CUIABÁ

Prefeitura debate ações contra queimadas com estudantes e líderes comunitários

Publicados

em

Lideranças comunitárias e estudantes da Região Oeste de Cuiabá participaram, nesta quinta-feira (29), de uma reunião para discutir a participação da comunidade no projeto “Prefeitura de Cuiabá e Corpo de Bombeiros Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas”. O encontro, realizado na EMEB Prof.° Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel, integra uma série de ações promovidas pela Prefeitura para tratar de medidas preventivas contra queimadas urbanas e rurais na capital.

A iniciativa é liderada pela Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil e pela Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

Conforme o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, o encontro marca o início das ações com foco na prevenção e no engajamento da sociedade. “Estamos reunindo subprefeitos, lideranças comunitárias e estudantes porque é fundamental que todos façam a sua parte. Essa mobilização percorrerá os bairros de Cuiabá, inclusive a zona rural, durante os meses de maio e junho. O objetivo é ampliar a conscientização e preparar a população para enfrentar o período crítico das queimadas que se aproxima”, afirmou.

Leia Também:  Termina nesta sexta-feira (8) o período de solicitação de matrícula para novos estudantes da rede pública municipal, etapa creche

A comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Pryscilla Jorge, destacou a importância do engajamento popular e os impactos das queimadas urbanas. “Queremos levar conhecimento à população sobre o que são as queimadas, suas consequências e implicações legais. Vamos explicar o período proibitivo, a responsabilidade criminal e as formas de prevenção. Também serão instalados pontos estratégicos de monitoramento na região metropolitana para atuação imediata em casos de incêndio”, explicou.

A reunião contou com a presença de representantes de 30 bairros da Região Oeste, incluindo o secretário da Associação de Moradores do Jardim Santa Isabel, Ibiapino Valmir; o presidente do bairro Amália, Odenil Jarcen; e o presidente do bairro Novo Terceiro, Antonio Fernando do Carmo.

#PraCegoVer

A imagem mostra a sala com o banner do projeto “Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas” e, ao fundo, o secretário de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, explicando as ações preventivas enquanto lideranças e estudantes acompanham sentados em cadeiras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicados

em

Por

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá conquista o Selo Ouro de qualidade em Transparência Pública

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

Leia Também:  Médicos de Cuiabá convocam nova plenária para deliberação de greve

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA