CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá oferece curso gratuito de inglês para servidores municipais

Publicados

em

Servidores da Prefeitura de Cuiabá terão a oportunidade de cursar inglês gratuitamente pelo prazo de 30 dias.

As inscrições poderão ser feitas no período de 16 a 27 de junho pelo site eventos.cuiaba.mt.gov.br

O curso de inglês ocorrerá numa parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Os interessados deverão participar das aulas duas vezes por semana no período das 8h às 11h.

A segunda etapa de inscrição ocorrerá no período de 1º a 4 de julho.

A secretária adjunta de formação do servidor, Evanilda Solange Dias, avalia que se trata de uma ótima oportunidade aos servidores públicos.

“Aprender é sempre necessário. E o conhecimento da língua inglesa é muito importante, ainda mais em um período que se utiliza tantas ferramentas tecnológicas para desenvolvimento das atividades profissionais”, afirma.

#PraCegoVer

A foto ilustra o Palácio Alencastro, prédio da Prefeitura de Cuiabá, que tem tonalidade verde e branca na fachada. Há destaque, ainda, para a Praça Alencastro e uma árvore com folhas verdes.

Leia Também:  SMATED oferece palestra sobre educação financeira para produtores rurais da comunidade Mineira no Distrito de Aguaçu

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Vereadora Maysa Leão cobra reativação da câmara hiperbárica no HMC

Publicados

em

Por

Ana Cláudia Fortes – Assessoria da vereadora Maysa Leão&nbsp

Durante a sessão plenária desta terça-feira (08), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) apresentou uma indicação formal à secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, solicitando a reativação da câmara hiperbárica no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A parlamentar utilizou a tribuna para alertar sobre a ausência do equipamento, essencial no tratamento de queimaduras e necroses, e o impacto direto na vida de pacientes que dependem dessa tecnologia para se recuperarem e evitarem amputações.
“Venho hoje fazer um apelo à secretária de Saúde. A câmara hiperbárica do HMC foi desativada e retirada. Hoje, o município de Cuiabá simplesmente não conta com esse equipamento em funcionamento. Isso é gravíssimo. Estamos falando de pacientes queimados, vítimas de acidentes graves, pessoas que correm risco de amputações e sequelas permanentes”, afirmou Maysa.
A vereadora destacou o caso de Eduardo, conhecido como Dudu, um jovem cuiabano que teve a planta do pé queimada há alguns anos e necessita de sessões de oxigenoterapia hiperbárica para poder realizar uma cirurgia e, posteriormente, iniciar tratamento no renomado Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.
“O Dudu foi selecionado pelo Sarah Kubitschek, que é referência nacional. Mas ele só poderá ser operado e encaminhado ao tratamento se estiver com o pé cicatrizado. E Cuiabá não está oportunizando a cura do pé dele. Uma sessão particular de câmara hiperbárica custa mil reais. Ele precisa de vinte sessões. São vinte mil reais que essa família não tem. A mãe dele, a Sandra, é conhecida por muitos aqui — é a quituteira do biscoito caseiro, que já vendeu aqui na porta da Câmara. Ela batalha dia e noite para sustentar o filho. E agora, diante de um tratamento viável, falta apenas a câmara hiperbárica”, relatou.
“É inadmissível que um hospital de urgência e emergência como o HMC não tenha uma câmara hiperbárica. Esse equipamento salva vidas, reduz internações, evita sequelas e, principalmente, garante dignidade a quem luta para sobreviver”, destacou Maysa.
Finalizando seu discurso, a vereadora fez um apelo direto: “Estamos falando de um equipamento que representa a esperança de uma vida funcional. Dudu já sofreu demais. Sandra já lutou demais. Cuiabá não pode virar as costas para quem precisa. Vamos devolver a câmara hiperbárica ao HMC. Vamos devolver a chance de cura aos nossos pacientes”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vereador Dr. Luiz Fernando pede que número de conselhos tutelares sejam fixo em redes de ensino

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA