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Pré-Enem Digit@l 2024 em Várzea Grande terá mais aulas durante a semana

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A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Várzea Grande, que está com 2.219 estudantes inscritos para o Pré-Enem Digit@l 2024, iniciou o projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com uma novidade este ano. A DRE ampliou as aulas com atividades presenciais e online de segunda-feira a sábado, além de plantão tira-dúvidas.

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação para Jovens e Adultos (EJA) inscritos são de 45 escolas espalhados em cinco municípios que contemplam a DRE, sendo 28 delas na cidade de Várzea Grande, três em Acorizal, quatro em Jangada e cinco em Nossa Senhora do Livramento e Poconé cada.

De acordo com a diretora regional de Educação, professora Maria Denise Souza Carvalho, em 2023 foram mais de 200 estudantes do polo aprovados apenas para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em diversos cursos. “A meta para a edição do Enem 2024 é chegarmos a 600 aprovações”, falou.

A responsável pelo Pré-Enem Digit@l da DRE, a professora técnica da Coordenadoria Pedagógica (Coped), Ana Carolina dos Santos, diz que teve o olhar sensível ao sugerir ampliar as aulas para cinco dias da semana e não apenas três, como em 2023.

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Ela contou que no ano passado as aulas aconteciam de acordo com o horário em que o professor tinha disponibilidade. Além disso, Ana percebeu que os jovens apresentaram interesse maior em aulas no período noturno.

“Atenderemos todos os dias os estudantes, com aulas online e presenciais. De segunda, quarta e sexta as aulas serão de forma online. Na terça, quinta-feira e sábado as aulas serão presenciais em uma escola polo. Isso nos mostrou que quando o estudante possui um local como referência para estudar, o aproveitamento no ensino é muito melhor”, explicou.

Para nenhum inscrito ficar sem participar das aulas, a DRE do polo Várzea Grande optou por realizar todos os aulões no período noturno, sendo online ou presencial. No formato presencial, as aulas ocorrerão na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Várzea Grande, a partir da próxima quarta-feira (16.04). Também haverá aulões nos quatro municípios que contemplam a diretoria regional, sendo o primeiro em Poconé no dia 4 de maio.

“Decidimos realizar todos os dias as aulas por que eu, como professora, acredito no potencial dos nossos estudantes, tenho por missão proporcionar a melhor forma de aprendizado a eles. Nas lives estamos tendo respostas positivas, estamos tendo participação deles. Isso é muito gratificante. A meta esse ano é alcançar 600 aprovados”, finalizou Ana.

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Pré-Enem Digit@l MT

A Seduc deu o pontapé inicial no Pré-Enem Digit@l 2024, no dia 23 de março, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a presença de mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino. Na oportunidade, foi entregue para cada estudante o kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios e simulados.

Este ano, em Mato Grosso, foram 17 mil estudantes inscritos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

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Plano EducAção 10 Anos é apresentado no maior evento sobre educação da América Latina

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JB News

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou a educadores brasileiros e sul-americanos o Plano EducAção 10 Anos, durante a Bett Brasil, realizada de 23 a 26 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo. O tema central deste ano foi “Inovação com propósito: Educação em Diálogo com as Transformações Sociais”.

Para participar dos debates, painéis, fóruns e palestras, roda de conversa, além de uma feira com exposição de tecnologias envolvendo educação, focado em educadores e gestores, a Seduc enviou os coordenadores de Gestão Pedagógica das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs), além da secretária-adjunta de Gestão Educacional, Nadine Moreira, e a superintendente de Desenvolvimento, Aplicação, Saúde e Segurança, Jessica Campos.

Em dois painéis do evento, Nadine Moreira mostrou o Plano EducAção 10 Anos, que tem a meta de colocar Mato Grosso entre as cinco melhores redes de educação pública do país até 2032. São 30 políticas monitoradas por meio da plataforma digital denominada Painel de Gestão Educacional.

As apresentações também destacaram os eixos de trabalho da Seduc: Impacto educacional, Equidade e diversidade, Tecnologia e educação, Valorização Profissional, Gestão para Resultados e Infraestrutura.

“Foi oportuno mostrar ao pais o que a rede estadual de ensino tem feito para alcançar a excelência no ensino e na aprendizagem. Foi marcante vermos boas práticas com visão de futuro, além de podermos acompanhar e dialogar sobre as constantes mudanças educacionais provocadas pelas inovações e, inevitavelmente, pelas transformações sociais”, avaliou Nadine.

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A secretária-adjunta disse, ainda, que a Participação da Seduc em um evento de projeção nacional e internacional sobre educação e tecnologias mostra o quanto a pasta tem focado na formação dos profissionais da educação. “Refletimos sobre vários aspectos, inclusive, sobre um tema muito atual que é a indispensabilidade da integração da gestão das políticas públicas de educação”, completou.

Representando a DRE do polo Cuiabá, o coordenador de Gestão Pedagógica, Diego Macedo, destacou o quanto foi importante a Seduc ter levado ao conhecimento de educadores de todo o país e da América Latina os resultados do Plano educação 10 Anos.

“A Seduc mostrou como assume o compromisso pela inovação. Foi gratificante ver tudo isso e saber que também faço parte desse processo de evolução. Tudo o que vimos aqui contribuirá para o fortalecimento das práticas integradoras e integrativas do planejamento, da implementação e da avaliação dos eventos nos quais se desdobram as políticas públicas de educação”.

A coordenadora de Gestão Pedagógica da DRE do polo Sinop, Suzana Fabrin, falou que ter participado da Bett Brasil foi uma experiência indescritível.

“Foi um sonho que se concretizou. Agradeço à Seduc por ter me dado esta oportunidade. Agora, irei retribuir repassando aos colegas do meu polo tudo o que presenciei nesses quatro dias”.

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Em relação às tecnologias, ela disse ter ficado sat, pois, na rede estadual elas já estão usadas. “Uma novidade que vai agradar, principalmente aos professores, é o uso da inteligência artificial no planejamento de aulas”.

O coordenador de Gestão Pedagógica da DRE do polo Juína, Alex Valadão Toledo, destacou que ver a educação de Mato Grosso em um contexto de nível internacional foi uma oportunidade magnífica.

“Avaliei as nossas construções enquanto profissional, de modo individual e coletivo, sobretudo para a educação indígena. Vou reunir toda a nossa equipe para compartilhar o que vivenciei. Muitas ações já realizamos, no entanto, isso precisa ficar ainda mais perceptível por todos que fazem parte desse processo”, finalizou.

BETT BRASIL

Focado em gestores e educadores do Brasil e da América Latina, o evento que acontece há 29 anos debate a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.

Fonte: Governo MT – MT

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