CUIABÁ

Prefeitura testa robô que desentope bueiros na região da Prainha

Publicados

em

Durante as comemorações dos 306 anos de Cuiabá, nesta terça-feira (8), o prefeito Abilio Brunini apresentou uma nova tecnologia que pode ajudar a combater alagamentos na capital. Trata-se de um robô de inspeção e limpeza de redes pluviais, que está sendo testado pela prefeitura por uma semana.

A demonstração foi feita dentro do mutirão de limpeza promovido no aniversário da cidade. Um novo teste será feito na região da Prainha, no centro de Cuiabá, hoje às 14h, área que historicamente apresenta uma série de alagamentos.

A empresa responsável está apresentando a tecnologia sem custos durante esse período de testes. Caso os resultados sejam satisfatórios, a gestão municipal deve aderir a uma ata de registro de preços já utilizada por outras cidades para contratar os serviços.

“A empresa veio apresentar o trabalho dela. Estamos testando por sete dias e, se os resultados forem bons e o preço continuar sendo o menor, a gente pode fazer a adesão da ata. Não queremos contratar no escuro. Antes, precisamos saber a qualidade do serviço”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam o falecimento da servidora Francisca da Silva

A tecnologia permite identificar com precisão obstruções, rachaduras e ligações clandestinas na tubulação, com auxílio de robôs, drones e caminhões de alta pressão. Segundo Thiago Simmonds, técnico da Goldman, o procedimento começa com a limpeza das redes, para só então o robô realizar a inspeção detalhada.

“É uma inspeção robotizada. Conseguimos detectar entupimentos e anomalias com exatidão de metros. Depois disso, entregamos o relatório para que a prefeitura realize os reparos”, explicou Simmonds.

Abilio destacou que a tecnologia já é usada há mais de um ano em outras cidades e pode ser essencial para Cuiabá: “Quando chove, a cidade alaga. Esse robô vai ajudar a resolver o problema, limpando bocas de lobo e desentupindo os tubos com precisão e eficiência”.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito ao lado do novo diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, apresentando o robô para a imprensa, durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (8).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Ranalli homenageia policiais do BOPE por resgate de reféns no Distrito da Guia

Publicados

em

Por

30/04/2025
Ranalli homenageia policiais do BOPE por resgate de reféns no Distrito da Guia

Antoniel Pontes – assessoria Vereador Rafael Ranalli&nbsp

O vereador Rafael Ranalli (PL) entregou uma moção de aplausos aos militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que atuaram na negociação e libertação de uma mulher e uma criança mantidas reféns no Distrito da Guia, em Cuiabá, no fim de março. A ação resultou na prisão em flagrante do sequestrador, acusado de sequestro e cárcere privado.
Foram homenageados o Capitão Juliano da Costa Lima Pazeto, a 2ª Sargento Patrícia Castro de Souza Queiroz, os 3º Sargentos Douglas William Artiaga e Sávio Felix de Oliveira, além do Soldado Leandro Figueiredo Barbosa de Araújo.
Durante a entrega da honraria, Ranalli ressaltou a importância do reconhecimento às forças de segurança.&nbsp
“Precisamos defender todas as operações policiais. Precisamos, todos os dias, lembrar de quem são os heróis. Todas as minhas honrarias a estes heróis de fato”, declarou o parlamentar, que também criticou posicionamentos ideológicos que, segundo ele, deslegitimam a atuação das forças policiais.
Desde o início do mandato, o vereador já concedeu moções de aplausos a 52 militares envolvidos em ações de enfrentamento à criminalidade em Cuiabá. Entre elas, homenagens a policiais que participaram da perseguição e neutralização de um dos cúmplices na fuga do assassino do 3º Sargento da PM Odenil Alves Pedroso, morto em frente à UPA Morada do Ouro.
Também recebeu moção de aplausos o Tenente-Coronel Otoniel Gonçalves Pinto, em reconhecimento ao trabalho de combate à criminalidade na capital.
Ranalli, que assumiu interinamente uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2024, foi autor da proposta conhecida como “Lei do Abate”, que previa concessão de honrarias a agentes de segurança que neutralizassem criminosos em legítima defesa.
Na semana passada, a Câmara de Cuiabá aprovou a criação da Comenda Sargento Odenil Alves, destinada a condecorar agentes de segurança pública que, durante o exercício de suas funções, agirem em legítima defesa e garantirem a integridade da população.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  CPI do Estacionamento Rotativo quer ouvir atual secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA