Arquivos JB News 10 Anos

Planejamento Governamental

Publicados

em

 

As principais questões relacionadas ao planejamento governamental são o tema da capacitação promovida pela Associação Mato-grossense dos Municípios, nesta terça (14) e quarta-feira (15). O curso é resultado de uma parceria entre a AMM e a RLZ Sistemas de Informação Municipal, representante regional da Fiorilli Software, com o objetivo de qualificar os técnicos municipais para dar mais eficiência na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Planejamento Plurianual (PPA).

A coordenadora de Relações Institucionais da AMM, Lieda Rezende Brito, destacou que existe uma grande demanda dos municípios por capacitação nas diversas áreas da administração pública, inclusive de planejamento. “Nas condições econômicas atuais, onde as demandas superam os recursos e possuem várias vinculações legais, cabe aos gestores aplicar corretamente os recursos, dentro dos limites legais e informar onde foram investidos, pois déficits e superávits não são suficientes para avaliar o desempenho da gestão”, explicou.

Ela também afirmou que um dos compromissos da gestão do presidente da AMM, Neurilan Fraga, é garantir que os técnicos municipais estejam capacitados nas suas áreas de atuação para que a gestão tenha sucesso no atendimento das demandas da população. “Na última eleição houve renovação dos gestores na maioria dos municípios mato-grossenses e, com isso, das equipes técnicas que precisam ser capacitadas para que os recursos disponíveis sejam investidos de forma correta e eficiente”, reforçou.

Leia Também:  TCE-MT reconhece direito de advogados públicos a honorários sucumbenciais

De acordo com o assessor técnico da Fiorilli, João Paulo Silvério, que ministra o curso, as dificuldades para o planejamento orçamentário são comuns em municípios de todo o país. Na visão do especialista, o trabalho deve envolver não só os profissionais da área de contabilidade, mas todas as áreas da administração que irão executar o planejamento. “A quantidade de alterações orçamentárias depende das peças do planejamento, pois o planejamento que começa no dia 1 de janeiro não é o mesmo que encerra em 31 de dezembro”, frisou.

Silvério também ressaltou que um planejamento mal elaborado dificulta a avaliação das políticas públicas. “Se os programas executados não estão inseridos no PPA e na LDO, não é possível fazer uma avaliação do governo”, comentou.

Na próxima semana, a Associação promove uma nova capacitação voltada para a administração municipal. A intenção é capacitar os servidores públicos para atuarem como Gestores e Fiscais de Contratos Administrativos. O curso ocorrerá entre os dias 20 e 22, no auditório do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), e abrangerá os fundamentos de contratos administrativos. Os interessados devem se inscrever pelo site da AMM.

Leia Também:  Atacante Rafael Coelho retorna aos gramados sendo decisivo em classificação

Agência de Notícias da AMM

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Vistoria veicular retorna ao prédio próprio da 5ª Ciretran

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA