CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove curso de combate a queimadas para estudantes da zona rural

Publicados

em

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico Nova Esperança, localizada no Distrito Nova Esperança, zona rural da capital, participaram, na manhã de quarta-feira (3), do projeto  Brigadistas Ambientes’. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. 

As atividades contaram com o envolvimento das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Educação e a Defesa Civil. Na ocasião, os alunos receberam orientações preventivas e de atuação contra focos. 

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, destacou a relevância da conscientização popular na diminuição dos riscos de degradação ambiental e desmatamento ilegal. “As nossas crianças são a nossa porta de entrada até os lares, pois, através delas, conseguimos disseminar, com um alcance muito maior, a cultura de preservação e cuidado com os ecossistemas e é isso que estamos colocando em prática, por meio de ações educativas”, frisou. 

O diretor da unidade de ensino, Flávio Miranda, enfatizou o aumento dos focos de incêndios neste período na comunidade, em razão do tempo seco, validando a importância das informações divulgadas aos discentes. “Ontem mesmo uma aluna chegou comentando que atearam fogo em um terreno baldio ao lado de sua residência e ela nos relatou que ficou sem reação nesse momento e hoje a Prefeitura de Cuiabá está aqui dando a sua parcela de contribuição para as propostas que ensinamos dentro da sala de aula”, disse. 

Leia Também:  Distribuição de cestas básicas ajuda trabalho social realizado por Jovem suplente de Vereador

Matriculado no 8º ano, Gustavo Leal, enfatizou a importância das práticas na proteção da natureza e dos seres humanos. “Nós moramos em uma região de mata e muitas vezes as pessoas vem aqui e colocam fogo, colocando em risco a vida de muita gente. Agora sabemos o que fazer para ajudar”, acrescentou. 

Equipes da Defesa Civil, acompanhadas do Kit Combate, composto por bomba costal, soprador, abafador e rastelo, demonstraram de fato algumas das medidas utilizadas pelo Executivo Municipal no atendimento a ocorrências dessa natureza. Ao todo, mais de 40 alunos participaram da aula extraclasse. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Pais ou responsáveis deverão informar na solicitação de matricula o número do CPF da criança

Publicados

em

Por

A partir deste ano será obrigatória a informação, no ato da solicitação de matrícula na rede pública municipal de educação, Matrícula Web, do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança. 

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explica que a partir da informação do CPF, a Secretaria Municipal de Educação terá maior facilidade no planejamento do atendimento à demanda por vagas, de acordo com as regionais, nas unidades da rede pública municipal.

“Ano a ano estamos aperfeiçoando a Matrícula Web, a fim de que possamos atender com mais efetividade, a demanda da população. Criada na gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web vem se tornando uma ferramenta cada vez mais transparente, trazendo segurança e agilidade para os pais ou responsáveis.”, destaca.

De acordo com a secretária-adjunta, a mudança será publicada na Portaria que tratará da Matrícula Web 2022, para o ano letivo de 2023.

O que é o CPF

Desde o final de 2017, o CPF passou a ser incluído em todas as certidões de nascimento, casamento e óbito. Assim, os bebês já devem sair da maternidade com o número de CPF incluído no registro.

Leia Também:  Cuiabá prorroga toque de recolher até 03 de agosto

Entretanto, para quem não saiu da maternidade com o CPF na certidão de nascimento, o documento pode ser solicitado nas Agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou entidades conveniadas. Para solicitar o documento, os pais ou responsáveis devem apresentar, originais ou cópias autenticadas, dos seguintes documentos:  RG ou certidão de nascimento, título de eleitor para pessoas entre 18 e 69 anos, e documento de um dos pais ou do responsável legal, no caso de menor de idade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA