CUIABÁ
Pinheiro rebate Abílio sobre fechar Empresa Cuiabana de saúde e defende a manutenção
JB News
Por Alisson Gonçalves
Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), rebateu às declarações de Abílio Brunini (PL), prefeito eleito, sobre a extinção da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).
Abílio havia anunciado que fecharia a empresa, alegando a acumulação de dívidas e a falta de serviços prestados à população.
Para Emanuel, a proposta de extinguir a ECSP é um retrocesso e comprometeria a agilidade no atendimento de saúde à população da capital.
O prefeito em exercício destacou que a Empresa Cuiabana de Saúde é um mecanismo jurídico essencial para dar agilidade na gestão das unidades de saúde, especialmente em situações de urgência.
“A ECSP permite que o gestor público atenda a população de maneira mais eficiente. Na minha visão, fortalecer a empresa seria o caminho, não fechá-la”, afirmou Emanuel, defendendo que a estrutura existente oferece maior flexibilidade administrativa, essencial para a gestão hospitalar.
Durante a entrevista, Emanuel também foi questionado sobre as críticas feitas por Abílio após uma visita ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde o prefeito eleito apontou ineficiências no atendimento e questionou a permanência de pacientes internados sem alta médica.
Abílio chegou a sugerir que a ECSP se beneficiaria financeiramente da internação prolongada. Em tom firme, Emanuel respondeu que a alta de pacientes é responsabilidade exclusiva dos médicos e não do prefeito ou secretário de Saúde.
“Quem dá alta não é o prefeito, quem dá alta é o médico. Isso demonstra uma total falta de entendimento sobre o funcionamento do sistema”, respondeu, enfatizando que qualquer gestão hospitalar busca a rotatividade de leitos para garantir mais atendimentos e salvar vidas.
Emanuel reforçou que a administração pública, principalmente na área de saúde, não se trata de lucro, mas sim de proporcionar o atendimento necessário à população.
“Todo gestor quer uma maior rotatividade, pois estamos lidando com vidas. O objetivo não é lucro, mas a eficiência no cuidado com a saúde”, afirmou.
Na semana passada, Abílio havia declarado que fecharia a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, justificando a medida pela falta de serviços e pela acumulação de dívidas, que somam R$ 218 milhões.
CUIABÁ
Vídeo: Empresário acusa juíza de truculência por madar fechar casa noturna sem ordem judicial, e diz que investiu mais de 1.8 milhão em negócio “Ela quer acabar com tudo”
JB News
Por Alisson Gonçalves
Gastropub em Cuiabá sofre ameaça de fechamento pela Polícia no primeiro fim de semana*
Na noite de sábado,18,a inauguração do gastropub Cão Véio, em Cuiabá, foi marcada por um incidente envolvendo a Polícia Militar.
Localizado no bairro Duque de Caxias, o estabelecimento, fruto de um investimento de R$ 1,8 milhão e gerador de mais de 20 empregos, enfrentou ameaças de fechamento e ordens para reduzir o volume da música, mesmo sem uma ordem judicial.
O proprietário André Miguel Pagnocelli usou as redes sociais para denunciar o que chamou de “perseguição”, mencionando que até foi ameaçado de prisão.
O Cão Véio, que conta com o renomado chef Henrique Fogaça, tornou-se rapidamente um ponto de encontro na capital mato-grossense, oferecendo uma combinação de boa comida e rock and roll.
A situação gerou apoio da comunidade local, que criticou a falta de fiscalização em outros bares da cidade, e do prefeito Abílio Brunini, que visitou o local para demonstrar solidariedade.
Veja o vídeo:
-
Nacional3 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
CUIABÁ4 dias atrás
Abílio afirma lançar edital do concurso para Guarda Municipal ainda em 2025
-
Policial6 dias atrás
Padrasto é preso após ser flagrado em tentativa de estupro de enteada de 13 anos
-
AGRONEGÓCIOS4 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Policial5 dias atrás
Justiça de MT condena três advogados a mais de 15 anos de prisão por serem “braço-jurídico” do Comando Vermelho
-
Cidades5 dias atrás
Rios transbordam e causam destruição em Salto do Céu e Rio Branco, em MT
-
Policial4 dias atrás
Polícia consegue identificar e efetuar prisão de agressor de psicólogo na boate Num Garden em Cuiabá
-
Policial4 dias atrás
Quatro mulheres são presas por estelionato e fraudes eletrônicas em ação conjunta das Polícias de Mato Grosso e Paraná