CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro cria Comitê Intersetorial de atenção à população imigrante na Capital

Publicados

em

Prefeito cria Comitê Intersetorial de atenção à população imigrante na Capital

Carolina Miranda
Secretaria de Inovação e Comunicação

Pensando no acolhimento humanizado de imigrantes que chegaram ao Município nos últimos anos, o prefeito Emanuel Pinheiro criou o Comitê Intersetorial da Política Municipal. Fruto do decreto de nº 76.641 de 05 de dezembro de 2019, a comissão garante a construção de políticas públicas efetivas à esta população

“A principal finalidade é a elaboração de propostas que atendam as demandas destas comunidades, formadas especialmente por haitianos e venezuelanos. Assim, serão definidos os objetivos, diretrizes e princípios, com vistas a atender às necessidades específicas desse segmento social”, esclareceu Emanuel Pinheiro.

Além disso, continuam sendo realizados diversos atendimentos a todos os estrangeiros que passam por Cuiabá. Todo o trabalho acontece depois das ações de abordagem, executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Exemplos disso são intermédio para sua inserção nos serviços socioassistenciais, inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais, concessão de benefício eventual de alimentação e passagens interestaduais, inclusão em unidades educacionais, serviços de saúde, entre outros.

Um dos casos recentemente informados trata-se de um grupo de venezuelanos de origem indígena, acampados nas proximidades da Rodoviária Engenheiro Cássio Veiga de Sá desde o início deste ano. O grupo é formado por 21 pessoas, sendo 13 adultos, 02 adolescentes, 05 crianças e 01 idoso.

Leia Também:  PSD trabalha candidatura de Geraldo Macedo  à Prefeitura de Cuiabá

De acordo com a coordenadora de Proteção Social, Maggie Carolina Maidana, o acompanhamento destas famílias acontece desde quando a Pasta teve conhecimento de sua situação.

Ações de abordagens a essas famílias e encaminhamentos para a regularização dos documentos pessoais e informações para a emissão das carteiras de trabalho foram algumas das ações já realizadas.

Sendo assim, a Pasta deverá, depois de regularizar os documentos pessoais, fazer suas carteiras de trabalho e ajudá-los na busca por inserção no mercado formal, para que assim possam sair das ruas. Todo o trabalho é fruto de uma parceria com a Pastoral dos Imigrantes, sendo esse o local de referência para essas pessoas.

Segundo a coordenadora, eles apresentam certa resistência em procurar à Pastoral, uma vez que já tiveram problemas com outros venezuelanos abrigados na instituição. “O conflito, segundo declarações de representantes do grupo, é decorrente de preconceito por suas origens distintas e diferenças culturais”, diz.

A Prefeitura contribui no custeio das principais despesas da Pastoral dos Imigrantes, como o pagamento de contas essenciais de água e luz, além do fornecimento de gêneros alimentícios e hortifrutigranjeiros entregues semanalmente à Unidade.

Leia Também:  Associação Comercial de Cuiabá debate Lei Geral de Proteção de Dados 

A gestão tem adotado medidas que possam garantir melhores condições de vida na cidade aos estrangeiros em situação de vulnerabilidade.  Para isso, a Educação foi um dos caminhos escolhidos. Assim, a atuação junto aos recém-chegados tem possibilitado a inclusão social e a alfabetização de seus filhos.

Atualmente, 327 crianças venezuelanas, haitianas, peruanas, bolivianas, angolanas, japonesas, inglesas ou de outras nacionalidades estão matriculadas nas 163 unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá.

Além disso o programa Qualifica 300, que oferece cursos profissionalizantes e de capacitação gratuita, disponibilizou vagas exclusivas para esta população no ano passado. Para ter acesso ao projeto é preciso possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

“A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando para tentar minimizar os efeitos que o triste cenário que vive a Venezuela, causa a todas essas pessoas que chegam diariamente na Capital. É compromisso da gestão Emanuel Pinheiro oferecer essa atenção especial com toda população Cuiabana em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade e risco social”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Campanha em prol da Apae Cuiabá será lançada na próxima terça-feira

Solidariedade

Publicados

em

Campanha em prol da Apae Cuiabá será lançada na próxima terça-feira (22)

Assessoria

Uma campanha intitulada “Doar é um Ato de Amor, sou amigo da Apae Cuiabá” será lançada na próxima terça-feira (22.09) com o objetivo de angariar recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Cuiabá.

Convidado pela instituição, a iniciativa é coordenada pelo jornalista e digital creator, Adilson de Moraes. Segundo ele, a ideia é reunir 25 influenciadores digitais na divulgação dessa campanha para venda de camisetas exclusivas da Apae.

“No dia 22 faremos esse evento de lançamento para convidados, imprensa e os influenciadores digitais que vão participar de uma sessão de fotografia e gravação de conteúdo para divulgação da campanha. Neste dia, também teremos o lançamento da camiseta, com a arte exclusiva assinada pelo artista plástico mato-grossense, Adriano Figueiredo. E todo o recurso 100% arrecadado será revertido para a Apae Cuiabá”, explica Adilson de Moraes.

O artista plástico Adriano Figueiredo criou uma arte exclusiva para as camisetas vendidas nesta campanha. Para ele, foi muito gratificante poder usar o seu trabalho e da sua arte para ajudar uma instituição como a Apae Cuiabá, que tem trabalho comprovado e uma história de serviços prestados.

Leia Também:  PSL vai ter candidato bombeiro e expectativa de fazer três cadeiras na Câmara de Cuiabá

“Criei uma arte com um conteúdo simbólico e que tivesse uma afetividade com a nossa cidade. A ideia era falar de harmonia, intercessão, valorização, do diferente, da solidariedade. E tudo isso já tinha no símbolo da Apae, pois quando olhamos já pensamos em inclusão. Então criei uma conexão com os símbolos de Cuiabá, trazendo estes mais próximos da Apae. Isso para lembrar que a Apae é daqui, é nossa e temos que criar um pertencimento no sentido de ajudar porque essa instituição está precisando”, descreve o artista.

A partir do dia 23 de setembro, as camisetas poderão ser adquiridas na sede da Apae Cuiabá e nas unidades da JR Pneus. O custo de cada camiseta será de R$ 50. Ressaltando ainda que toda a renda arrecadada será destinada à entidade.

APAE CUIABÁ

A Apae Cuiabá é uma entidade filantrópica e no próximo mês completa 54 anos de existência, sendo a primeira Apae de Mato Grosso. Atualmente atende uma média de 120 pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas diversas fases da vida, nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.

Leia Também:  CBF detalha tabelas das Séries B e D; Confira as estreias dos mato-grossenses

Conforme a presidente da Apae Cuiabá, Silvia Artal, devido a pandemia, os atendimentos presenciais foram suspensos e as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota. “Estamos muito agradecidos com a generosidade de todos os envolvidos nesta campanha, em especial ao Adilson de Moraes. Parte dos nossos recursos financeiros para a manutenção da Apae conseguimos através da realização de eventos no decorrer do ano. Porém, devido a pandemia tivemos que cancelar praticamente todos”, afirma Artal.

A instituição está localizada na Rua Major Gama, 600, Centro e o horário em que a instituição estará aberta ao público para a venda das camisetas será das 8h às 12h. Mais informações pelo número 3322-8853.

Mais Informações:
Telefone: 65-99660-5666

OBS: Interessados em fazer a cobertura jornalística no dia do lançamento (22.09), favor entrar em contato para cadastro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA