CUIABÁ
Prefeitura e MP discutem soluções conjuntas para o planejamento urbano

A Prefeitura de Cuiabá conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso nas definições que envolvem o planejamento urbano da cidade. As tratativas em torno do assunto foram lideradas pelo prefeito Abilio Brunini em reunião realizada nesta semana, no Palácio Alencastro, com a presença do procurador do MPE, Carlos Eduardo Silva, do secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, José Afonso Portocarrero, do secretário adjunto de Planejamento Urbano (IPDU), José Antônio Lemos e do secretário adjunto de Meio Ambiente, Valdemir Piazza Topanoti.
Além do planejamento da cidade, também foram abordadas outras necessidades que dependem de uma relação mais próxima com o MP, especialmente por conta da preservação das áreas verdes, áreas de preservação e dos estudos que envolvem o Plano Diretor.
“O procurador, assim como nós, está preocupado com o Plano Diretor, em dar continuidade aos estudos que ficaram durante algum tempo represados e que a gente está novamente abrindo a discussão através do IPDU. Estamos finalizando as tratativas sobre a metodologia do trabalho e como será o desenvolvimento das pesquisas para podermos avançar com a maior brevidade possível, porque já está muito tempo parado”, frisou o secretário Portocarrero.
O IPDU tem a responsabilidade de desenvolver e discutir o perímetro urbano, entre outros pontos. Essas diretrizes precisam ser adequadas considerando a capital dos dias atuais.
“Antigamente, o conceito do Plano Diretor era de que a cidade teria que crescer para dentro, ocupando os vazios existentes dentro do perímetro urbano. Mas, agora percebeu-se que o perímetro foi ampliado em outras direções, como por exemplo, na direção do Distrito de Sucuri, que emendou com a cidade. Então, são novos desenhos desse perímetro urbano que vamos ter que rever e discutir novamente”, explicou o secretário Portocarrero.
O procurador sugeriu que dentro desse novo desenvolvimento do Plano Diretor haja um capítulo específico para o Centro Histórico de Cuiabá. E a Prefeitura de Cuiabá já está trabalhando nisso.
“Quer dizer que cotidianamente teremos uma coordenadoria da nossa Secretaria trabalhando, mantendo contato, avançando, vendo tudo que está acontecendo para que se estabeleça concretamente. Não é um projeto que você faz e entrega depois não acontece. Tem muita parceria se apresentando voluntariamente, as pessoas estão vindo e buscado contato conosco e com o prefeito Abilio, propondo sugestões, se manifestando, querendo apoiar, oferecendo ajuda. Temos boas perspectivas que vão alavancar diretamente o Centro Histórico”, disse Portocarrero.
O procurador do Ministério Público, Carlos Eduardo Silva, saiu satisfeito da reunião, tendo em vista que ambos, Prefeitura de Cuiabá e MPE, se preocupam com a organização da cidade. “E a reunião com o prefeito foi justamente para trabalhar, alinhar algumas questões relacionadas a planejamento urbano, alguns temas que tangenciam tanto o Ministério Público como a Prefeitura de Cuiabá, e a ideia é que a gente possa ter uma agenda em comum para poder enfrentar esses desafios para a organização da cidade”.
Planejamento urbano, plano diretor, plano de arborização, um plano de mobilidade urbana, que são instrumentos importantes no planejamento da cidade, seguem sob discussão.
“É, sem dúvidas, uma parceria harmoniosa e quem ganha com isso é a sociedade. A preocupação nossa é com o interesse público, em organizar, tornar a Cuiabá uma cidade melhor, trazer bem-estar para a população”, destacou.
#PraCegoVer
A foto retrata parte do gabinete do prefeito Abilio Brunini onde aconteceu a reunião com representante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável. Oito pessoas participam das discussões, entre elas o prefeito de Cuiabá, sentados em volta de uma mesa. Sobre a mesa há um mapa da cidade e na parede, ao fundo, televisores exibem imagens de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Cuiabá intensifica ações e conscientização contra a tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, inicia nesta segunda-feira (24), a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, com uma série de ações voltadas para a conscientização, prevenção e combate à doença. O evento, que segue até o dia 28 de março de 2025, terá sua abertura na Unidade de Saúde da Família (USF) Pico do Amor.
A iniciativa faz parte do calendário do Mês de Combate à Tuberculose, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose em 24 de março. O objetivo da semana é alertar a população sobre a gravidade da tuberculose, incentivar a busca ativa de casos e reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Entre as atividades previstas, destaca-se a avaliação de contatos de pacientes em tratamento da tuberculose. Para isso, nos dias 24 (segunda-feira) e 27 (quinta-feira), serão realizadas a aplicação e a leitura da Prova Tuberculínica (PT – PPD) na USF Pico do Amor, nos períodos matutino e vespertino. O exame será conduzido pelas enfermeiras Carolina Carvalho da Silva e Priscila Weigert Duarte, da USF Parque Atalaia 1.
Além disso, outras ações previstas para a semana incluem:
✔ Campanhas de conscientização sobre prevenção e tratamento da tuberculose;
✔ Busca ativa de casos suspeitos, para identificar e tratar novos pacientes;
✔ Webinários e atividades educativas, ampliando o acesso à informação sobre a doença.
Cada unidade de saúde terá liberdade para programar suas atividades conforme a demanda local, sob a coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.
A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Catarina Célia Araújo de Amorim, reforçou a importância da mobilização e destacou o compromisso da gestão com o enfrentamento da doença.
“A tuberculose é uma doença séria, mas que tem cura quando diagnosticada e tratada corretamente. Nosso objetivo com esta semana de mobilização é levar informação à população, estimular a detecção precoce dos casos e garantir que todos os pacientes tenham acesso ao tratamento gratuito e contínuo na rede pública. Contamos com o envolvimento de nossas equipes de saúde para fortalecer essa luta e reduzir a incidência da tuberculose em Cuiabá”, afirmou Catarina.
Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, sendo causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). A transmissão ocorre pelo ar, através da inalação de gotículas expelidas por uma pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar.
Dados importantes sobre a tuberculose:
A doença pode acometer outros órgãos e sistemas do corpo;
É considerada o assassino infeccioso mais mortal do mundo;
No Brasil, prevenção, diagnóstico e tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS; O tratamento é prolongado, mas eficaz, e deve ser seguido corretamente para evitar a resistência bacteriana.
A Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose reforça o compromisso das autoridades de saúde na eliminação da doença e incentiva a população a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como tosse persistente, febre, suores noturnos e emagrecimento.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma enfermeira usando luvas azuis realizando um exame em uma paciente. O atendimento acontece dentro de um consultório médico.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Policial4 dias atrás
Dois suspeitos morrem durante Operação contra crime Organizado em Cuiabá
-
CULTURA6 dias atrás
Mãe de Emilly não acredita que o homicídio tenha sido cometido apenas por Nataly, e exige justiça
-
Cidades7 dias atrás
Policial militar é encontrado com tiro na cabeça não resiste e morre em hospital interior de MT
-
CUIABÁ4 dias atrás
Homem invade residência e mantém mulher refém com faca no pescoço em Cuiabá
-
Entretenimento5 dias atrás
Banda de MT, Unpunked Sound lança single de novo álbum; ouça
-
Policial4 dias atrás
Pastor de igreja no Pedra 90, é alvo da PC em operação contra extorsão de comerciantes em Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial6 dias atrás
Politec investigará filhos de Nataly Helen para confirmar relação biológica
-
Destaque5 dias atrás
TCE-MT aponta direito de servidores à devolução de contribuição previdenciária cobrada indevidamente