CUIABÁ

Planejamento conclui debates para elaboração da PPA

Publicados

em

A Secretaria de Planejamento concluiu, nesta semana, o ciclo de debates com as secretarias municipais, Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Controladoria Geral do Município e a Procuradoria Geral do Município (PGM) para a elaboração do PPA (Plano Plurianual). Trata-se da peça que fixa o planejamento estratégico que vai orientar as políticas públicas da Prefeitura de Cuiabá pelos próximos quatro anos.

O último debate ocorreu na quinta-feira (5) com representantes da Procuradoria Geral do Município e das seguintes secretarias municipais: economia, governo e comunicação. Em dias anteriores, houve diálogos com outros integrantes das secretarias municipais para que cada uma apresente as políticas públicas que serão desenvolvidas.

O secretário de Planejamento, Nivaldo Carvalho, ressaltou a importância do diálogo em conjunto para a plena execução das políticas públicas. “Todas as ações são planejadas a partir do plano de governo do prefeito Abilio Brunini que foi aceito pela população”, destaca.

Durante os três dias de debate, a Secretaria de Planejamento ordenou que a organização das políticas públicas tem a missão de garantir políticas públicas efetivas através de uma gestão inovadora, participativa e inclusiva, visando à qualidade de vida do cidadão. Todas as ações ainda deverão ser pautadas pelos valores de inovação, inclusão, integridade e eficiência.

Leia Também:  Criança de três anos morre afogada em a piscina de clube na capital

Entenda

Elaborado a cada quatro anos, o Plano Plurianual – também conhecido pela sigla PPA – é o instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo, que define procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União.

Seu propósito é estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativo e executivo visando o desenvolvimento da cidade.

Nos municípios, o PPA funciona da seguinte maneira: em seu primeiro ano de mandato, o prefeito formula um plano orçamentário para 4 anos, de forma que as políticas públicas tenham continuidade durante o período.

Nele, além das propostas de melhorias e necessidades básicas da população, estão descritos os valores que serão investidos em cada área e projeto ao longo dos 48 meses.

O documento precisa ainda ser dividido em planos de ação, que devem conter os seguintes requisitos:

– Bens e serviços que serão necessários para concretizar o plano;

– Fonte dos recursos que serão utilizados;

– Indicadores para monitorar os efeitos do PPA;

Leia Também:  “Secretaria de Saúde será técnica, sem interferência de partidos”, aponta Abilio

– Metas e objetivos almejados;

– Órgãos que serão responsáveis pela execução;

– Regionalização de execução do plano.

Após sua formulação, o PPA deve ser enviado à Câmara Municipal, para que os vereadores possam analisar, aprovar, vetar e adicionar emendas à peça orçamentária.

#PraCegoVer

A foto foi captada ao fundo e ilustra uma palestrante ao lado de uma tela exibindo slides. Há uma plateia formada por pessoas sentadas em cadeiras de almofadas azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Cuiabá terá nova estrutura para atender autistas e neurodivergentes

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá projeta que, em até 60 dias, deve entregar uma nova estrutura dedicada ao atendimento de crianças autistas e neurodivergentes da capital. O espaço, localizado no bairro Santa Cruz, estava há anos desativado e agora será revitalizado para funcionar como um centro de apoio nas áreas da educação e da saúde.

A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (11) pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, ao lado do secretário municipal de Educação, Amauri Monge. Segundo eles, o imóvel terá como foco o acolhimento pedagógico e o suporte às mães atípicas, aquelas que cuidam de crianças com necessidades específicas de desenvolvimento.

“Daqui a uns 60 dias a gente vai estar aqui com novidades, né Amauri”, disse Samantha, durante visita ao prédio. Ela explicou que o espaço era originalmente destinado ao atendimento de autistas, mas acabou ficando esquecido. “Esse é um imóvel aqui no bairro Santa Cruz que era pra ter sido utilizado ali pra atendimento de crianças neurodiversas, mas ele ficou muitos anos desativado. Hoje, esse imóvel está voltando para a Prefeitura de Cuiabá com muita alegria, pra gente utilizar tanto na saúde quanto na educação”.

Leia Também:  “Secretaria de Saúde será técnica, sem interferência de partidos”, aponta Abilio

Amauri Monge reforçou o compromisso da gestão com a pauta da inclusão. “Verdade, 60 dias pra gente colocar esse prédio tão importante a serviço das nossas crianças neurodivergentes e das nossas mães atípicas também”, afirmou. “Temos a satisfação de estar novamente planejando uma atividade importante aqui para atender essas crianças e fazer daqui um centro de apoio pedagógico e de saúde”.

Samantha finalizou destacando a urgência da ação. “Tem várias crianças precisando e esperando esse apoio. A gente já tá planejando, tem um monte de planos, e o mais importante é começar logo.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA