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PLC tira MTI da extinção e a transforma em empresa essêncial para administração pública do Estado de MT

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Por Alisson Gonçalves

O debate sobre a função, necessidade, o fechamento dempresa pública, começou desde a entrada do Mauro Mendes (DEM), ao cargo de  governador de MT, na época foi criada um pacote de redução de Empresas de MT, uma delas estava a MTI e a EMPAER.

A MTI é uma Empresa pública provedora de inteligência, serviços e soluções tecnológicas eficientes e integradoras para o Estado.

E nesta quarta-feira 15.12, os deputados debateram mais uma vez as diversas possibilidades para a MTI.

Foi concovado Marcelo Paes de Barro,  funcionário da empresa de tecnologia  para  discutir o projeto, e sobre o que realmente faz a empresa, e a sua  sustentabilidade e viabilidade  para o Estado De MT.

Onde foram apresentados todo o cronograma e desenvolvimento e ganho que o Estado vem tendo com a manutenção da entidade, e o seu papel social.

De acordo com Marcelo foi apresentada pra a  Deputada Janaína Riva (MDB), ainda  nesta quarta-feira, um novo projeto de lei complementar (PLC), para retirada da PLC 42,  aprovada pelo Comissão de Justiça, que retira a empresa MTI da extinção e a transforma em empresa essêncial para administração pública do Estado de MT.

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Hoje a empresa MTI é responsável por vários sistemas do governo sai detentores da informação Data Center que controlas os dados do cidadãos matogrossense na mãos de terceiros.

 

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Botão do Pânico para motoristas de aplicativo será prioridade na ALMT, afirma Botelho

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Da Redação

Após uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, destacou os avanços alcançados no debate sobre a segurança dos motoristas de aplicativo.

O encontro contou com a presença do secretário adjunto Fernando Tinoco, da Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, além de representantes dos motoristas de aplicativo e membros da Assembleia Legislativa.

Durante a reunião, Botelho ressaltou a produtividade do encontro e a disposição em encontrar soluções eficazes para garantir a segurança desses profissionais.

Uma das medidas discutidas foi a possibilidade de implementação do Botão do Pânico para os motoristas, com o objetivo de prevenir situações de violência, como os recentes casos de assaltos e assassinatos.

“Estaremos reunidos para propor soluções de imediato. Existem algumas soluções, como a questão do Botão do Pânico, que realmente nós necessitamos verificar algumas questões, como legalidade, custeio, possibilidade de atendimento”, destacou o deputado.

Além disso, foram apresentadas outras alternativas, como a reativação do programa antigo chamado Sentinela, e a melhoria na comunicação para agilizar o atendimento de emergência em casos de assaltos.

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Botelho enfatizou que as medidas práticas serão implementadas conforme a viabilidade de cada uma. Enquanto algumas ações, como o aprimoramento do atendimento de emergência, podem começar imediatamente, outras, como a implementação do Botão do Pânico, demandarão estudos adicionais sobre sua viabilidade e custeio.

“A questão do Botão do Pânico, a Secretaria ainda vai estudar isso, como que vai funcionar, se há participação no aplicativo, se não, se tem como o Estado fazer tudo sozinho. Então isso vai ser apresentado rapidamente, e aí nós vamos discutir a finalização disso com o governador”, explicou Botelho.

O deputado também destacou a importância de considerar a questão da segurança das mulheres, tanto no contexto dos motoristas de aplicativo quanto em outros aspectos.

Ele reforçou o compromisso em encontrar soluções eficazes para garantir a segurança e a integridade de todos os trabalhadores.

“Acredito que em no máximo uns 10, 15 dias já nós tenhamos um projeto para apresentar como resposta à sociedade que não aceita mais isso, como resposta aos trabalhadores que são em torno de 12 mil, 13 mil, que só na grande parte trabalham nisso e que não podem estar com essa insegurança”, concluiu Botelho.

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A reunião contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, do secretário adjunto Fernando Tinoco, e de representantes dos motoristas de aplicativo, incluindo Solange Menacho, presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo.

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