Arquivos JB News 10 Anos

Prefeitura apresenta atrativos de Cuiabá durante a Semana do Turismo em Mato Grosso

Publicados

em

 

Evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares (SHRBS) e integra a Semana do Turismo em Mato Grosso

NAIARA LEONOR

Cuiabá é calorosa, temperatura que se sente no calor da gente, dos de tchapa que contagia os paus rodados, calor que conquista quem vem mesmo que só de passagem. Desta quarta-feira (25) até sexta-feira (27), esse aconchego será transmitido em vídeos, fotos, palestras, música e sabores na Semana do Turismo em Mato Grosso, que começou na Praça Alencastro e se desloca para o Sesc Arsenal com programação diversa e gratuita.

O evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares (SHRBS), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado. Na manhã desta quarta-feira (25), a Praça Alencastro, coração de Cuiabá, recebeu expositores de artesanatos e turismo para apresentar aos passantes os atrativos naturais, culturais e materiais de Cuiabá.

“O Centro é uma referência para atrair o turista pela riqueza histórica, de equipamentos turísticos, que são objetos de vários city tours da cidade. Diante disso, junto com o Sindicato, o Governo do Estado e as entidades estamos promovendo a abertura da Semana do Turismo como uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de que a nossa secretaria se aproxime do setor produtivo, para criar instrumentos de valorização do potencial turístico e de transformação daquilo que existe de atrativos em produto turístico, com objetivo de atrair cada vez mais turistas para Cuiabá e fomentar, cada vez mais, essa que é uma das principais cadeias de movimento econômico a nível internacional”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Leia Também:  Projeto sobre agricultura indígena vai a plenário no Senado Federal

Além de fomentar o giro econômico da cidade e do Estado por meio do turismo, a Semana do Turismo é uma forma de mostrar a cidade para os próprios cuiabanos, evidenciar os atrativos que passam, por vezes despercebidos aos olhos dos cuiabanos em meio a rotina diária. “É pra justamente facilitar e tornar acessível que o cuiabano conheça a própria cidade e o Estado. Cuiabá é um grande emissor e não tanto receptor de turistas, então esse evento é uma ideia para que as pessoas se conscientizem da importância do turismo para a cidade e do que tem para fazer em Cuiabá, em Várzea Grande, em Mato Grosso”, pontuou o representante do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Jaime Okamura.

A intenção é que conhecendo a própria cidade, os cuiabanos e pau rodados passem a indicar o turismo local para quem é de fora do Estado, e também para que saibam falar bem e exibir a capital e seus atrativos, criando uma grande rede de fomento ao turismo, como já faz a dona Maura Leite dos Santos, de 68 anos. “Eu amo Cuiabá, eu não nasci aqui, cheguei na cidade em 1976, sou de Cocalinho. Eu gosto de Cuiabá porque o povo é hospitaleiro, os cuiabanos são hospitaleiros, aqui eu posso chegar sem dinheiro que eu sei onde eu durmo e onde eu como. Nos outros lugares quer eu andei não é assim e eu sou igual cigano, já andei muito. Quem não conhece e vem pela primeira vez eu digo visite o Pantanal, Nobres e em Cuiabá eu indico a exposição de Rondon, que eu admiro desde criança e os outros museus também”, finalizou a senhora depois de receber os folhetos e dicas do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Leia Também:  Eduardo Botelho se reúne com o secretário de Cultura

O evento continua na quinta-feira (26), no Sesc Arsenal, onde acontece mostra dos produtos no Bulixo. O encerramento será na sexta-feira (27), também no Sesc Arsenal, com solenidade para autoridades do Estado e da capital ligadas ao setor. Na oportunidade, palestras e um workshop serão oferecidos, das 18h às 21h.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Cuiabá Arsenal tem atleta selecionado para disputar vaga em programa da NFL

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA