CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá entrega certificados profissionalizantes para assistidos no Distrito da Guia

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realizou, nesta quinta-feira (12), a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes do Programa Qualifica Juventude. A iniciativa beneficiou 18 alunos da Unidade de Acolhimento para Adultos do Distrito da Guia, que participaram das capacitações em Qualidade no Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo Digital.

O Qualifica Juventude, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, busca reduzir os índices de desemprego no município e promover a independência financeira da população. “A gestão Emanuel Pinheiro trabalha para que todos tenham oportunidades de se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. Esses cursos são fundamentais para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam recomeçar e conquistar uma profissão”, destacou o secretário Francisco Vuolo.

A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-MT) foi essencial para o sucesso do programa em 2023. Diversos cursos foram realizados em mais de 10 bairros da capital, qualificando jovens de 15 a 29 anos para o mercado de trabalho.

Leia Também:  TCE-MT propõe mesa técnica para resolver passivo financeiro e garantir atendimento no HMC

A Unidade de Acolhimento para Adultos do Distrito da Guia, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, é um espaço destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com capacidade para atender até 50 pessoas, o local recebe encaminhamentos do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP).

De acordo com a coordenadora do Qualifica Juventude, Karoline Moraes, a iniciativa de levar os cursos para a unidade surgiu a partir da demanda dos profissionais do local. “Essas pessoas estão em busca de transformação, de uma oportunidade para mudar de vida. Elas são inteligentes, determinadas e só precisavam de conhecimento e incentivo para reingressar no mercado de trabalho”, afirmou.

O carioca Herrolflin Souza, um dos beneficiados pela unidade e participante com 100% de aproveitamento nos cursos, compartilhou sua experiência: “Essa oportunidade nos dá ânimo e nos faz acreditar que é possível melhorar de vida, ter uma profissão. Agradeço à Prefeitura de Cuiabá e aos instrutores pelo esforço, paciência e por acreditarem no nosso potencial”, disse emocionado.

Leia Também:  Hospital São Benedito expande atendimentos e zera fila de procedimentos cardíacos com hemodinâmica

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Abílio propõe levar pessoas em situação de rua para se alimentar na UFMT “Para que os alunos tenham o conhecimento de como é essa realidade”

Publicados

em

Por

JB news

Por Nayara Cristina

 

O prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL), comentou nesta quinta-feira 23.01, que tem buscado meios de organizar as entregas de marmitas a pessoas em situação de rua que vivem no centro de Cuiabá.

 

Em entrevista nesta quinta, o prefeito voltou a falar sobre o grande problema que assola as ruas da capital, que por sinal estão em um grande numero de pessoas que vivem, e moram nas ruas Cuiabá. O prefeito quer proibir a entrega de alimentos para essa população da maneira que vem sendo feito a céu aberto. E diante disso tenta encontrar soluções viáveis para a redução dessa camada social.

A questão não é somente a entrega das marmitas, mas também a forma que essas pessoas vivem. Muitas delas se utilizam de prédios e casas abandonadas para morar, e muitas das vezes consumir drogas. Quando não a utilização de espaços abandonados para praticar crimes.

Diante da gravidade que assola não só a capital mato-grossense, o prefeito que acabar de vez com as moradias nas ruas, a começar pelas entregas de marmitas, por instituições filantrópicas.

Leia Também:  HPSMC capacita funcionários para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos de Saúde

Por conta disso, Abílio propôs uma saída na intenção de registrar uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso. Para que os moradores

em situação de rua possam almoçar no Restaurante Universitário (RU).

 

Para o prefeito a pareceria tem dois objetivos, um deles é uma experiência social junto aos estudantes, e a outra é a possibilidade de fazer com que a UFMT possa ajudar a reduzir o problema de alimentação que tem a população pobre.

Segundo o prefeito, é necessário que essa população possa receber sua alimentação em um local adequado, como por exemplo, num restaurante popular.

“Eu quero até saber se a UFMT está a disposição para a gente fazer uma parceria com a RU. A gente leva o pessoal de ônibus pra ele almoçarem no RU,  eu sei que isso vai ser uma experiência muito especial para eles. Para que eles possam ver a verdade das pessoas nas ruas”. Destacou.

Abílio afirmou ainda que a prefeitura está disposta a arcar com os custos da eventual pareceria.

Leia Também:  Gestão municipal triplica o número de equipes de saúde bucal em 3 anos

Disse ainda que enquanto não for encontrado uma solução para os moradores de rua, a prefeitura não poderá deixar de distribuir as marmitas.

O prefeito falou ainda sobre uma reunião que teve nesta quarta-feira 22.01, com o Procurador Geral do Ministério público Deosdete Crus. onde discutiram essa situação da população de rua. E que em Breve a instituição e a prefeitura irão assinar um acordo para resolver as questões de um lugar adequado para que as pessoas em situação de rua possam se alimentar.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA