Economia

Pesquisa revela comportamento de consumo dos mato-grossenses durante pandemia

Publicados

em

Pesquisa da Fecomércio-MT revela comportamento de consumo dos mato-grossenses durante pandemia

Com informações Fecomércio-MT

 

O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) divulgou, nesta quinta-feira (10), o “Comportamento de Consumo’ dos mato-grossenses durante a pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa foi realizada com 603 pessoas em Cuiabá, Acorizal e Campo Verde, entre os dias 2 e 7 de dezembro.

Para o superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, a pesquisa revela dados importantes para entender o poder do consumidor para o final de 2020. “Os dados mostram que o setor que estava mais prejudicado durante a pandemia terá um fôlego e uma confiança maior, pois o consumidor pretende viajar, principalmente dentro do estado, e também fazer compras de natal, em menor proporção comparando ao ano passado, mas demonstra essa intenção”.

A maioria dos entrevistados (54%) possui ensino médio, seguido pelo superior (42%). Os de ensino fundamental, tecnólogo e sem estudo correspondem a 4%. Questionados se a pandemia havia mudado os hábitos de consumo, 74% das pessoas com ensino médio entendem que houve mudança, assim como 70% dos com nível superior e 89% dos respondentes com ensino fundamental.

Leia Também:  Deputado Dr. Eugênio assina pedido de suspensão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico ao governador

No entanto, a maioria (64%) afirmou que a pandemia não mudará algum hábito de consumo para sempre e 36% responderam que sim, que haverá alguma mudança. As principais seriam de materiais de higiene de fortalecimento da família.

Segundo a pesquisa, a preocupação quanto à contaminação pela Covid-19 revelou que 63% dos entrevistados não pretendem fazer viagem no final de ano. Dos que pretendem viajar, 53% disseram que vão para municípios de Mato Grosso, enquanto o restante (46%) informou que irá para fora do estado.

“Tal condição mostra que a maioria do dinheiro investido ficará dentro do estado. São esperados R$ 150 milhões aplicados somente na baixada cuiabana. Em condições normais, sem a pandemia, esse valor não ficaria em Mato Grosso”, disse o historiador do IPF-MT, Maurício Munhoz.

Quanto às compras de fim de ano, exatamente 50% dos entrevistados pretendem fazer compras no Natal. 65% dos que pretendem consumir neste período vão gastar até R$ 1000 e 8% pretendem gastar de R$ 1000 a R$ 5000, sendo que 72% disseram que se não fosse a pandemia esse valor seria maior.

Leia Também:  Cidades precisam abandonar cegueira auditiva e ver o invisível diz arquiteta

Maurício Munhoz afirma que, com isso, deve ser injetado na economia mato-grossense um valor aproximado de R$ 1,2 bilhão. “Isso ajuda a equilibrar e até a melhorar ainda mais a economia do nosso estado. É um montante que vai contribuir para o comércio local”.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados pretendem realizar compras em lojas locais, 30% no e-commerce, 11% com estabelecimentos informais e 10% durante a viagem.

Para os que pretendem comprar em lojas locais, os principais motivos alegados foram praticidade, porque é perto, para ajudar e por ser mais barato. Já para o e-commerce, o principal motivo foi a variedade, durante a viagem a praticidade, e nos estabelecimentos informais, o preço.

COMENTE ABAIXO:

Economia

Projeto abre inscrições para capacitar empreendedoras negras de Cuiabá

Publicados

em

Por

 

   

Esta é uma ação cultural com resgate das heranças culturais e históricas deixadas pelas pretas quituteiras e proprietárias das tabernas do centro histórico de Cuiabá 

 

 

Por Beatriz Saturnino 

 

Estão abertas as inscrições gratuitas do projeto “Potências Negras de Cuiabá: estratégias femininas – Passado e Presente”, financiado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que realizará seis encontros, com palestras, debates e oficinas, entre os dias 08 e 13 de março, para ensinar mulheres a atuarem e administrarem em seus negócios. O público alvo é a mulher negra, empreendedora, atuante na sociedade cuiabana, que tiveram e têm dificuldades em gerir os seus negócios neste cenário de pandemia da Covid-19.  

 

 

Esta é uma ação cultural que busca, por meio do resgate das heranças culturais e históricas deixadas pelas pretas quituteiras e proprietárias das tabernas do centro histórico de Cuiabá (MT), fortalecer e reestruturar as redes culturais e produtivas das empreendedoras negras no presente.  

 

E dentre elas existe a historiadora e economista, Evanilda Maria Ramos dos Santos, a “Tina”, uma das palestrantes, que também será homenageada pelo importante trabalho de educação financeira que ela desenvolve nas periferias de Cuiabá e Várzea Grande, para promover a auto independência de mulheres. 

Tina é do Fórum Estadual de Mulheres Negras, com sede em Cuiabá, e a partir do projeto de educação financeira ela começou a criar parcerias, sem qualquer repasse de dinheiro público, e conseguiu uma estrutura de psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista, para mulheres, principalmente aquelas que são vítimas de violência. Tudo isso na área da casa dela, pois não tinha outro lugar, e até fornece alimentação vindo também da horta criada no local. 

 

O Potências Negras é um projeto pensado para apresentar e trazer visibilidade social ao empreendedorismo das mulheres negras que valorizam os saberes ancestrais, bem como estratégias desses saberes na gestão cultural de seus negócios. Promovendo independência, valorização de autoestima, geração de emprego e renda, e, sobretudo, em um movimento cultural antirracista”, destaca a historiadora, mediadora e produtora do projeto, Silviane Ramos. 

 

Silviane é mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso, e doutora pela Universidade Federal de São Carlos, ambos em História. Também é ativista das mulheres negras e empreendedoras culturais, sendo a primeira mulher a empreender um quilombo urbano na capital mato-grossense.  

Foi conselheira Nacional do Patrimônio Imaterial e tem longa carreira no que tange a preservação das festas de santos e outros desdobramentos do patrimônio imaterial. Fez diversos cursos no âmbito da cultura, sobretudo quilombola e é militante fundadora de diversas entidades estaduais acerca das manifestações negras como: Fórum Estadual de Mulheres Negras, Coletivo Herdeiras do Quariterê e Coletivo Maria Taquara.  

 

Além de Silviane, Tina e da proponente do projeto Potências Negras de Cuiabá, Letícia Oliveira, os encontros serão fomentados por um grupo de mulheres de peso, entre historiadoras, educadoras e cientistas sociais, bem como advogada, economista e ilustradora. 

 

PROGRAMAÇÃO  

 

A mediação das oficinas será feita pela proponente Letícia Oliveira, mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), e que atua como produtora de ações culturais junto com a população negra e quilombola do estado de Mato Grosso. Centra seus estudos e projetos, especialmente, nas manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras, patrimônio e memória da diáspora africana. 

 

O projeto começa no Dia Internacional da Mulher (08.03), com o tema “Os sentidos femininos de empreender”, onde as historiadoras Silviane Ramos e Joana Oliveira vão debater “Quem empreende cultura ancestral?”.  

 

O segundo encontro (09.03) traz “Evidências e heranças no centro histórico de Cuiabá”. Com a palestra: “O que ensinam nossas ancestrais? Mulheres negras e atuantes na sociedade cuiabana dos séculos passados”, por Silviane Ramos e ilustradora e historiadora, Cristina Soares. 

 

Na quarta-feira (10.03) é a vez da assistente social, Elis Regina Prates, e da Tina com o tema “Aprendendo como as nossas ancestrais”, e mediação por Silviane Ramos. Também haverá um ciclo de oficinas ensinando mulheres a atuarem e administrarem em seus negócios. 

 

No dia 11 de março, o encontro traz o tema “Apropriando-se das estratégias negras”, com um ciclo de oficinas ensinando mulheres a atuarem e administrarem em seus negócios, pela advogada Naryanne Ramos e a historiadora Silviane Ramos. 

 

“Você mulher negra, você mulher potência, venha participar desta roda de conversa e importante debate para o empreendedorismo e a valorização ancestral”, convida Letícia Oliveira. 

 

SERVIÇO  

 

As inscrições são gratuitas, destinadas aos interessados com idade a partir dos 18 anos, e devem ser feitas pelo e-mail potenciasnegrasdecuiaba@gmail.com. 

 

Os encontros acontecerão de forma virtual, com transmissão ao vivo pela página do Facebook, “Potências Negras de Cuiabá”, sempre às 19h. Ao final, quem concluir com 75% de presença, ganhará o certificado de seis horas, que será enviado de forma digital, por e-mail. Mais informações pelo Instagram @potencias_negras_de_cuiaba. 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deputado Botelho defende debate amplo para finalizar o novo Zoneamento Ecológico Econômico de MT
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA