POLITICA
Pivetta diz que está confiante para 2026 e anuncia pré- candidatura ao governo

JB News
Por Alisson Gonçalves
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), declarou não temer ser prejudicado pela direita na disputa pelo Governo do Estado em 2026.
Durante uma visita ao Parque das Águas em Cuiabá nesta sexta-feira,10, Pivetta reafirmou sua intenção de se candidatar, destacando sua trajetória de 40 anos no estado.
“Não tenho medo de ser fritado. Tenho uma história em Mato Grosso de 40 anos de trabalho consistente e quero me colocar à disposição do povo mato-grossense no momento certo. Tenho muita segurança, disposição e muitos sonhos também”, afirmou o vice-governador.
Pivetta, que já anunciou ser pré-candidato à sucessão do governador Mauro Mendes (União), enfrenta um cenário político onde o PL, principal partido da direita no estado, tem outros dois pré-candidatos, o senador Wellington Fagundes e o empresário do agronegócio Odílio Balbinotti, que busca filiação ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apesar das possíveis adversidades, Pivetta mostrou-se otimista e já iniciou conversas com outras siglas para formar alianças que fortaleçam sua candidatura.
Ele enfatizou que, embora ainda seja cedo para debates eleitorais, a partir do próximo ano pretende intensificar sua comunicação com a sociedade mato-grossense.
“Meu objetivo é me colocar à disposição no momento certo. A ideia é continuar no ritmo que a gente vem fazendo nos últimos anos e, evidentemente, se comunicar mais com a sociedade”, acrescentou Pivetta.
Mauro Mendes, em entrevistas anteriores, já declarou seu apoio a Pivetta como seu sucessor no comando do Palácio Paiaguás.

POLITICA
Morreti desafia decisão judicial e mantém marido no cargo: “Não vou exonerar”

JB News
Por Alisson Gonçalves
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou que não irá exonerar seu marido, Carlos Alberto de Araújo, do cargo de secretário de Assuntos Estratégicos, mesmo após uma decisão judicial que determina a demissão de todos os servidores com parentesco com políticos.
Ela anunciou que recorrerá da decisão na Justiça, alegando que o cargo ocupado por seu esposo é de natureza política e, portanto, não se enquadraria na restrição imposta pela Lei Orgânica do município.
A ordem judicial foi proferida pelo juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, e exige a exoneração de servidores com grau de parentesco de até terceiro grau com políticos, atingindo não apenas a Prefeitura, mas também o DAE (Departamento de Água e Esgoto), o Previvag (Instituto de Seguridade Social dos Servidores Públicos) e a Câmara Municipal.
Em declaração à imprensa, Flávia defendeu a permanência do marido no cargo e reforçou que buscará reverter a decisão.
“Não, não vou exonerar de hoje para amanhã o meu marido, até porque ele ocupa um cargo político. O meu procurador vai recorrer, recurso existe”, afirmou. Ela citou ainda o Tema de Repercussão nº 1000 do Supremo Tribunal Federal (STF), que discute a nomeação de parentes para cargos de primeiro escalão e ainda não foi votado.
A prefeita também enfatizou que a ação judicial não foi movida contra ela especificamente, mas remonta a 2017, durante a gestão da então prefeita Lucimar Campos, e foi inicialmente destinada a evitar a nomeação de parentes de vereadores no Executivo Municipal.
“Essa ação começou em 2017, ainda na gestão da prefeita Luzimar Campos, para conter parentes de vereadores na prefeitura de Várzea Grande. Não é uma ação de agora, por causa da indicação do meu marido”, justificou.
Apesar da argumentação da prefeita, a decisão do magistrado destaca que a Lei Orgânica de Várzea Grande veda a nomeação de familiares de autoridades públicas para cargos políticos, mesmo os de primeiro escalão.
“Fica impedido dentro do âmbito da mesma personalidade jurídica, a nomeação de qualquer pessoa com vínculo de parentesco do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores, inclusive nos cargos considerados como agentes políticos do Poder Executivo, Legislativo, fundações e autarquias”, diz o texto da legislação municipal.
Com a decisão judicial em vigor, a gestão de Flávia Moretti poderá enfrentar novos desdobramentos caso a Justiça mantenha a exigência de exoneração. Enquanto isso, a prefeita reafirma sua posição e aposta em uma reavaliação do caso pelo Judiciário.
-
Cidades6 dias atrás
Justiça determina que empresa Rumo ofereça alimentação, água e banheiros a caminhoneiros
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrás
NOTA DE PESAR
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
Mato Grosso atinge 12,20% da área cultivada de soja mesmo com atrasos de safra e impactos após taxação do governo Trump
-
Destaque7 dias atrás
Casal de Várzea Grande desaparecem nas proximidades de rio em Juscimeira
-
Cidades6 dias atrás
Quatro mulheres são presas ao tentar entrar em presídio no interior de MT com drogas escondidas na vagina
-
Esportes7 dias atrás
Brasil perde para a Colômbia, mas avança ao hexagonal final do Sul-Americano Sub-20
-
Esportes2 dias atrás
Reestreia de Neymar termina em empate frustrante para o Santos
-
POLITICA2 dias atrás
Juiz determina exoneração de marido de moretti e parentes servidores em VG