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Professores e equipe gestora do Estado debatem novas tecnologias nas aulas não presenciais em MT

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Professores e equipe gestora se reúnem para debater sobre novas tecnologias nas aulas não presenciais

O ponto principal do encontro foi o debate sobre como os professores estão trabalhando as aulas online o atendimento aos alunos na plataforma Microsoft Teams e pelo aplicativo WhatsApp

Adilson Rosa

Com informações Seduc MT

Foram respeitadas as normas de higienização das mãos, aferimento de temperatura corporal, uso de álcool em gel, uso de máscara, distanciamento de 2 metros – Foto por: Divulgação

Equipe gestora e profissionais da educação da Escola Estadual Senador Azeredo, no bairro do Porto, em Cuiabá, realizaram uma reunião pedagógica presencial para as devidas apresentações e esclarecimentos sobre as aulas não presenciais. Tanto os coordenadores pedagógicos como a maior parte dos professores são novos na unidade escolar.

A equipe gestora garante que não medirá esforços para melhorar o índice de aprendizagem da unidade escolar. O encontro ocorreu na sexta-feira (11) no período matutino, no pátio da escola e contou com representantes do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE).

Segundo o coordenador pedagógico Douglas Garin, a reunião ocorreu nas dependências da Escola Estadual para que a equipe gestora pudesse ter contato presencial com os professores.

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“Foi um momento de apresentação não só da nova equipe gestora como dos novos professores que compõem o corpo docente da escola. Embora tenhamos vários encontros individuais online, faltava esse encontro no coletivo”, destaca.

A coordenadora pedagógica Bruna Raquel Santos, acrescenta que a reunião foi importante, pois foram debatidos temas para o início do ano letivo não presencial. Como se trata de uma situação atípica, foram esclarecidos pontos como o fluxo de trabalho, a equipe fez uma orientação geral sobre a avaliação diagnóstica que todas as escolas estão realizando nesse período.

“O ponto principal da reunião foi o debate sobre como os professores estão trabalhando as aulas online o atendimento aos alunos na plataforma Microsoft Teams e pelo aplicativo WhatsApp. Traçamos estratégias para motivar e manter os alunos nos grupos das aulas online. Para os alunos sem acesso à internet, foram disponibilizados materiais impressos”, frisa.

Tecnologia

Douglas Garin destaca que, durante o encontro, foram debatidas questões do uso da tecnologia nos cursos de formação. Os participantes concluíram que as aulas não presenciais é uma situação nova tanto para os professores como para a equipe gestora.

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O diretor Handus Silva Freitas esclarece que alguns professores não participaram por ser grupo de risco ou licença saúde. Além disso foram respeitadas as normas de higienização das mãos, aferimento de temperatura corporal, uso de álcool em gel, uso de máscara, distanciamento de 2 metros.

Desafios

“Todos estão cientes dos desafios e dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19. Todavia, todos estão igualmente motivados e prontos para o enfretamento consciente, com responsabilidade e compromisso com a oferta de uma educação de qualidade”, assinala.

No entendimento da assessora pedagógica Suzana Rondon, a iniciativa da reunião presencial permitiu uma troca maior de saberes, o fortalecimento da parceria entre os pares, o esforço para cumprir as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“A atitude de organizar uma reunião presencial fortalece o compromisso da equipe gestora com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, com educação de qualidade, com nossos alunos que ainda encontram dificuldades para acompanhar as aulas não presenciais”, salienta. A EE Senador Azeredo tem 452 alunos matriculados no ensino fundamental do 1º ao 9º ano.

O coordenador Douglas, a coordenadora Bruna e o diretor Handus
Créditos: Divulgação
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EDUCAÇÃO

Pré-Enem Digit@l 2024 em Várzea Grande terá mais aulas durante a semana

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A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Várzea Grande, que está com 2.219 estudantes inscritos para o Pré-Enem Digit@l 2024, iniciou o projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com uma novidade este ano. A DRE ampliou as aulas com atividades presenciais e online de segunda-feira a sábado, além de plantão tira-dúvidas.

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação para Jovens e Adultos (EJA) inscritos são de 45 escolas espalhados em cinco municípios que contemplam a DRE, sendo 28 delas na cidade de Várzea Grande, três em Acorizal, quatro em Jangada e cinco em Nossa Senhora do Livramento e Poconé cada.

De acordo com a diretora regional de Educação, professora Maria Denise Souza Carvalho, em 2023 foram mais de 200 estudantes do polo aprovados apenas para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em diversos cursos. “A meta para a edição do Enem 2024 é chegarmos a 600 aprovações”, falou.

A responsável pelo Pré-Enem Digit@l da DRE, a professora técnica da Coordenadoria Pedagógica (Coped), Ana Carolina dos Santos, diz que teve o olhar sensível ao sugerir ampliar as aulas para cinco dias da semana e não apenas três, como em 2023.

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Ela contou que no ano passado as aulas aconteciam de acordo com o horário em que o professor tinha disponibilidade. Além disso, Ana percebeu que os jovens apresentaram interesse maior em aulas no período noturno.

“Atenderemos todos os dias os estudantes, com aulas online e presenciais. De segunda, quarta e sexta as aulas serão de forma online. Na terça, quinta-feira e sábado as aulas serão presenciais em uma escola polo. Isso nos mostrou que quando o estudante possui um local como referência para estudar, o aproveitamento no ensino é muito melhor”, explicou.

Para nenhum inscrito ficar sem participar das aulas, a DRE do polo Várzea Grande optou por realizar todos os aulões no período noturno, sendo online ou presencial. No formato presencial, as aulas ocorrerão na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Várzea Grande, a partir da próxima quarta-feira (16.04). Também haverá aulões nos quatro municípios que contemplam a diretoria regional, sendo o primeiro em Poconé no dia 4 de maio.

“Decidimos realizar todos os dias as aulas por que eu, como professora, acredito no potencial dos nossos estudantes, tenho por missão proporcionar a melhor forma de aprendizado a eles. Nas lives estamos tendo respostas positivas, estamos tendo participação deles. Isso é muito gratificante. A meta esse ano é alcançar 600 aprovados”, finalizou Ana.

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Pré-Enem Digit@l MT

A Seduc deu o pontapé inicial no Pré-Enem Digit@l 2024, no dia 23 de março, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a presença de mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino. Na oportunidade, foi entregue para cada estudante o kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios e simulados.

Este ano, em Mato Grosso, foram 17 mil estudantes inscritos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

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