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Presidente da Academia Mato-grossense de Letras lança livro de poesia contemplado em seleção pública da Secel

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A presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e escritora Luciene Carvalho lança seu novo livro de poesia, intitulado “Saranzal”, nesta terça-feira (19.11), às 19h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A obra foi uma das contempladas pelo edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“A Secel fomentou e vem fomentando a iniciativa literária e é muito importante esse caminho onde a gente tenha as várias demandas da literatura contempladas, até porque existe um grupo que vêm produzindo há muito tempo, então é necessária essa valorização”, ressalta Luciene Carvalho.

A escritora aponta que as poesias são influenciadas por momentos da pandemia e a pós-pandemia de coronavírus, assim como por reflexões sobre a morte do seu pai, questão nunca abordada em nenhum de seus livros.

“Neste ano, faz 50 anos da morte dele e, pela primeira vez, eu trouxe um conteúdo sobre a presença afetiva do meu pai na minha poesia e na minha vida, então eu digo que, neste livro, fluiu intensamente minha relação com meu público”, explica.

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No lançamento de Saranzal, evento que integra o Quilombo Poético, o público poderá vivenciar uma performance teatral e literária, onde Luciene, também diretora de teatro, trará elementos da oralidade e da poesia encenada.

O evento reflete a contemporaneidade e a conexão entre o passado e o presente de Luciene, que, prestes a completar 60 anos, explora suas memórias pessoais e coletivas com uma nova voz. “Esse evento vai falar da preta, da mulher periférica, da mulher pobre, da mulher poeta e da diretora de teatro”, diz.

Luciene é considerada a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil, ocupando a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras. Sua primeira obra foi publicada em 1994 e, durante a sua trajetória como escritora, foi contemplada por diversos prêmios.

Edital de Literatura

O Edital Estevão de Mendonça foi lançado, em 2022, para fomentar a criação e publicação, em formato impresso e digital, de obras literárias e projetos de incentivo à leitura. Ao todo ocorreu um investimento de R$ 2 milhões em 73 propostas culturais, distribuídas em diversas categorias como obras do gênero adulto, infantojuvenil, infantis e também propostas de fomento à leitura e a criação.

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Serviço:

Lançamento do livro “Saranzal” de Luciene Carvalho
Local: Palácio da Instrução, Cuiabá
Data: 19 de novembro de 2024
Horário:19h

Clique aqui para adquirir o livro

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

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Estudantes do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos participam de mostra de trabalhos pedagógicos

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Cerca de 340 das 900 pessoas que cumprem pena no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, e estudam na sala anexa da Escola Estadual Luis Pedroso da Silva participaram, nesta terça-feira (03.11), da 1ª Mostra de Trabalhos Pedagógicos. Todos os materiais foram produzidos durante o ano letivo de 2024.

De acordo com Rodolpho Lugato, representante do Núcleo de Educação Socioeducativo e Prisional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o evento demonstra o poder transformador da educação no sistema prisional e evidencia a importância da educação na ressocialização dos detentos e no processo de reintegração à sociedade.

Durante a mostra, os reeducandos apresentaram banners, trabalhos manuais, artesanatos e pesquisas científicas criadas em sala de aula ao longo do ano.

O diretor substituto do Centro de Ressocialização, Adriano Francicane, destacou a relevância das ações educacionais no sistema prisional. “A educação e o trabalho no processo de ressocialização são fundamentais. São essas ações que preparam o reeducando para a reintegração à sociedade. A mostra é uma forma de celebrar esse esforço coletivo, que traz uma nova chance para muitos alunos”, disse Adriano.

Diversos reeducandos participaram ativamente da exposição e suas histórias de superação mostram o poder da educação como ferramenta de mudança. Entre eles, J.R, de 42 anos, que está cursando o 1º ano do Ensino Médio, compartilhou sua experiência: “Estou recuperando o tempo perdido, estudando e aprendendo o que não tive oportunidade antes. Vou mudar a minha vida”, afirmou, ao mostrar parte do seu trabalho em pintura e artesanato.

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Outro aluno, V.G, de 24 anos, que está no 8º ano do Ensino Fundamental, falou sobre o trabalho que desenvolveu com sua turma. “Fizemos várias atividades, como a confecção de sacolas em formato de urso, além de bijuterias. Também trabalhamos com reciclagem, criando projetos como sacolas feitas de materiais reaproveitados. A ideia é usar esse aprendizado para, no futuro, buscarmos um caminho como empreendedor”, contou Vitor.


Rayane Alves

A diretora adjunta da Diretoria Regional de Educação Metropolitana (DRE), Alessandra Aparecida da Silva, também prestigiou o evento e parabenizou os reeducandos e professores. “É uma honra participar deste evento. Ver os trabalhos belíssimos feitos pelos alunos é um testemunho do comprometimento e da dedicação. A educação é essencial para a transformação de vidas. O que importa não é a redução da pena, mas a aquisição de conhecimento, que prepara esses alunos para uma vida melhor”, afirmou.

A professora Cláudia Miranda, responsável pela área de Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), também compartilhou um pouco do processo pedagógico envolvido nos trabalhos. Ela pontuou que um dos projetos foi sobre a formação do povo brasileiro, onde os alunos criaram uma maquete representando a chegada dos portugueses e o encontro com os indígenas.

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“Além disso, os reeducandos desenvolveram uma fábrica de manilhas e um projeto de reciclagem, trabalhando habilidades práticas que podem ser aplicadas na vida fora do sistema prisional. Esses projetos visam não apenas o conhecimento teórico, mas a aplicação prática, mostrando aos alunos que é possível criar oportunidades de trabalho e desenvolvimento, mesmo dentro do sistema prisional”, concluiu Cláudia.

A diretora da escola Selma Gonçalves enfatizou o impacto positivo da educação no futuro dos reeducandos. “A educação dentro da prisão não só oferece o conhecimento necessário para a reintegração, mas também ajuda a refletir sobre suas ações e mudanças de comportamento. Aqui, eles têm a oportunidade de repensar o futuro e seguir um caminho mais positivo quando saírem”, finalizou.


Rayane Alves

Fonte: Governo MT – MT

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