Arquivos JB News 10 Anos

Procon/VG combate empréstimos abusivos

Publicados

em

 

Objetivo é alertar e conscientizar os idosos sobre os riscos de contratar empréstimos

Com a finalidade de alertar e conscientizar idosos sobre os riscos de contratar empréstimos, bem como orientar a ficar atento aos contratos assinados, ofertas por telefone e como proceder em caso de irregularidades, o Procon Municipal de Várzea Grande adere ação conjunta de Procons de todo Brasil no alerta sobre os riscos dos empréstimos abusivos a esta categoria vulnerável.

“O consumidor idoso é uma vítima das estratégias predatórias do mercado de consumo. Sua fragilidade é um atrativo para fornecedores que buscam novos clientes e, consequentemente, mais lucro, sem, contudo, observar se o consumidor está compreendendo o caráter oneroso do contrato, assim como os encargos ali existentes, em consequência destas manobras é que o Procon/VG emite o alerta, na Semana do Idoso”, disse a coordenadora do Procon/VG, Carolina Moreira.

Conforme ainda a coordenadora, Carolina Moreira, a iniciativa à campanha nacional de fiscalização alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, é da  Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e Procons de todo país. “Mais de 200 órgãos de defesa do consumidor realizaram ações dentro da programação do “Dia D”, voltada à população que é alvo de assédio recorrente, com publicidades abusivas por parte das empresas que concedem empréstimo consignado”.

Leia Também:  Amistosos abrem Campeonato Cuiabano de Futebol Amador

A coordenadora disse que a ação visa orientar a população idosa sobre os riscos nas transações bancárias, para que não caiam em golpes e afins. “O público alvo é a pessoa idosa, constante vítima dos correspondentes financeiros e bancários, que muitas vezes, somente meses após a contratação do empréstimo sentem os prejuízos financeiros”, frisa.

Carolina explica ainda sobre a facilidade da obtenção de crédito pelos consumidores e principalmente pelos idosos. “Hoje em dia é muito fácil obter crédito, fazer diversas compras e ter vários cartões de crédito. O tempo todo somos abordados por bancos, financeiras, vendedores, telefonemas, cartas, contatos por e-mails, mensagens de celular e até telas de caixas eletrônicos. Tudo isso oferecendo um crédito fácil, além de empréstimos consignados. Os idosos são os principais alvos, por serem mais frágeis e por isso, precisam tomar cuidados com estas armadilhas”, orienta.

A coordenadora alerta que o idoso, mesmo sendo demasiadamente vulnerável, pode encontrar no empréstimo consignado a única saída de uma crise financeira existente em sua vida. “É importante que se tenha o devido cuidado no ato da contratação para evitar a aquisição de dívidas incompatíveis com sua condição financeira. O crédito consignado pode consumir até 30% dos vencimentos do idoso. Sendo assim, terá recursos financeiros para se manter com dignidade”, sublinha. 

Leia Também:  Ministério de Minas e Energia assina termo de cooperação técnica para testes de biodiesel em motores

Conforme informações do Procon Estadual, pessoas acima de 60 anos já representam praticamente 24% do público atendido presencialmente pelo Procon-MT em 2019. Entre os problemas reclamados estão os empréstimos e o chamado “cartão de crédito consignado”, que é um cartão de crédito cujo valor mínimo da fatura é descontado diretamente do salário líquido ou benefício do INSS.

O Procon-VG, alerta idosos sobre essa modalidade de crédito. “Normalmente aposentados e servidores públicos, são os principais alvos do cartão de crédito consignado, esse grupo deve ficar atento aos seguintes itens antes de assinar a proposta: indicação do número de parcelas a pagar; data de início e de término das prestações; custo efetivo com e sem a incidência de juros; se os juros cobrados estão dentro do limite estipulado pelo INSS de 3% ao mês”, explicou a coordenadora.

Os idosos que sentirem lesados com essas opções de crédito disponível podem procurar o Procon/VG, que está localizado na Avenida Castelo Branco, nº 2.500, Bairro Água Limpa, Paço Couto Magalhães. Os números de telefone de contato são (65) 3692-2476 / (65) 3682-3054.

Por: Cláudia Joséh 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Cuiabá investe R$ 6 mi em reformas de escolas

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA