CUIABÁ

População e ambulantes elogiam novo ponto de vendas no Centro de Cuiabá

Publicados

em

A ação da Prefeitura de Cuiabá para reorganizar o comércio informal no Centro tem recebido elogios de vendedores ambulantes e populares.

Desde sábado (7), trabalhadores que atuavam na Rua 13 de Junho passaram a ocupar, de forma experimental, a Travessa Desembargador Lobo, espaço localizado nas imediações da Praça Ipiranga.

A escolha do novo ponto partiu de um diálogo direto entre a Prefeitura, por orientação do prefeito Abilio Brunini, e a Câmara Municipal, com escuta ativa dos próprios ambulantes. A proposta visa garantir condições dignas de trabalho aos comerciantes informais, ao mesmo tempo em que preserva o fluxo de pedestres e o ordenamento das vias públicas.

Durante a semana, a Prefeitura conduziu de forma pacífica a desocupação das calçadas da Rua 13 de Junho, que estavam sendo utilizadas irregularmente e prejudicando o trânsito de pedestres.

Agora, ambulantes estão proibidos de atuar nas calçadas de avenidas como Isaac Póvoas, 13 de Junho e Getúlio Vargas. Em contrapartida, poderão atuar na Travessa Desembargador Lobo por um período de 30 a 60 dias. Caso a experiência seja positiva, a Prefeitura deve encaminhar à Câmara um projeto de lei transformando o local em um calçadão permanente destinado ao comércio informal.

Leia Também:  Mais do que nunca, estamos juntos!

O prefeito Abilio Brunini destacou que a medida é parte de um esforço maior para organizar o Centro, valorizar os espaços públicos e dar dignidade aos trabalhadores. “Tomamos essa decisão com base no diálogo. A cidade precisa de ordem, mas com humanidade e escuta. Os ambulantes são trabalhadores que merecem respeito e oportunidades para atuar com segurança e legalidade”, reforçou o prefeito.

Além da nova área na Travessa Desembargador Lobo, a Prefeitura informou que comerciantes que atuam com frutas, sucos, alimentos, açaí e plantas poderão continuar em praças públicas, desde que estejam devidamente autorizados por meio do Termo de Permissão de Uso (TPU), que regulamenta a atividade em espaços públicos.

A vendedora Letícia Gabriele Pereira dos Santos, que antes atuava na 13 de Junho, agradeceu a iniciativa. “Estamos bem localizados, no Centro de Cuiabá, e uma boa parte dos clientes está vindo até aqui. Agradeço à Prefeitura por nos ouvir e buscar uma solução viável”, disse.

A consumidora Inara Mariana também aprovou a medida. “É um bom espaço, onde podemos conversar e ver os produtos com tranquilidade. E a liberação das calçadas da 13 de Junho foi fundamental para garantir o direito dos lojistas fixos e melhorar a mobilidade urbana”, afirmou.

Leia Também:  Praça Alencastro será palco da 4ª edição da Feira da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (3)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Consulta pública aberta para definir uso de recursos da Lei Aldir Blanc em Cuiabá

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, abre Consulta Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o objetivo promover a participação da sociedade na construção do Plano de Aplicação dos Recursos (PAAR), que orientará a destinação dos investimentos culturais no município. Será realizada de forma remota entre os dias 11 e 22 de junho, permitindo que todos os cidadãos interessados contribuam com sugestões e propostas. As contribuições podem ser enviadas por meio do formulário online disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS5aypOiSDy-mG3K37zNieIaPBMVTp8ls9MgkLbybvhFo6ew/viewform?usp=mail_form_link .

A Política Nacional Aldir Blanc, criada pela Lei nº 14.399/2022, representa um marco para a cultura no Brasil, por democratizar o acesso e fortalecer iniciativas culturais em todas as regiões.

Ressalta-se ainda, que o Plano de Aplicação dos Recursos é uma exigência para que os entes federativos recebam os repasses do Governo Federal em 2025. O prazo para a submissão dos PAARs vai até o dia 1º de julho de 2025.

Como parte do processo de escuta social, a Prefeitura também realizará o Encontro com a Cultura, um evento presencial no dia 24 de junho, no saguão do Clube Feminino, sede da Secretaria de Cultura de Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico. O evento reunirá representantes da sociedade civil, produtores culturais e demais interessados para debater as prioridades e as necessidades culturais do município.

Leia Também:  Familiares e amigos pedem justiça em protesto pelo assassinato de Emilly em Cuiabá

O secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson reforça que tanto a consulta online quanto o encontro presencial são oportunidades fundamentais para que a população participe ativamente das decisões relacionadas à política cultural local, fortalecendo as expressões artísticas e a diversidade cultural de Cuiabá.

E convida todos a participarem da iniciativa e assim, ajudem a construir uma cultura cada vez mais acessível e representativa.

Mais informações pelo whatsapp (65) 99994-8811.

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. Na lateral há uma pintura de homem com a viola de cocho e também uma planta natural com flores vermelhas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA