comemorativas em 2024. Estabelecimentos comerciais de rua e de shoppings centers da região metropolitana estarão com as portas fechadas.

Conforme a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) da capital e Várzea Grande, a data é uma das quatro durante o ano em que a convocação de colaboradores é vedada. As outras datas nas quais o comércio não tem expediente são: Dia da Confraternização Universal, Sexta-feira Santa e Natal. Bancos e órgãos públicos não funcionarão e apenas serviços essenciais como saúde, segurança pública, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água e energia, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Leia Também:  Polícia frustra tentativa de roubo a agência bancária e prende três em Araputanga

Contas de consumo como as de água, energia, telefone e os carnês que tiverem essa data como vencimento poderão ser pagas no próximo dia útil após o feriado. Já os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.

Com informações da Assessoria CDL/Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA