CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro cria Comitê Intersetorial de atenção à população imigrante na Capital

Publicados

em

Prefeito cria Comitê Intersetorial de atenção à população imigrante na Capital

Carolina Miranda
Secretaria de Inovação e Comunicação

Pensando no acolhimento humanizado de imigrantes que chegaram ao Município nos últimos anos, o prefeito Emanuel Pinheiro criou o Comitê Intersetorial da Política Municipal. Fruto do decreto de nº 76.641 de 05 de dezembro de 2019, a comissão garante a construção de políticas públicas efetivas à esta população

“A principal finalidade é a elaboração de propostas que atendam as demandas destas comunidades, formadas especialmente por haitianos e venezuelanos. Assim, serão definidos os objetivos, diretrizes e princípios, com vistas a atender às necessidades específicas desse segmento social”, esclareceu Emanuel Pinheiro.

Além disso, continuam sendo realizados diversos atendimentos a todos os estrangeiros que passam por Cuiabá. Todo o trabalho acontece depois das ações de abordagem, executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Exemplos disso são intermédio para sua inserção nos serviços socioassistenciais, inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais, concessão de benefício eventual de alimentação e passagens interestaduais, inclusão em unidades educacionais, serviços de saúde, entre outros.

Um dos casos recentemente informados trata-se de um grupo de venezuelanos de origem indígena, acampados nas proximidades da Rodoviária Engenheiro Cássio Veiga de Sá desde o início deste ano. O grupo é formado por 21 pessoas, sendo 13 adultos, 02 adolescentes, 05 crianças e 01 idoso.

Leia Também:  Seis cirurgias de média complexidade e 66 atendimentos de urgência e emergência marcam funcionamento do novo HMC

De acordo com a coordenadora de Proteção Social, Maggie Carolina Maidana, o acompanhamento destas famílias acontece desde quando a Pasta teve conhecimento de sua situação.

Ações de abordagens a essas famílias e encaminhamentos para a regularização dos documentos pessoais e informações para a emissão das carteiras de trabalho foram algumas das ações já realizadas.

Sendo assim, a Pasta deverá, depois de regularizar os documentos pessoais, fazer suas carteiras de trabalho e ajudá-los na busca por inserção no mercado formal, para que assim possam sair das ruas. Todo o trabalho é fruto de uma parceria com a Pastoral dos Imigrantes, sendo esse o local de referência para essas pessoas.

Segundo a coordenadora, eles apresentam certa resistência em procurar à Pastoral, uma vez que já tiveram problemas com outros venezuelanos abrigados na instituição. “O conflito, segundo declarações de representantes do grupo, é decorrente de preconceito por suas origens distintas e diferenças culturais”, diz.

A Prefeitura contribui no custeio das principais despesas da Pastoral dos Imigrantes, como o pagamento de contas essenciais de água e luz, além do fornecimento de gêneros alimentícios e hortifrutigranjeiros entregues semanalmente à Unidade.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca médicos do cadastro de reserva para assumirem funções na Saúde

A gestão tem adotado medidas que possam garantir melhores condições de vida na cidade aos estrangeiros em situação de vulnerabilidade.  Para isso, a Educação foi um dos caminhos escolhidos. Assim, a atuação junto aos recém-chegados tem possibilitado a inclusão social e a alfabetização de seus filhos.

Atualmente, 327 crianças venezuelanas, haitianas, peruanas, bolivianas, angolanas, japonesas, inglesas ou de outras nacionalidades estão matriculadas nas 163 unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá.

Além disso o programa Qualifica 300, que oferece cursos profissionalizantes e de capacitação gratuita, disponibilizou vagas exclusivas para esta população no ano passado. Para ter acesso ao projeto é preciso possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

“A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando para tentar minimizar os efeitos que o triste cenário que vive a Venezuela, causa a todas essas pessoas que chegam diariamente na Capital. É compromisso da gestão Emanuel Pinheiro oferecer essa atenção especial com toda população Cuiabana em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade e risco social”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Lançamento oficial do “Carnaval da Gente 2020” é nesta quinta-feira

Publicados

em

Estarão presentes os representantes dos blocos de carnaval que participarão do desfile na terça-feira (25) e o Rei e Rainha do Carnaval 2019/2020.

NAIARA LEONOR

Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo lança oficialmente a programação do “Carnaval da Gente 2020”. O evento será realizado às 17h30, no Salão Nobre do Palácio Alencastro. Estarão presentes os representantes dos blocos de carnaval que participarão do desfile na terça-feira (25), e o Rei e Rainha do Carnaval 2019/2020.

A folia acontece de 22 a 25 de fevereiro, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. No sábado (22), a festa começa às 21h com dj para esquentar a galera e segue com apresentação do Trio Maravilha, Salgadinho do grupo Katinguelê e banda Mega Som, encerrando com dj até às 3h, horário oficial de término para todas as datas. A entrada será gratuita.

No domingo (23), a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que acontece a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha.

Leia Também:  Secretario de governo de Cuiabá Lincoln Sardinha comenta sobre remoção dos feirantes da Feira do Porto e prazo de entrega

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA