CUIABÁ
Prefeitura e Câmara se unem para fortalecer políticas para mulheres

A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, e a coordenadora da Sala da Mulher da Câmara Municipal, Maíra Scardelai, se reuniram nesta semana para alinhar ações conjuntas voltadas à valorização e proteção das mulheres. O encontro ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença da presidente, Paula Calil, e da secretária de Apoio à Cultura, Rayhana Arnuti.
A secretária Hadassah teve a oportunidade de conhecer as instalações da Sala da Mulher Maria Nazareth Hahn e da Sala de Apoio à Amamentação, recentemente reinaugurada, para acolher e amparar os servidores da Casa e a população cuiabana.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fortalecer a rede de apoio às mulheres, além da colaboração entre a Câmara e a Secretaria Municipal da Mulher em eventos e ações realizadas por ambas as instituições. Também foram abordados os recursos e serviços de suporte disponíveis para o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A secretária Hadassah destacou a importância de integrar todos os serviços de acolhimento, como psicólogos e assistentes sociais, para garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade tenham o suporte necessário para reconstruir suas vidas.
Mãe da recém-nascida Sara Liriel, Hadassah também aproveitou para conhecer a Sala de Apoio à Amamentação da Casa de Leis. Ela enfatizou que as políticas públicas voltadas para as mulheres precisam atender a todas as necessidades.
“A Sala de Apoio à Amamentação da Câmara é um exemplo. E em parceria com a Sala da Mulher precisamos avançar em políticas públicas em todos os sentidos. Não somente para mulheres vítimas de violência, mas para todas as mulheres: aquelas que precisam recomeçar, que querem empreender, que precisam de apoio com os cuidados dos filhos. Precisamos estreitar os laços com a Câmara para fortalecer os trabalhos”, afirmou Hadassah.
Maíra Scardelai destacou as ações da Sala da Mulher e sugeriu parcerias para participação mútua da Câmara Municipal nos eventos da Secretaria da Mulher.
“A Sala da Mulher desenvolve ações sociais, oferece acolhimento e incentiva o empreendedorismo feminino, sempre de portas abertas para a população cuiabana. A reunião de hoje foi muito produtiva, pois alinhamos agendas para integrar nossos eventos e reforçar nosso compromisso com a proteção das mulheres e crianças, além de promovermos a educação como ferramenta essencial de transformação”, afirmou Maíra Scardelai.
A presidente da Câmara, Paula Calil, fez questão de participar da reunião entre as agendas da presidência e apresentar as instalações da Sala da Mulher. Ela destacou que a reabertura do espaço, que ficou fechado por dois anos, representa o acolhimento da Câmara Municipal.
“É fundamental que acolhamos aqueles que estão dentro da nossa Casa. Quero trazer para a Sala da Mulher as experiências de nossos projetos sociais, como rodas de conversa com psicólogos, ações de autocuidado para as mulheres, e atividades especiais durante o mês das mulheres, como aulas de funcional e ritmos. Queremos envolver ainda mais a comunidade e as lideranças femininas nas ações da Sala da Mulher”, declarou Paula Calil.
#PraCegoVer
A foto desta reportagem ilustra a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah sentada com terno em tom intenso azul royal durante a conversa a presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, que também usa terno em tom azul marinho e calça cinza. Do outro lado da mesa se encontra a coordenadora da Sala da Mulher da Câmara Municipal, Maíra Scardelai, que usa preto. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra todas as mulheres que participaram da reunião, entre elas, a secretária de Apoio à Cultura da Câmara de Cuiabá, Rayhana Arnuti, as assessoras da Secretaria da Mulher, Eduarda Butakka e Fabiana Martins Soares.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital. A ação começou na quarta-feira (12) e seguirá ao longo de todo o mês de março.
Até o momento, cinco unidades já foram atendidas: o PSF do bairro Lixeira, a USF do Santa Terezinha, a USF e a Policlínica do bairro Pedra 90, além da UPA do Leblon, que recebe as equipes de limpeza nesta segunda-feira (17).
O mutirão faz parte do cronograma de atuação da Limpurb, que mantém um fluxo contínuo de atendimento em unidades escolares, avenidas, praças e parques. Em fevereiro, todas as 179 unidades de ensino da rede municipal – incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), tanto na zona urbana quanto na rural – passaram por serviços de zeladoria.
De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública. “Estamos intensificando a limpeza em pontos estratégicos da cidade, especialmente nas unidades de saúde, que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente. Além de manter o ambiente mais limpo e organizado, o mutirão contribui para o combate a doenças, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou.
A ação conta com o apoio de caminhões cata-treco para recolhimento de materiais descartados pela população. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá reforça que o serviço não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.
Cerca de 50 colaboradores foram mobilizados para a força-tarefa, distribuídos em seis equipes e equipados com roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além das unidades de saúde, os serviços também estão sendo realizados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória do Parque Rodoviária, o viaduto da UFMT, o Parque da Família e a praça de lazer do CPA I.
#PraCegoVer
A imagem mostra a fachada da USF do bairro Lixeira. Ao fundo, três colaboradores da Limpurb realizam a limpeza do espaço.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades5 dias atrás
Prefeito de Sinop anuncia fim do casamento nas redes sociais
-
Policial4 dias atrás
Policia encontra corpo de Emilly de 16 anos grávida de nove meses enterrada no quintal de casal que tentou registrar bebê recém nascido em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Pé-de-Meia X Pé-de-Meia Licenciaturas: qual a diferença?
-
Cidades5 dias atrás
Protesto em Várzea Grande: moradores bloqueiam ruas e denunciam abandono do bairro Carrapicho
-
CUIABÁ5 dias atrás
Justiça atende pedido que pode descongelar votos de Nicássio do Juca, e mudar a composição na Câmara de Cuiabá
-
CUIABÁ4 dias atrás
Samantha Iris defende veto a merenda para servidores e critica parlamentares: “Silêncio no corte do café”
-
Policial5 dias atrás
Forças de segurança realizam megaoperação contra facções criminosas em MT
-
POLITICA5 dias atrás
Pivetta reforça otimismo para 2026, e diz que não vai se meter na decisão do União Brasil entre apoiar Jayme ou ele “Eles devem se acertar, e eu não vou entrar nesse mérito”