Arquivos JB News 10 Anos

Prefeitura e IBGE estreitam parceria para realização do Censo Demográfico 2020

Publicados

em

 

Em Cuiabá, a expectativa é de que mais de 187 mil moradias sejam visitadas entre agosto e outubro do próximo ano

BRUNO VICENTE

Representantes da Prefeitura de Cuiabá e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram nesta quarta-feira (02) a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020. Os encontros, que acontecerão periodicamente, são ferramentas utilizadas para que as duas instituições alinhem as medidas necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho a ser efetuado nas comunidades cuiabanas.

De acordo com o cronograma montado pelo IBGE, a etapa de coleta do Censo 2020 ocorrerá entre os meses de agosto e outubro do próximo ano. Nesse período, será aplicado um questionário básico, com 26 perguntas, em aproximadamente 71 milhões de domicílios brasileiros. Em 10% desse total, também será empregue um questionário da amostra, com 76 questões mais detalhadas. Em Cuiabá, a expectativa é de que mais de 187 mil moradias sejam visitadas. 

Leia Também:  Prefeito entrega reforma do PSF Bela Vista/ Carumbé

Foram debatidas na reunião pautas como o fornecimento de informações para atualização do mapeamento local, auxílio na montagem de cinco postos de coletas, que serão distribuídos estrategicamente nas regiões, e o apoio na logística de cobertura do território municipal. Além disso, outra medida a ser colocada em prática, por meio da parceria, é colaboração do Município na divulgação do processo seletivo para a contratação de mão de obra.

“A Prefeitura está com as portas abertas para somar. Sabemos que todos os dados do censo são úteis para o próprio Município, pois nos dão um retrato fiel da realidade vivida pela população em diferentes áreas. Dessa forma, essas informações ajudam a criar políticas públicas de acordo com as características de cada comunidade. Portanto, vamos buscar fortalecer essa parceria e, dentro do que for possível, contribuir com toda estrutura necessária para desenvolver esse trabalho”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

PROCESSO SELETIVO

No dia 25 de setembro, o Instituto abriu um processo seletivo com 76 vagas, de nível médio, para Mato Grosso, sendo 38 somente em Cuiabá. Para a Capital, as vagas disponíveis são para Agente Censitário Operacional (ACO), com remuneração de 1.700 e previsão de contrato de 12 meses. Para o restante do estado, a concorrência é para a função de Coordenador Censitário Subárea (CCS), com salário de 3.100 e mesmo período de tempo de vínculo.

Leia Também:  Pesquisas apontam que as mulheres ainda ocupam poucos cargos de liderança no país

As inscrições podem ser feitas, até o dia 15 de outubro, pelo site da Fundação Getúlio Vargas e as provas serão aplicadas no dia 8 de dezembro. Todas as informações sobre o processo seletivo do IBGE podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 ou pelo e-mail concursoibgepss2019@fgv.br.

Participaram do encontro a chefe da Unidade de Pesquisa do IBGE Mato Grosso, Millane Chaves, o chefe de gabinete do prefeito, Antônio Monreal Neto, o superintendente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Marcio Puga, a secretária-adjunta de Planejamento, Simone Emília Cavasin Neves, o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, e o assessor técnico da Secretaria de Governo, Renato Anselmo.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Prefeitura avança nos preparativos para o Festival +300

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA