Arquivos JB News 10 Anos

Prevenção também passa por alimentação saudável, diz nutricionista

Publicados

em

 

No mês de alerta ao câncer de mama é importante entender que uma dieta equilibrada reflete em mais saúde

 

 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2019 cerca de 59.700 pessoas tenham câncer de mama no Brasil. No caso de Mato Grosso, conforme o mesmo levantamento, seriam cerca de 680 pessoas atingidas pela doença, que é mais comum entre mulheres, mas chega a acometer 1% dos homens em todo o país.

 

Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o tipo mais comum da doença: em 2016, conforme o Inca, 16.069 mulheres morreram, o que indica 15,4 óbitos por 100 mil mulheres no país. O número é crescente. Entre 1980 e 2016, as taxas padronizadas de mortalidade por este tipo de câncer variaram de 9,2 óbitos a 12,4 óbitos por 100 mil mulheres, o que representa um aumento de 33,6% em 35 anos.

 

Mas, há medidas de prevenção e elas são as de maior impacto. Criada há mais de duas décadas, a campanha Outubro Rosa é uma destas ações. Além disso, o Inca sugere que hábitos preventivos e saudáveis podem evitar cerca de 30% dos diagnósticos.

Leia Também:  Catadores de recicláveis ganham caminhão como prêmio após intervenção

 

Dentre estes hábitos, a prática de atividades físicas, evitar o uso de hormônios sintéticos e alimentar-se de forma saudável são umas das principais.

 

“Uma alimentação balanceada é sempre importante para a saúde de forma geral, mas, no caso da prevenção do câncer, alguns alimentos podem ter uma função anticarcinogênica (agentes que reduzem a frequência ou a taxa de tumores espontâneos). O brócolis, por exemplo, é um deles. Frutas como abacaxi, laranja e limão, são ricas em vitamina C e atuam como antioxidantes, que tem como papel principal proteger as células contra os radicais livres”, afirma a nutricionista Iara Gamboa de Oliveira, da rede de supermercados mato-grossenses Casa Aurora.

 

A profissional também destaca a ingestão de frutas vermelhas, como acerola, amora, morango e framboesa, que tem atuação antioxidante; alimentos ricos em carotenoides, da cor alaranjada como cenoura, manga, abóbora; além de peixes, que são fonte de ômega 3; cereais integrais, que tem fibras que reduzem o estrogênio biotivo no sangue; e castanha do Brasil, fonte de selênio, que inibe a angiogênese.

Leia Também:  04 menores são apreendidos após um roubo de moto

 

O QUE EVITAR – A nutricionista Iara Gamboa de Oliveira afirma que, além de preferir alimentos saudáveis, é preciso também evitar outros. “Carnes vermelhas em excesso, embutidos, fast foods, frituras e industrializados estão entre os vilões da alimentação. Assim, ao evitar o consumo destes alimentos e escolher comer aqueles com mais características positivas, o caminho já estará pavimentado para uma vida mais equilibrada”, diz.

 

CASA AURORA – A rede de supermercados possui cinco unidades no Norte de Mato Grosso, sendo dois em Sinop, um em Matupá, um em Sorriso e um em Guarantã do Norte. Mais informações: http://casaaurora.com.br ou instagram.com/casaaurorasupermercados.

 

ZF PRESS – A ZF Press faz a assessoria de imprensa da Casa Aurora. Mais informações, entre em contato pelos telefones (65) 3046-5000 ou (65) 98119-6931. 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Catadores de recicláveis ganham caminhão como prêmio após intervenção

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA