Arquivos JB News 10 Anos

Prefeitura e Marinha entregam monumentos históricos para Cuiabá

Publicados

em

 

Todas as entregas fazem parte do pacote de comemoração dos 300 anos de Cuiabá

ANDRESSA SALES 

A Prefeitura de Cuiabá e a Marinha do Brasil realizaram nesta terça-feira (28), três atos em homenagem e retribuição a conexão com a cidade de Corumbá (MS).

A primeira entrega foi do monumento histórico em formato de viola de cocho em alusão a ligação Cuiabá com a “Cidade Branca”. Em seguida, a Praça Luís de Albuquerque, na região do porto, recebeu restaurado o busto do Almirante da Marinha Augusto Leverger e o Obelisco comemorativo ao bicentenário da fundação de Cuiabá, oferecido por Corumbá e inaugurado em abril de 1920. A terceira entrega foi o busto do Almirante Tamandaré, no Museu do Rio. Os eventos foram organizados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, conduzida pelo secretário Francisco Vuolo.

Todas as entregas fazem parte do pacote de comemoração dos 300 anos de Cuiabá. “Uma relação sentimental, o monumento que inauguramos frente a rodoviária de Cuiabá, próxima ao bairro Alvorada é uma retribuição a Corumbá, que nos 200 anos de Cuiabá nos brindou com o obelisco que hoje adorna a Praça Luiz Albuquerque, no Porto. Cem anos depois, devolvemos a gentileza do povo corumbaense a nossa cidade “Branca”. Para nossa alegria, Corumbá também mandou fazer uma réplica desse nosso presente e vai colocar em uma das praças onde iremos estar também neste momento os prestigiando” explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Prevenção de Lesão por Pressão abre capacitações da 3ª Semana da Enfermagem em Cuiabá

A escultura está fixada em Cuiabá na rotatória de acesso para o Terminal Rodoviário de Cuiabá. Feita de chapas de metais, a viola é uma criação do artista plástico Jonas Lima Correa Neto e possui 3,5 metros de altura por 7 metros de comprimento. A peça gêmea será inaugurada no dia 21 de setembro em Corumbá, dia do aniversário de 241 anos da cidade.

Na praça Luís Albuquerque, a Prefeitura também recebeu uma âncora e um canhão marítimo, que foram fixados no local. “Dando sequência nesse reencontro histórico, tivemos a oportunidade de hoje homenagear a Marinha Brasileira, que foi tão importante no processo de desenvolvimento histórico, econômico e comercial de Cuiabá. Tivemos um grande herói mato-grossense que por três vezes foi presidente da nossa província, o grande Augusto Leverger. Homenagear este homem, é saudar um grande personagem da nossa história, política e força militar, por isso restauramos o seu busto assim como o busto do Almirante Tamandaré considerado um herói nacional. Este é momento de homenagear todos esses personagens, e estreitar os laços com o povo corumbaense“, finalizou o prefeito.

Leia Também:  Proibido Para Menores vai para o Cine Teatro após sucesso de bilheteria

Para o Comandante do 6° Distrito Naval de Corumbá, Almirante Arentz, esse evento é muito significativo para a Marinha do Brasil. “A Marinha tem um prazer muito particular em estar contribuindo de alguma forma com o desenvolvimento nacional em diversos segmentos. É um privilégio para nos presenciarmos a participação e o incentivo da Prefeitura em revigorar os busto destes ilustres representantes da Marinha”, disse o almirante.

As entregas dos monumentos históricos confirmam a relação de irmandade entre as duas cidades, Cuiabá e Corumbá, que além de compartilharem da intimidade com as águas que serpenteiam seus perímetros, tem também na cultura do povo pantaneiro suas semelhanças.

Também participaram dos eventos o vereador Zidiel Coutinho, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa e o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales. 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Wilson Santos adverte Mauro por aumentar em R$ 90 milhões gasto com pessoal

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA