Turismo

Praia baiana é eleita a melhor das Américas e reforça potencial turístico do Brasil

Publicados

em

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na deslumbrante Ilha dos Frades, em Salvador (BA), foi eleita a melhor praia das Américas e da Península Ibérica. O reconhecimento veio após uma rigorosa avaliação conduzida pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas), que analisou 200 praias de 11 países. Com uma nota expressiva de 0,97 em uma escala que vai até 1, o destino baiano garantiu o topo do ranking geral, reafirmando seu status de joia natural do litoral brasileiro.

Esta não é a primeira vez que a praia se destaca no exterior: a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe possui o selo internacional Bandeira Azul, concedido a locais que cumprem rigorosos critérios de qualidade socioambiental. Outros pontos do litoral de Salvador também figuraram na relação do CIF Playas, como o Farol de Itapuã (103º), a Praia da Paciência (117º), o Porto da Barra (118º), a Praia do Flamengo (121º) e Piatã (122º).

“Esse reconhecimento reforça o que os brasileiros já sabem: temos um dos litorais mais belos e diversos do mundo! O Ministério do Turismo tem atuado para ampliar o acesso a esses destinos, promovendo iniciativas como o ‘Conheça o Brasil: Voando’ e trabalhando pela qualificação dos serviços turísticos em todo o país”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Leia Também:  Ministério do Turismo se junta ao mundo e lamenta o falecimento do Papa Francisco, cuja mensagem de paz, amor e união transcendeu fronteiras

O estudo do CIF Playas considerou praias do Brasil, Argentina, Cuba, Colômbia, República Dominicana, México, Equador, Espanha, Chile, Venezuela e Peru. No entanto, a análise não contemplou todo o litoral brasileiro, com exceção das praias baianas. Além da liderança no ranking geral, o Brasil se destacou em outros grupos da premiação. Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), na categoria urbana; Estaleiro, em Balneário Camboriú (SC), na categoria vila; e Praia do Forte, em São Francisco do Sul (SC), na categoria rural.

CERTIFICAÇÃO – Na temporada 2024/2025, 49 localidades brasileiras, sendo 38 praias e 11 marinas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Alagoas e Ceará, apresentam a certificação Bandeira Azul. (Saiba mais AQUI – https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/bandeira-azul-brasil-amplia-praias-e-marinas-reconhecidas-pela-boa-qualidade-da-agua-e-lidera-ranking-da-america-latina). O selo, concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), é um dos mais respeitados reconhecimentos mundiais de qualidade ambiental, exigindo o cumprimento de diversos critérios de sustentabilidade.

CONHEÇA O BRASIL – O destaque de praias e marinas nacionais reforça o potencial do turismo local e se soma aos esforços do governo federal para estimular o setor. Coordenado pelo Ministério do Turismo, o “Conheça o Brasil”, por exemplo, busca incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país, mediante parcerias com empresas aéreas. A iniciativa envolve a ampliação da oferta de voos, impactando positivamente a economia e a geração de negócios e empregos.

Leia Também:  Aprovação do escritório da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, torna o Brasil protagonista na representação internacional da região

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Ministério do Turismo abre seleção de iniciativas para Espaço de Sustentabilidade no Salão do Turismo

Publicados

em

Por

O Ministério do Turismo iniciou a seleção de iniciativas para participação no Espaço de Sustentabilidade do Salão Nacional do Turismo 2025, que vai ser realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo (SP). A chamada busca identificar e dar visibilidade a ações e projetos voltados à sustentabilidade, à responsabilidade e à transformação positiva no setor turístico, especialmente aqueles alinhados com a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas.

O Espaço de Sustentabilidade será uma vitrine estratégica do evento, inclusive antecipando e contextualizando debates da COP30, que vai ocorrer no mês de novembro deste ano no Brasil. Ao todo, 10 iniciativas vão ser selecionadas para ocupar gratuitamente espaços no estande exclusivo, apresentando ao público seus impactos concretos em prol de um turismo mais verde e resiliente.

“O Brasil está se preparando para receber a COP30, e o turismo é parte fundamental dessa agenda climática. Queremos mostrar, com orgulho, que já existem ações transformadoras em todo o país. Por isso, convido empreendedores, instituições e iniciativas comprometidas com a sustentabilidade a se inscreverem nessa seleção e se unirem a nós no Salão do Turismo”, incentiva o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Leia Também:  Rota turística Belém-Bragança, no Pará, recebe sanção presidencial e torna-se política pública nacional

Podem participar iniciativas notoriamente reconhecidas por sua atuação responsável no segmento turístico e que apresentem evidências concretas de impacto positivo. Os critérios da seleção incluem o preenchimento do formulário de candidatura, envio de materiais comprobatórios, disponibilidade para participação presencial no evento e, no caso de prestadores de serviços turísticos, inscrição regular no Cadastur.

As inscrições seguem abertas até 28 de julho de 2025, por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/g5WUEJx3bytKFHPj6.

O SALÃO – Realizado anualmente pelo Ministério do Turismo desde 2023, o evento chega à 9ª edição, tendo como objetivo promover destinos nacionais e fomentar o crescimento do setor por meio de experiências, negócios e exposições. A edição de 2025 promete reunir os principais atores do turismo brasileiro em torno da temática da sustentabilidade e da ação climática.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA