Destaque
Presidente do TCE-MT destaca conquista para desenvolvimento da região de Chapada dos Guimarães com liberação das obras no Portão do Infern

A emissão da licença ambiental pelo Ibama foi anunciada pelo governador Mauro Mendes nesta sexta-feira (28).
Crédito: Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
Inspeção realizada pelo TCE-MT no Portão do Inferno. Clique aqui para ampliar.
|
Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o conselheiro Sérgio Ricardo destacou a conquista para o desenvolvimento da região de Chapada dos Guimarães com a liberação das obras no Portão do Inferno por parte do Ibama, anunciada nesta sexta-feira (28) pelo governador Mauro Mendes.
“Essa obra de retaludamento, que consiste na retirada das encostas do Portão do Inferno para zerar os deslizamentos e permitir um novo traçado na rodovia, é uma solução definitiva para o problema nesse trecho da MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães”, salientou o presidente.
Sérgio Ricardo acrescentou que a medida vai representar um novo momento para região. “Chapada está sofrendo desde que começaram os deslizamentos, em dezembro do ano passado, centenas de pessoas foram demitidas, o comércio fechou. Tenho a convicção de que, com essa obra e outras ações que estão em andamento, vamos mudar esse cenário e construir um novo momento para todos que dependem dessa estrada, que funciona como um dos maiores corredores comerciais para o desenvolvimento do nosso estado, interligando várias cidades produtoras das Regiões Sul e Sudeste, e que é fundamental para o deslocamento de milhares de pessoas que moram no seu entorno, em especial para aquelas que precisam buscar a Capital.”
O presidente também fez questão de parabenizar o governador Mauro Mendes, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pela iniciativa e pelo trabalho realizado. “Conheci a proposta que foi protocolada junto ao ICMBIO ainda em março e posso afirmar que é a solução mais viável, mais rápida e mais barata. Quero realçar também a importância da iniciativa do governo de já estar trabalhando na duplicação da MT-251, uma vez que o projeto já está quase pronto na Sinfra e muito em breve será encaminhado para análise da Sema. Portanto, também acredito que nos próximos meses teremos o início da duplicação da estrada Cuiabá-Chapada.”
Há meses sob situação de emergência, com tráfego de veículos controlados, os problemas da rodovia têm causado transtorno aos viajantes e, principalmente, para moradores e comerciantes da cidade. Diante disso, já em dezembro, Sérgio Ricardo iniciou um movimento por alternativas junto ao Estado, especialistas e a bancada federal.
Em reunião com o senador Jayme Campos e o deputado estadual Júlio Campos, destacou o resultado de relatórios técnicos que apontaram a possibilidade de grandes desmoronamentos no trecho do Portão do Inferno. “Também encaminhamos cópia do relatório ao Tribunal de Contas da União e depois para todas as demais autoridades, para que todo mundo se sinta responsável pela situação, porque todos nós somos responsáveis”, afirmou o conselheiro.
No dia 12 de janeiro, o presidente coordenou inspeção no local. Acompanhado de técnicos e autoridades, defendeu a desinterdição segura do tráfego de veículos leves para garantir a retomada do abastecimento de Chapada e a continuidade das atividades econômicas de toda a região. Propôs ainda a criação de uma Comissão de Gestão de Riscos de Desabamentos e cobrou a adoção de medidas urgentes, como a elaboração de um plano de ação e a destinação de recursos para ações de prevenção.
O trabalho reuniu representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), dentre outros, que debateram soluções para a via. Todo esse esforço teve continuidade em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no dia 19 de janeiro.
A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo Governo de Mato Grosso. No entanto, todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal. A Sinfra-MT fez a licitação emergencial para execução da obra retaludamento, no valor de R$ 29, 5 milhões, o contrato foi assinado, assim como a ordem de serviço, e faltava apenas a liberação por parte dos órgãos ambientas. Agora, com a emissão da licença ambiental, as obras devem começar já nos próximos dias.

Destaque
Bebê de adolescente assassinada é entregue à avó após alta hospitalar

JB News
Por Alisson Gonçalves
A pequena Liara, filha da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos, brutalmente assassinada em Várzea Grande, foi entregue à avó, Ana Paula Azevedo, após receber alta da maternidade do Hospital Santa Helena.
A recém-nascida, que veio ao mundo com 2,8 kg e 48 cm, já passou por exames e vacinação e agora está sob os cuidados da família materna.
A mãe de Emelly, que agora assume o papel de guardiã da neta, descreveu o momento como uma mistura de dor e felicidade.
“Está sendo muito difícil, porque tudo o que a bebê tem me lembra a Emelly. O enxoval que ela preparou com tanto carinho. Foi uma vida pela outra”, desabafou Ana Paula em entrevista ao programa Cadeia Neles.
Devido às circunstâncias da morte da jovem, a avó decidiu preparar um novo quarto para a neta, tentando oferecer-lhe um ambiente acolhedor.
“Estou montando toda uma decoração, porque é o mínimo que eu posso fazer. Ela não merecia crescer sem a mãe, e a mãe não merecia ficar sem a filha”, afirmou, emocionada.
Liara passou seu primeiro fim de semana cercada por familiares, mas a tragédia deixou marcas profundas na família, que vive agora sob tensão e receio. “Estamos vivendo um momento de pânico. Então, não está sendo fácil”, revelou Ana Paula.
Emelly saiu de casa no bairro Eldorado, em Várzea Grande, na manhã do dia 12 de março, informando que iria buscar doações de roupas em Cuiabá. Horas depois, uma mulher apareceu no hospital alegando ter dado à luz em casa.
Porém, exames médicos confirmaram que ela não havia passado por uma gestação.
A Polícia Militar foi acionada e descobriu que Emelly estava desaparecida. No dia seguinte, o corpo da adolescente foi encontrado enterrado em uma cova rasa no quintal de uma casa no Jardim Florianópolis, em Cuiabá.
A vítima estava com mãos e pés amarrados, sacolas na cabeça e uma grave lesão no pescoço. O mais chocante: havia um corte em formato de “T” em sua barriga, sinalizando que a bebê havia sido retirada de seu ventre.
Após investigações, a Polícia Civil prendeu Nataly Helen Martins Pereira, de 25 anos, responsável pelo crime brutal.
Além dela, três outras pessoas foram detidas, incluindo o casal que levou a bebê ao hospital.
A crueldade do assassinato gerou comoção e revolta. Autoridades cobram punições severas, e o caso segue em investigação.
Enquanto isso, a pequena Liara inicia sua vida cercada pelo amor da avó e dos familiares, que buscam forças para seguir em frente após a tragédia.
-
Cidades5 dias atrás
Prefeito de Sinop anuncia fim do casamento nas redes sociais
-
Policial4 dias atrás
Policia encontra corpo de Emilly de 16 anos grávida de nove meses enterrada no quintal de casal que tentou registrar bebê recém nascido em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Pé-de-Meia X Pé-de-Meia Licenciaturas: qual a diferença?
-
Cidades5 dias atrás
Protesto em Várzea Grande: moradores bloqueiam ruas e denunciam abandono do bairro Carrapicho
-
CUIABÁ5 dias atrás
Justiça atende pedido que pode descongelar votos de Nicássio do Juca, e mudar a composição na Câmara de Cuiabá
-
CUIABÁ4 dias atrás
Samantha Iris defende veto a merenda para servidores e critica parlamentares: “Silêncio no corte do café”
-
Policial5 dias atrás
Forças de segurança realizam megaoperação contra facções criminosas em MT
-
POLITICA5 dias atrás
Pivetta reforça otimismo para 2026, e diz que não vai se meter na decisão do União Brasil entre apoiar Jayme ou ele “Eles devem se acertar, e eu não vou entrar nesse mérito”