CUIABÁ

Prefeito entrega reforma de PSF e avança na reestruturação da Atenção Básica

Despraiado I e II,

Publicados

em

Outras 20 obras estão em fase de finalização. Seis delas, serão entregues este ano, incluindo a UPA Verdão

OZIANE RODRIGUES

 

 

Gustavo Duarte

Mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a reforma do Programa de Saúde da Família (PSF) Despraiado I e II, entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro na noite desta segunda-feira (11).

O PSF, que faz parte do pacote de 67 obras que estavam paralisadas ou não iniciadas em gestões anteriores, teve os serviços conduzidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele foi entregue totalmente equipado, com novas mobílias, climatizado em todos os ambientes e conta com duas equipes de saúde odontológica.

De acordo com o prefeito, com essa entrega, a gestão, que atua na finalização de outras 30 frentes de trabalho em estruturações, reformas, ampliações e novas obras, avança com o planejamento de reestruturação da Atenção Básica, com foco nos atendimentos em saúde preventiva nos bairros carentes, onde está a população que mais precisa da atenção do poder público.

“O foco da nossa gestão é de todos os quase 700 mil cuiabanos, sobretudo, daqueles que dependem exclusivamente do poder público para ter uma vida saudável e digna. Por isso, estamos entregando mais essa unidade de saúde totalmente reformada e ampliada e, assim, vamos avançando no compromisso de reestruturar a Atenção Básica e transformar os 85 centros de saúde da Capital, que estavam totalmente insalubres, em ambientes mais humanizados para a população cuiabana”, frisou Pinheiro.

Leia Também:  Nova Lei do Delivery começa a valer a partir deste mês em Cuiabá

Há 14 anos trabalhando na unidade, o médico Anderson Andreu Cunha enfatiza que a satisfação de ver a unidade praticamente nova é imensurável. “Ver nossos pacientes serem acolhidos em um local climatizado, com móveis novos e recebendo todo o conforto e humanização que eles merecem não tem preço. Já tivemos outras reformas ao longo de todos esses anos que estou atuando aqui, mas nenhuma delas obteve tamanha envergadura. Além disso, passamos a contar com equipe odontológica, o que não tinha antes. Por essa razão é emocionante e indescritível para nós vermos a concretização dessa reforma”, enfatizou.

O contentamento foi endossado pelo vereador Misael Galvão, que cresceu na comunidade. “Eu cresci tomando banho nesse córrego que tem aqui do lado. Ou seja, esse PSF faz parte da minha história e era um sonho de toda nossa comunidade ver esse local revitalizado. Por isso destinei parte das minhas emendas para ajudar não apenas na reforma, mas também na compra de móveis. Claro que o valor não foi suficiente, por isso agradeço imensamente todo o empenho financeiro e  comprometimento do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário de Saúde, que estão fazendo muitos outros avanços, não apenas na região do Despraiado, mas em toda a Capital”, completou.

Leia Também:  Vereador Luis Claudio pede CPI da Regulação para apurar atendimento e falta de leitos em Cuiabá

MAIS SAÚDE

Durante o ato de entrega, o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, revelou que outras 20 obras estão em fase de finalização. Destas, pelo menos seis serão entregues para a população de Cuiabá ainda este ano. Entre elas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Residencial Santa Terezinha/Itapajé, o Centro de Saúde do Novo Terceiro, Centro de Saúde do Grande Terceiro e UPA Verdão, que é uma das obras mais esperadas pela população e que começará a funcionar com uma capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês. As demais obras deverão ser entregues entre abril, no aniversário de Cuiabá, e novembro.

“A saúde pública está melhorando. Ainda não chegamos ao que a população cuiabana merece, mas vamos chegar lá, se Deus quiser, até dezembro de 2020, no final desta gestão. Depois que o HMC for entregue 100%, a Secretaria Municipal de Saúde se voltará completamente para a Atenção Básica. Estaremos preparando e implementando um novo modelo de saúde preventiva para a população, onde até o fim deste mandato teremos pelo menos mais 20 unidades totalmente reformadas e ampliadas, com a parte odontológica em todas elas. Além disso, teremos uma urgência e emergência com fluxo totalmente redefinido para melhor acolher o cidadão com o HMC e as novas UPAs, Verdão e Leblon”, finalizou o secretário.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COVID-19

Governo instala Centro de Triagem da Covid-19 na Arena Pantanal

Publicados

em

Ação tem o objetivo de promover a detecção e o tratamento precoce da doença. Data de funcionamento será anunciada na próxima semana

Ana Lazarini | SES-MT

Arena Pantanal – Foto por: Rodolfo Perdigão/Secom-MT

Arena Pantanal

A | A

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), trabalha na execução do Centro de Triagem da Covid-19, que estará localizado na Arena Pantanal. A iniciativa é uma das medidas adotadas pelo Governo para possibilitar a detecção e o tratamento precoces do coronavírus em adultos, como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

A unidade contará com uma equipe médica para a avaliação de casos sintomáticos e que a situação não seja grave. Vale lembrar que, para os casos graves, a porta de entrada continuará sendo as unidades de saúde da rede municipal.

No local, serão realizados os exames de detecção do vírus, as avaliações de quadro clínico, tomografia e a entrega de medicamentos para pacientes adultos. Após triagem e consulta individualizada, poderá haver – caso recomendado pelo profissional médico – a prescrição de uma receita para a retirada, no local, de remédios que tratam os sintomas da Covid-19.

Leia Também:  Vigilância Sanitária em Cuiabá elabora plano e barreiras sanitárias começam a funcionar nesta quarta-feira

“Esse é um trabalho que vai proporcionar que as pessoas sejam tratadas no início da doença. Nosso objetivo é evitar que essas pessoas precisem de um leito hospitalar”, destacou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o Centro atuará no sentido de conter o agravamento dos casos de coronavírus na Baixada Cuiabana, região do Estado que apresenta números expressivos de confirmações e óbitos.

“O primeiro atendimento é fundamental para o tratamento da Covid-19 e, por isso, a gestão estadual atua no sentido de facilitar o acesso ao atendimento, aos exames e medicamentos. Com a detecção e atendimento precoces, a ideia é conter o número de internações por quadros graves da doença”, pontuou o gestor.

Na próxima semana, deverá ser anunciada a data em que será colocado em funcionamento o Centro de Triagem da Covid-19. Mais informações sobre a Central também serão divulgadas no decorrer da próxima semana.

Contratação de profissionais

Atualmente, seguem abertas as inscrições para contração emergencial de médicos que atuarão no Centro de Triagem, em Cuiabá. O edital foi publicado na edição extra do Diário Oficial que circulou na última quarta-feira (08.07).

Leia Também:  Nova Lei do Delivery começa a valer a partir deste mês em Cuiabá

O interessados, podem acessar o site por este link: http://seplag.mt.gov.br/medicos para realizar a inscrição gratuita. A remuneração paga ao médico, em escala de trabalho diurno de quatro horas, de segunda a sábado (até 14 plantões mensais), será de R$ 1.000,00. É obrigatório o Diploma de Conclusão do Curso de Medicina e a Inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento completo do processo seletivo pode ser acessado clicando AQUI.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA