CUIABÁ

Procura diminui e pontos de testagem nas unidades odontológicas irão funcionar somente até sexta-feira (5)

Publicados

em

Nesta sexta-feira (05) será o último dia de funcionamento dos quatro pontos temporários de testagem que a Secretaria Municipal de Saúde – SMS abriu em unidades odontológicas do município. Durante um mês o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, a Clínica Odontológica do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III funcionaram exclusivamente para a realização de testes rápidos de Covid-19.

“Com a enorme procura por testes tanto nas unidades básicas de saúde, quanto nas UPAs e Policlínicas, fizemos uma força-tarefa e adaptamos estes locais de atendimento odontológico para ajudar a desafogar a rede de saúde municipal. Tivemos um apoio importantíssimo dos dentistas, que fizeram a testagem dos pacientes e aqueles que tiveram resultados positivos ou eram sintomáticos passaram por atendimento médico, disponibilizado no próprio local. Essa união de esforços foi essencial durante esta nova onda de casos de Covid-19, pois auxiliou a diminuir a quantidade de pessoas nas outras unidades”, comentou Marcel Lemos, coordenador técnico de Ações Básicas.

Leia Também:  China: autoridades arromabam casas à procura de casos de covid-19

A equipe técnica da SMS decidiu fechar os pontos de testagem ao analisar a queda gradual na procura por testes. “Começamos as atividades de testagem nesses locais no dia 05 de julho. Nesta primeira semana, realizamos 1310 testes nos quatro novos pontos de testagem. Na semana de 11 a 15 de julho, foram 1475. Entre 18 e 22 de julho fizemos praticamente a metade da semana anterior, com 713 testes e na semana de 25 a 29 de julho foram 354. Observamos essa queda não apenas nestes locais, mas em todas as unidades Básicas e Secundárias, por isso chegamos à conclusão que não temos mais necessidade de manter estes 4 pontos de testagens abertos”, explicou o coordenador. Sendo assim, a partir da próxima segunda-feira (08), o CEO Dom Aquino, o CEO Osmar Cabral, a Clínica Odontológica do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III voltarão às atividades normais, com atendimento exclusivamente odontológico.

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu imensamente toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pelo empenho no enfrentamento à pandemia. “Novamente tivemos uma grande onda de casos de Covid, mas felizmente dessa vez a imensa maioria foi leve. Não posso deixar de agradecer aos nossos aguerridos guerreiros da Secretaria de Saúde, que mais uma vez não mediram esforços para atender a população da maneira mais ágil possível. Estamos vencendo a guerra contra Covid, e vocês foram primordiais nessa luta”, finalizou Pinheiro.

Leia Também:  SORP notifica bares e distribuidoras por irregularidades em alvarás de funcionamento e sanitário e poluição sonora

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

Publicados

em

Por

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.

A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.

Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.

Leia Também:  SORP notifica bares e distribuidoras por irregularidades em alvarás de funcionamento e sanitário e poluição sonora

A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.

A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.

“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Leia Também:  Ibovespa atinge 101 mil pontos e dólar cai após Fed reajustar juros

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA