VÁRZEA GRANDE
Prefeitura de Várzea Grande realiza capacitação para entidades do FIA

A importância do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pode ser facilmente entendida pelo seu destaque e alcance social: 2,2 mil crianças e adolescentes atendidas no Município
Nesta quinta-feira, 29 de maio, às 14h, no Anexo II da Secretaria de Educação, no bairro Jardim Marajoara, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove uma capacitação técnica voltada às instituições filantrópicas que mantêm Termo de Fomento com o Município e recebem recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).
A capacitação será ministrada pela equipe técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que é vinculado à Secretaria de Assistência Social e abordará temas essenciais à gestão responsável, como a transparência na aplicação de recursos públicos, o controle social e a efetividade das políticas públicas voltadas à infância e adolescência. O objetivo é garantir maior eficiência na execução dos projetos, ampliando o impacto positivo na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Saito, a capacitação é uma ação estratégica da administração municipal para assegurar a boa gestão dos recursos e ampliar os resultados sociais. “Nossa prioridade é fortalecer a rede de proteção à infância e juventude, oferecendo capacitação técnica às entidades que executam projetos com recursos do FIA. Assim, garantimos que os recursos públicos e as doações da sociedade sejam aplicados com responsabilidade e propósito social”, destacou.
Além de aprimorar o conhecimento das instituições sobre os instrumentos legais que regem a parceria com o poder público, como o Decreto Municipal nº 070/2016 e a Lei Federal nº 13.019/2014 — conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) —, o evento também dará visibilidade às ações e projetos sociais em andamento.
Atualmente, 25 entidades possuem termo de fomento com o Município, atuando em áreas como educação complementar, atividades esportivas, culturais, lúdicas, assistência social, oficinas socioeducativas e programas de acolhimento institucional. Juntas, essas organizações atendem mais de 2.290 crianças e adolescentes em toda a cidade.
Segundo a instrutora da capacitação, Daniela Behrends Rodrigues, secretária Executiva do setor de Coordenação Administrativa e Financeira da Secretaria de Assistência Social, a qualificação também auxilia no fortalecimento da relação entre o poder público e a sociedade civil. “É fundamental que as entidades compreendam não apenas a legislação vigente, mas também os princípios de transparência e prestação de contas que norteiam o uso dos recursos públicos e das doações via FIA”, afirmou.
CONHEÇA AS ENTIDADES E OS SERVIÇOS PRESTADOS – As instituições atuam de forma direta com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oficinas de música, dança, esporte, cultura, arte, reforço escolar, apoio psicossocial, acolhimento institucional, ações de conscientização e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os projetos são desenvolvidos em contraturno escolar ou em tempo integral, a depender da proposta da organização.
Cristina Saito explica que todas desenvolvem projetos que integram arte, cultura, esporte e educação à assistência social, promovendo inclusão, cidadania e oportunidades para crianças e adolescentes em áreas de risco social, com foco no fortalecimento de vínculos e prevenção de situações de violação de direitos. “A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e do CMDCA, reforça o compromisso com a proteção da infância e adolescência, garantindo que os recursos públicos e privados investidos por meio do FIA estejam promovendo transformação social real e duradoura”, pontua.
As entidades são: Associação Caminhando Para Mais um Sonho – ACAMIS, Associação Várzea-grandense Madre Tereza de Calcutá, Associação Nativo, ASCA – ABAIUC, Instituto Semente Brasil, Instituto Luz do Amanhã, Associação Comunitária de Comunicação, Educação, Cultura, Esportes e Lazer – ACCECEL – Búfalo Escola de Futebol, AMFMT – Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso, Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo, Rotary Clube de Várzea Grande Portal do Norte, Associação Santa Mônica das Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e Maria, Associação Beneficente Vida Nova, Associação Centro Esportivo Educacional Jovens Samurais, Associação de Futsal Pés de Ouro, Centro de Estudo e Assistência à Família – CEAF, Associação 4º Bravo Lutas, Instituto Futsal sem Drogas, Associação Anjo Miguel, Associação Cáritas, Associação Ampara, Instituição Filantrópica Educacional “O Pequeno Galileu” e Fundação Nova Suíça Rachele Steingruber.

VÁRZEA GRANDE
No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores
A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.
O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.
De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.
Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.
Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).
-
CUIABÁ6 dias atrás
Mãe de menino que morreu carbonizado em incêndio em Cuiabá muda versão e passa a ser investigada pela Polícia
-
Entretenimento6 dias atrás
Confirmado: Guns N’ Roses fará show em Cuiabá pela primeira vez no dia 31 de outubro
-
Policial6 dias atrás
Juiz cumpre decisão do STJ e anula condenação de 7 anos de prisão de “WT” apontado como líder do C.V em MT
-
Cidades6 dias atrás
Número de vítimas sobe para oito em investigação contra vereador bolsonarista acusado de abuso sexual
-
Turismo6 dias atrás
Brasnorte marca presença na FIT Pantanal 2025, fortalece potencial turístico e avança no Eco e EtnoTurismo
-
Turismo7 dias atrás
Desenvolvimento turístico marca novo recorde com número de passageiros que desembarcaram na região Norte do Brasil
-
Turismo7 dias atrás
Secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo destaca crescimento do setor em palestra no Festival das Cataratas
-
Política Estadual6 dias atrás
Deputado Chico Guarnieri visita municípios do Araguaia