Destaque

Prefeitos e equipe do programa Calha Norte se reúnem na AMM para orientação sobre convênios

Publicados

em

 

JB News

Para otimizar a operacionalização dos convênios que os municípios de Mato Grosso possuem com o Programa Calha Norte, dirigentes e técnicos do Programa iniciaram nesta segunda-feira (4) um Workshop com a participação de prefeitos e servidores das prefeituras. A programação da reunião técnica ampliada vai se estender até esta quinta-feira (7), na Associação Mato-grossense dos Municípios, com a presença do diretor do  Programa Calha Norte, do ministério da Defesa, General de Divisão Ubiratan Poty, e 14 colaboradores da sua equipe, composta por engenheiros e outros profissionais.

Um total de 90 convênios com o Calha Norte são de Mato Grosso, somando R$ 112  milhões. Desse montante, R$ 104 milhões são destinados a obras, já em execução, sendo que três já estão na fase de prestação de contas. Os convênios incluem investimentos em construção de escolas, pavimentação, centro de convivência de idosos, entre outras obras, além de equipamentos, entre os quais viaturas administrativas, ônibus e carros.

Na abertura do evento, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, agradeceu a presença da equipe que pela segunda vez este ano vem a Mato Grosso para se reunir com os prefeitos e servidores. “Temos dezenas de municípios de Mato Grosso contemplados com projetos de infraestrutura urbana e rural por meio do Programa Calha Norte. Essa capacitação será muito importante para esclarecer dúvidas, solucionar pendências e eliminar eventuais inconsistências técnicas na operacionalização dos convênios”, frisou.

Leia Também:  Jovem  de 24 anos é encontrada morta carbonizada após incêndio em residência

A reunião contou com a presença do senador Wellington Fagundes, que também ressaltou a importância do Programa, principalmente para as comunidades mais isoladas. “A maioria dos convênios é com cidades pequenas”, assinalou, ponderando que são as que mais precisam de apoio governamental para viabilizar investimentos que promovam o desenvolvimento local. Fagundes também destacou o trabalho liderado pela AMM e pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM para garantir autonomia financeira para os municípios brasileiros. Ele citou algumas conquistas, como o aumento do FPM e o projeto de lei, aprovado e sancionado, que regulamenta a compensação da Lei Kandir aos municípios e estados brasileiros. A necessidade de compensação mais justa das perdas com a Lei Kandir foi uma bandeira liderada pela AMM em 2015 e culminou no projeto de lei apresentado pelo senador.

O General Ubiratan Poty disse que esta semana está instalado na AMM o escritório avançado do Programa Calha Norte para auxiliar os prefeitos e técnicos a solucionar problemas relacionados aos convênios em andamento. “Viemos para realizar o Workshop e aproximar a nossa estrutura dos colaboradores das prefeituras. Quanto mais afinados estivermos, mas rápida será a condução dos convênios”, afirmou.

Leia Também:   FGV Direito Rio lança pesquisa sobre Segurança Pública em seminário sobre o uso de tecnologia no combate à criminalidade

Poty disse que é possível agilizar a execução das obras para que os gestores tenham condições de entregar os serviços às comunidades com mais rapidez e qualidade. “É inaceitável que uma obra leve quatro anos”, assinalou, avaliando que é possível que os prefeitos entreguem obras no final do segundo ou do terceiro ano de mandato.

A reunião técnica terá continuidade nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6), em período integral, com orientação  aos servidores das prefeituras para questões práticas sobre os projetos em andamento. No dia 7, pela manhã, haverá atendimentos individualizados sobre dúvidas específicas dos técnicos dos municípios. Paralelamente ao Workshop, representantes do Calha Norte farão visita técnica a alguns municípios para acompanhamento de obras realizadas por meio de convênios com o Programa.

As cidades que receberão a equipe são as seguintes: Nova Guarita, Brasnorte, Vera, Jauru, Novo São Joaquim e Ponte Branca. A realização do Workshop foi definida no início de fevereiro quando o general Poty e técnicos do Calha Norte se reuniram com prefeitos e equipes na AMM.  Na ocasião, o presidente Neurilan Fraga e prefeitos apresentaram ao dirigente demandas dos municípios a serem encaminhadas junto ao programa federal.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Em inserção na TV, Mauro Mendes e Botelho aparecem mais uma vez juntos e destacam feitos

Publicados

em

Por

JB News

Da Redação

Em vídeo de inserção do União Brasil, para o Dia do Trabalhador, comemorado neste 1º de maio, divulgado em TV aberta, o governador Mauro Mendes (União) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), destacaram a importância de ter um político que trabalha muito e com seriedade para garantir resultados à população.

“Nós do União Brasil acreditamos que um político precisa trabalhar muito, trabalhar sério e não adianta ficar só no discurso e fica só com conversa fiada”, declarou Mendes durante a gravação, que completa depois lembrando que o diferencial do partido é justamente o trabalho sério.

“O trabalho sério é o grande diferencial do União Brasil, por isso, Botelho, com seu apoio e da Assembleia Legislativa estamos realizando o maior pacote de infraestrutura do Brasil”, diz Mendes.

Botelho destacou os investimentos em infraestrutura de Cuiabá realizados por meio de parcerias entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “O União Brasil tem investido pesado para melhorar a infraestrutura de Cuiabá.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso: da quase “quebra” ao maior programa de investimentos de sua história

Por fim, o presidente do Legislativo parabeniza o trabalhador pelo seu dia.

Veja :

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA