VÁRZEA GRANDE
Prazo para adesão ao Refis 2025 termina no próximo dia 10 em Várzea Grande

Ao regularizar dívidas junto ao Fisco Municipal, os contribuintes podem usufruir do desconto de até 20% no pagamento do IPTU
O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025) de Várzea Grande está chegando ao fim: termina no próximo dia 10. O Refis é uma iniciativa que visa incentivar a regularização de débitos dos várzea-grandenses junto ao Fisco Municipal. A partir da adesão, com os débitos em dia, os contribuintes poderão usufruir do desconto de 20% no pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), neste ano.
De acordo com o secretário municipal de Gestão Fazendária, José Francisco Mazzuco Júnior, o Refis permite que os cidadãos e as empresas quitem seus débitos com o Município com até 95% de desconto sobre juros e multas em cota única ou de forma parcelada em até 60 vezes e com direito a até 80% de desconto sobre multas e juros.
Os atendimentos podem ser realizados presencialmente de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, na sede da Prefeitura, na avenida Castelo Branco, ou na Subprefeitura localizada no bairro Cristo Rei. O contribuinte também pode ser atendido virtualmente pelo WhatsApp pelo número (65) 98459-8124.
“Estamos oferecendo esse benefício para que os munícipes possam se regularizar e aproveitar algumas vantagens como desconto de 20% no IPTU. Com certeza, toda essa receita voltará ao cidadão por meio de obras e melhorias em outros serviços disponibilizados pela Prefeitura de Várzea Grande”, disse Mazzuco.
IPTU – Dia 11 de abril marca o fim do prazo para pagamento da cota única do IPTU 2025 com 20% de desconto. O contribuinte pode ainda optar pelo parcelamento, mas sem descontos, em até oito vezes. Em qualquer das opções o vencimento ocorre no dia 11 de abril.
A Secretaria de Gestão Fazendária destaca que a quantidade de parcelas do IPTU 2025 depende do valor do tributo, já que cada uma delas deve ser maior que duas unidades de Unidade de Padrão Fiscal (UPF), cada UPF é R$ 40,65.
O boleto do IPTU pode ser emitido de forma online pelo WhatsApp pelo número (65) 98459-8124 ou pelo site oficial da Prefeitura de Várzea Grande, como também de forma presencial na sede da Prefeitura ou na Subprefeitura de Cristo Rei.
“Essa é uma inovação da atual gestão para a campanha do IPTU deste ano: boleto 100% digital, emitido de forma totalmente online, seja via o site institucional, como também, por meio do WhatsApp. Além de trazer mais praticidade aos munícipes, também agiliza muito os atendimentos presenciais”, destaca Mazzuco.

POLITICA
Jayme Campos critica falta d’água em VG e cobra transparência sobre privatização

JB News
Por Nayara Cristina
No último dia 25 de abril, durante a cerimónia de inauguração da Ponte Atalaia, o senador Jayme Campos (União Brasil) voltou a chamar a atenção para a crise no abastecimento de água que afeta Várzea Grande.
Segundo relatos recebidos diretamente de moradores presentes no evento, bairros tradicionais como o Cristo Rei já estariam a enfrentar problemas de fornecimento há mais de 10 dias.
A prefeita Flávia Moretti (PL) também esteve no local, acompanhando a cerimónia.
Apesar da crítica, Jayme fez questão de esclarecer que não se trata de um ataque pessoal à administração municipal, mas sim da constatação de um problema público.
“A prefeita sabe, o povo sabe. A situação piorou, pelo que me disseram, já são 10 dias sem água no Cristo Rei”, afirmou o senador em entrevista.
O parlamentar destacou ainda que o problema parece estar mais relacionado à má gestão da distribuição do que à escassez de recursos.
“Água existe. O que falta é uma melhor distribuição. Todo dia dizem que queima um motor, que roubam cabos… Mas não adianta só justificar. Imagino que a prefeita esteja a trabalhar para encontrar soluções”, acrescentou.
Jayme Campos também comentou sobre a possível privatização dos serviços de água em Várzea Grande, mostrando-se favorável, porém cauteloso.
“Desde que o processo seja conduzido de forma transparente e responsável, não vejo problema. É fundamental que a população participe através de audiências públicas e esteja informada sobre como isso pode impactar as tarifas. O mais importante é garantir um serviço de qualidade e clareza para o cidadão”, concluiu.
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